Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ivnn » 27 Set 2016, 15:17

Eu estou usando a Potenza e tem uma situação em que ela é meia-boca. Já duas vezes ocorreu comigo o seguinte:

As vezes ando engarupado. Nessa situação, andando mais ou menos forte no eixo da Ibirapuera, ocorre de dar azar e ter que frear forte na hora que o sinal amarela ou alguém te fecha. E, as vezes, ocorre uma sequência rápida de 3 dessas repetições: Acelera forte para se livrar do trânsito e passar próximos verdes, não dá, freia forte, acelera de novo, alguém muda de faixa e vc freia forte...

Não precisa mais que 3 vezes engarupado. Na terceira o Potenza dá fading. Uma vez vi subir fumaça das pastilhas. O fading pode ser perigoso; se for alguém te fechando assusta.

Com as originais não vi isso. Comprei um par de fisher metálica que supostamente aguenta melhor temperaturas mais altas, mas ainda não instalei.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Diney » 27 Set 2016, 20:58

Exato! supostamente aguenta!....mas destroi o disco de freio mais rapido, e uma pastilha mais dura assim como a cobreq tambem é!

Na sua forma de pilotar pode fadigar qualquer pastilha, mesmo uma Nissin ou Breaking que sao as top do mercado de la de fora!
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

CaioCezarani
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Jan 2016, 08:51
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por CaioCezarani » 28 Set 2016, 09:27

Então ivnn, eu tenho na minha as fisher metallica, e como sou de SP da pra ver que não tem como andar muito leve, ainda mais na nove de julho que sempre pego... Sinceramente não percebi perdas significantes da eficiência do freio mesmo freiando bastante, e no meu caso o desgaste do disco foi minimo também...

Dizem que cobreq é 10x pior pro disco que lixa....
Editado pela última vez por CaioCezarani em 28 Set 2016, 11:56, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Diney » 28 Set 2016, 11:00

Desculpem......vou sair um pouco do foco....mas essa de que nao da pra andar leve e desculpa, eu saio da Zona Leste todos os dias, pego marginal tiete e vou para o centro na Angelica, na volta eu pego consolacao e depois radial ate a Salim Farah Maluf e o transito e muito intenso, de uma semana pra cá eu resolvi mudar meu modo de rodar com a moto, saio mais cedo de casa e mesmo com as constantes provocacoes dos proprios motoqueiros e motoristas desatentos eu resolvi que nao vou esquentar minha cabeca ou ficar acelerando e freiando feito louco!

Eu preciso entender de vez que o modo que eu ia e voltava do trabalho um dia iria dar merda, iria acertar a traseira que algum carro ou moto, ocorrer algum acidente grave, era questao de tempo apenas, agora que quero sair mais tranquilo, porem atento...preservar a minha saude!

Piloto moto desde os 12 anos, ja tive tudo quanto e modelo, e hoje com 51 anos ( velho será?) preciso criar juizo!

Entao eu aconselho a voces evitarem de ficar andando BEM mais rapido que a razao! estancando freio acelerando!....isso nunca vai terminar bem!

Abs
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

CaioCezarani
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Jan 2016, 08:51
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por CaioCezarani » 28 Set 2016, 11:50

Diney, entendo e concordo com você...

Quando eu disse que não tem como andar leve, disse em relação ao freio, que por mais que eu não ande rápido (em SP raramente passo de 50 km/h) o transito de SP é o anda e para, anda e para, ai anda e toma fechada, como você sabe que é, então querendo ou não o freio é usado muito...

Concordo totalmente com você, até por viver nessa loucura e ver milhares de pessoas de moto todo dia, andando que nem loucos...

eduardo eiji
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 05 Jan 2015, 11:18
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por eduardo eiji » 28 Set 2016, 12:47

Usava pastilhas da Potenza que freavam muito bem, tanto na frente como na traseira. Troquei pela Nissin na frente e Yteq na traseira, achei que ficou macio demais e a capacidade de frenagem bem menor. Detalhe: me cobraram 60 reais só de mão de obra na RED BARON, foram o preço da pastilha dianteira que era mais ou menos 100,00. Se tivesse colocado a traseira iria sair quase 300,00, achei um absurdo pra uma moto de 250cc.

kurupt
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 08 Ago 2016, 21:53
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por kurupt » 04 Out 2016, 13:04

Galera pastilha potenza tem dois tipos a de embalagem vermelha e a verde qual a diferença ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por dinho.p » 14 Out 2016, 14:19

Pessoal, vcs sabem qual a marca dos discos originais? Procurei nos mesmos e não encontrei.

eduardo eiji
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 05 Jan 2015, 11:18
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por eduardo eiji » 14 Out 2016, 16:50

A Potenza freia muito bem, até melhor que a original, e tinha colocado no traseiro, o qual raramente uso. Acontece que o disco traseiro gastou o dobro do disco da frente, que eu uso muito mais e a pastilha era original. :o

kurupt
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 08 Ago 2016, 21:53
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por kurupt » 14 Out 2016, 21:52

eduardo eiji escreveu:A Potenza freia muito bem, até melhor que a original, e tinha colocado no traseiro, o qual raramente uso. Acontece que o disco traseiro gastou o dobro do disco da frente, que eu uso muito mais e a pastilha era original. :o
Mano sério que gastou o disco assim ?


Obrigado!

Responder