Shimming/Headshake a 65km/h
- ghamauricio
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Shimming/Headshake a 65km/h
Boa tarde!
De uns tempos pra cá eu venho notando que se você soltar as mãos do guidão em torno de 70km/h, se o asfalto for meio irregular, tem grandes chances do guidão começar a oscilar pros lados. Dá um pouco de medo, pois a oscilação vai aumentando e eu nunca paguei pra ver o que acontece se deixar ela descontrolada. Pra iniciar, dê um totozinho com o guidão pra um dos lados e solte. Qualquer movimento mínimo, nesta velocidade, faz ir aumentando. Em torno de 40km/h ele para de oscilar.
Pois bem, isto foi notado depois de um acidente. Achei que era aro empenado, direção desalinhada, sei lá, e por muito tempo acreditei nisso.
Hoje, sei lá por que motivo, resolvi tirar o baú. Notei que sumiu COMPLETAMENTE o shimming!
O baú é um Roncar, que por si só pesa 5kg. Dentro tem capa de chuva e um par de galochas, uma aranha pra levar capacete "extra" e uma trava de disco. Deve pesar uns 7~8kg no total.
Aqui tem um artigo, mas é muito superficial: http://www.revistapro.com.br/blog/2011/ ... so-ocorre/" onclick="window.open(this.href);return false;
Alguém mais tem experiência com isso? Tem mesmo a ver com o baú e a massa na extremidade de ré do quadro? Achou uma solução pra usar baú e não ter isso?
Abraço!
De uns tempos pra cá eu venho notando que se você soltar as mãos do guidão em torno de 70km/h, se o asfalto for meio irregular, tem grandes chances do guidão começar a oscilar pros lados. Dá um pouco de medo, pois a oscilação vai aumentando e eu nunca paguei pra ver o que acontece se deixar ela descontrolada. Pra iniciar, dê um totozinho com o guidão pra um dos lados e solte. Qualquer movimento mínimo, nesta velocidade, faz ir aumentando. Em torno de 40km/h ele para de oscilar.
Pois bem, isto foi notado depois de um acidente. Achei que era aro empenado, direção desalinhada, sei lá, e por muito tempo acreditei nisso.
Hoje, sei lá por que motivo, resolvi tirar o baú. Notei que sumiu COMPLETAMENTE o shimming!
O baú é um Roncar, que por si só pesa 5kg. Dentro tem capa de chuva e um par de galochas, uma aranha pra levar capacete "extra" e uma trava de disco. Deve pesar uns 7~8kg no total.
Aqui tem um artigo, mas é muito superficial: http://www.revistapro.com.br/blog/2011/ ... so-ocorre/" onclick="window.open(this.href);return false;
Alguém mais tem experiência com isso? Tem mesmo a ver com o baú e a massa na extremidade de ré do quadro? Achou uma solução pra usar baú e não ter isso?
Abraço!
- lmonteso
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Re: Shimming/Headshake a 65km/h
Eu tenho um givi 33 BEM pra fora, ele fica uns 2 dedos depois do fim do banco. Nunca notei esse tremilique não. Costumo inclusive a tirar a mao do guidom em alguns momentos. Rodo com capacete extra.
sendo que a matéria é uma propaganda da michelin! HahahhaNormalmente este efeito se acentua ou se destaca quando ocorre uma substituição de pneus usados por pneus novos.
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Luiz Monteso
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Re: Shimming/Headshake a 65km/h
ghamauricio;
Isso mesmo.
Normal.
Bauleto provoca shimming em alguns momentos.
Depende da carga, da velocidade do tamanho e formato do bauleto.
Na Burgman 400 tive a mesma experiência que você. Coloquei bauleto e a vibração às vezes se manifestava.
Ocorria mais quando pneu estava descalibrado.
Sobre o artigo explica tudo. A ciclística das motos modernas é muito apurada. Qualquer alteração pode resultar em shimming.
Agora... O que dizer da XT660R? Onde o shimming é "característica do modelo"?
Abraço
Isso mesmo.
Normal.
Bauleto provoca shimming em alguns momentos.
Depende da carga, da velocidade do tamanho e formato do bauleto.
Na Burgman 400 tive a mesma experiência que você. Coloquei bauleto e a vibração às vezes se manifestava.
Ocorria mais quando pneu estava descalibrado.
Sobre o artigo explica tudo. A ciclística das motos modernas é muito apurada. Qualquer alteração pode resultar em shimming.
Agora... O que dizer da XT660R? Onde o shimming é "característica do modelo"?
Abraço
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- ghamauricio
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Re: Shimming/Headshake a 65km/h
Mentira, sério Kablack?!
Eu vi no xt660.net muita gente reclamando; sugeri fazerem alguns testes relacionados à distribuição de peso e ninguém retornou.
No meu caso, não adianta sentar mais pra trás ou mais pra frente, parece ter a ver com a flexão do próprio quadro. Será que um reforço de quadro melhora isso? Será que realmente desalinhou a direção? Ou o aro empenado está causando isso?
Talvez seja mais uma daquelas coisas que tem várias causas, e tirando uma delas o problema some. Ou seja, talvez dê pra eu usar meu baú sem isso!
Abraço!
Eu vi no xt660.net muita gente reclamando; sugeri fazerem alguns testes relacionados à distribuição de peso e ninguém retornou.
No meu caso, não adianta sentar mais pra trás ou mais pra frente, parece ter a ver com a flexão do próprio quadro. Será que um reforço de quadro melhora isso? Será que realmente desalinhou a direção? Ou o aro empenado está causando isso?
Talvez seja mais uma daquelas coisas que tem várias causas, e tirando uma delas o problema some. Ou seja, talvez dê pra eu usar meu baú sem isso!
Abraço!
- doug01n
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Re: Shimming/Headshake a 65km/h
A minha não shimma... troquei e balanceei os pneus, ando com eles na calibragem certa, bauleto GIVI de 45 litros, normalmente com uns 3 a 8kg de tralhas nele, e não shimma em nenhuma velocidade. Tenho o reforço do quadro do Manivela instalado, não sei se ajuda. Mas o difícil é encontrar todos os problemas em uma moto que já caiu. As vezes um impacto em determinada parte do garfo pode forçar a mesa de tal forma que pode empenar o quadro em locais que vc nem imaginaria que seriam afetados.
Administrador
- ghamauricio
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Re: Shimming/Headshake a 65km/h
Pois é, bizarro...
Valeu Doug!
Abs!
Valeu Doug!
Abs!
- lmonteso
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Re: Shimming/Headshake a 65km/h
Fiz um teste hoje. Fui de 75 até 35 sem mão e não senti nnhuma vibração. Givi 33 cheio. Moto nunca caiu. Reforço de quadro.
Quer trocar de roda para um teste? Podemos marcar um domingo.
Abs
Quer trocar de roda para um teste? Podemos marcar um domingo.
Abs
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Luiz Monteso
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- ghamauricio
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Re: Shimming/Headshake a 65km/h
Até podemos sim! A comprovação viria se ao utilizar os meus pneus, a sua moto também vibrasse com o baú!
Abraço!
Abraço!
- Kakko
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Re: Shimming/Headshake a 65km/h
As XT 600 E tbm tem esse problema do "Shime" .
Creio que deve ser em função do angulo de trail e da distribuição de peso.
Creio que deve ser em função do angulo de trail e da distribuição de peso.
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- lmonteso
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Re: Shimming/Headshake a 65km/h
Primeiro testamos com a roda dianteira, pq é bem mais fácil de retirar. Dps mandamos ver na traseira. Aproveito e lubrifico tudo, afinal a yamaha economiza na graxa.
Moro na tijuca.
Abs
Moro na tijuca.
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