Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
ventania
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 08 Mai 2013, 16:37
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por ventania » 10 Ago 2016, 17:21

Thiago_1100S escreveu:só to usando fischer e da freiando bem pks... até o momento sem dor de cabeça.... alem de custar entre 15 e 20 cada jogo..


Thiago, tudo bem.


Uso pastilhas fischerhá mais de 20 anos e não são as EBCs e Nissin e outras de mais de 200,00 reais, mas freiam muito, mas muito bem mesmo custando somente o que postou.


Estou usando Fischer semi metálica em minha Tornado e freiam muito bem.

Rafael07
Novato
Novato
Mensagens: 21
Registrado em: 19 Out 2015, 14:24
Cidade onde mora: Maceio-AL

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Rafael07 » 10 Ago 2016, 18:50

dinho.p escreveu:Alguém pode confirmar, por favor, se a pastilha nissin original é orgânica?
Até onde sei são semi metálicas.
Atual: Yamaha Tenere 250 2015

Honda XRE 300 2014
Honda CB 300 2013
Yamaha Fazer 250 2012
Yamaha YBR 125 Factor 2012

kurupt
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 08 Ago 2016, 21:53
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por kurupt » 24 Set 2016, 22:10

Amigos sabem me dizer qual a melhor pastilha para comprar ? E qual a frequência da troca do disco de freio ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por KANEKO » 24 Set 2016, 22:46

kurupt escreveu:Amigos sabem me dizer qual a melhor pastilha para comprar ? E qual a frequência da troca do disco de freio ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
kurupt olha eu de novo :D ,

Eu recomendo duas que já usei Fischer ( muitos aqui usam ela e sem nada a reclamar ) e agora uso Potenza troquei de marca mas por experimentar mesmo, estou gostando dela ( praticamente um empate entre as duas ) freia bem e não fáz nenhum barulho.

Sobre a troca do disco vai variar muito de como vc freia e anda, a minha por exemplo é uma tenere 2013 com 41 mil km e os dois discos são originais.
Para saber se precisa trocar é fácil precisa pegar o manual de serviço e ver qual espessura minima de segurança ai é medir com um paquímetro ,qualquer oficina pode te dar esse parecer além de ver se o mesmo não está empenado ( difícil acontecer )

Falando nisso na minha próxima troca de pastilha vou medir isso ( o disco traseiro está um pouco marcado ).
Editado pela última vez por KANEKO em 25 Set 2016, 15:50, em um total de 2 vezes.

kurupt
Novato
Novato
Mensagens: 23
Registrado em: 08 Ago 2016, 21:53
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por kurupt » 25 Set 2016, 00:10

KANEKO escreveu:
kurupt escreveu:Amigos sabem me dizer qual a melhor pastilha para comprar ? E qual a frequência da troca do disco de freio ?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
kurupt olah eu de novo :D ,

Eu recomendo duas que já usei Fischer ( muitos aqui usam ela e sem anda a reclamar ) e agora uso Potenza troquei de marca mas por experimentar mesmo, estou gostando dela ( praticamente um empate entre as duas ) freia bem e não fáz nenhum barulho.

Sobre a troca do disco vai variar muito de como vc freia e anda, a minha por exemplo é uma tenere 2013 com 41 mil km e os dois discos são originais.
Para saber se precisa trocar é fácil precisa pegar o manual de serviço e ver qual espessura minima de segurança ai é medir com um paquímetro ,qualquer oficina pode te dar esse parecer além de ver se o mesmo não está empenado ( difícil acontecer )

Falando nisso na minha próxima troca de pastilha vou medir isso ( o disco traseiro está um pouco marcado ).
Show men valeu !!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Rancanti » 26 Set 2016, 06:33

Gostaria de compartilhar a má qualidade das pastilhas paralelas.
Troquei minhas pastilhas originais pelas paralelas. Elas são:
- Barulhentas - Fazem barulho de coisa velha, fica rangendo, fazendo barulho de ferro enferrujado com ferro.
- Trepidam - A original freia a moto uniformemente, de forma gradual e linear. A paralela treme o guidão e joga o garfo pra frente e pra trás.
- Fedem - Após descer um morro ingrime por completo, as pastilhas soltam um odor semelhante ao de lona de freios de caminhões.
- Tem eficiência menor - As pastilhas originais tem maior poder de frenagem. Estas certamente não são as indicadas para quem procura eficácia.

Eu poderia informar que a original custa 130 mirréis, e as [paralelas apenas 36, porém não acho que seja virtude ( neste caso ).

Avatar do usuário
KANEKO
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Jan 2015, 14:43
Cidade onde mora: Valinhos/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por KANEKO » 26 Set 2016, 08:00

E ai Rancati beleza?

Cara longe desmerecer a sua avaliação mas qual a marca que você esta usando ?Ai ia ficar melhor para saber.
Pois como disse anteriormente já usei fischer e potenza e nada reclamar, atualmente estou de potenza como relatei acima.

Achei muito estranho a parte que você relata a trepidação do guidão nunca tinha ouvido falar nisso.
Editado pela última vez por KANEKO em 26 Set 2016, 11:14, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Diney » 26 Set 2016, 09:28

Pelo preco 36 rais deve ser Fisher, Cobreq ou aquelas que nem marca tem....

Potenza como o kaneko disse e uma pastilha de freio Italiana, mediana, seu preco fica em torno de 40 a 50 reais, e um otimo custo beneficio!

Uma coisa que ninguem lembra e que ao trocar a pastilha de freio tem que dar um periodo para assntamento da nova pastilha no freio, entao nao se pode ficar dando aquelas freiadas bruscas para ver se o freio esta funcionando.

A pastilha vem com uma cobertura abrasiva que ajuda no desgaste do disco, limpando e permitindo o melhor assentamento, dura apenas poucos kms.

Outra coisa e que precisa saber o que esta colocando, por exemplo hoje temos

Aqui um texto explicando os tipos de pastilhas, vale a leitura:

Quais os Tipos de Pastilha de Freio?

Orgânica, semi-metálica, metálica, sinterizada ou carbono – São tipos de materiais usados na pastilha de freio. Cada um tem diferentes características que afetam o coeficiente de atrito, a durabilidade da pastilha e do disco de freio, assim como o barulho e o pó gerados na frenagem, entre outros. Ao escolher o melhor material para o seu uso considere, além do aspecto técnico, a qualidade e a garantia oferecidas pelo fabricante e revendedor – peças de melhor qualidade lhe trarão economia no médio e longo prazo, além de maior prazer ao pilotar sua moto. A seguir temos uma visão geral de cada tipo, levando em conta apenas o material construtivo e a tendência de resultado final.

Orgânica – Feitas a base de celulose e resina fenólica. Antigamente se utilizava asbesto (amianto) para melhorar as propriedades em altas temperaturas, mas atualmente esse material está proibido por ser cancerígeno. Tem um razoável coeficiente de atrito sob baixos esforços e baixas temperaturas de operação. Desgastam pouco o disco de freio, são baratas e quase não produzem barulho. Por outro lado desgastam-se mais rápido e se degeneram sob alta temperatura (vitrificam). São mais indicadas para uso urbano, sem compromisso com alto desempenho e em motos de pequena cilindrada. São as mais comuns no mercado paralelo.

Semi-Metálica (ou ‘organometálica’) – Estas pastilhas tem, tipicamente, latão, ferro e/ou alumínio adicionados em diferentes proporções à resina, de forma à incrementar suas características em altas temperaturas e a resistência mecânica do composto. São pastilhas excelentes para o uso no dia-a-dia de motos médias (250 a 600 cc.). Em relação às orgânicas, tem um custo pouca coisa superior – largamente compensado pela maior durabilidade, eficiência e sensibilidade. Geram pouco ou nenhum desgaste adicional no disco de freio, mas são mais ruidosas que estas. Ao final, suas qualidades estão tornando-as padrão no uso diário em motos na faixa de 250 a 600 cc. e até em motos maiores (como as Harley-Davidson) - neste caso para as usadas esporadicamente. A maioria das motos médias saem de fábrica com este tipo de pastilha.


Ai vem a pergunta:

- Que pastilha voce instalou no freio da sua moto????
Metálica (também ‘organometálica’) – São parentes próximas das semi-metálicas. Levam uma carga maior de pó metálico para se adequarem às exigências de uso das motos de maior cilindrada (acima de 600cc.), mantendo os mesmos benefícios e qualidades. Praticamente todas as motos modernas dessa faixa de cilindrada utilizam originalmente pastilhas metálicas. Assim como as semi-metálicas, estas tem longa vida útil e trazem ao motociclista frenagens mais progressivas e consistentes.

Sinterizada – Estas pastilhas são feitas de uma mistura de metais em pó, tipicamente alumínio, bronze, cobre, ferro e cerâmicas - estes últimos voltados para altas temperaturas, moldada em alta temperatura e pressão de forma que torna-se um bloco sólido e homogêneo. Podem ser formuladas para funcionarem melhor a baixas, médias ou altas temperaturas, porém usualmente tem comportamento apenas mediano quando frias. Também dependendo de sua composição podem ser mais ou menos agressivas ao disco. É a tendência da indústria motociclística de alto desempenho e já são uma realidade nas pistas de corrida.

S-Sinter – Estas pastilhas, exclusividade da Fischer, são produzidas por um processo especial que lhes dão as boas características das pastilhas sinterizadas para uso no off-road (resistência ao desgaste e ótimo comportamento operando molhada) sem as principais limitações das sinterizadas: acelerado desgaste do disco de freio, demora no aquecimento e preço elevado. Ao contrário, trabalha bem desde fria e é menos agressiva ao disco de freio que uma sinterizada de desempenho equivalente. Já são amplamente usada pelas melhores equipes brasileiras de enduro, rally e motocross com excelentes resultados.
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

CaioCezarani
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: 25 Jan 2016, 08:51
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por CaioCezarani » 26 Set 2016, 21:16

Cara, eu coloquei uma fisher metallica na dianteira da minha tenere, e posso dizer que freia muito mais que a original... E venho sempre me policiando desde que troquei olhando a espessura do disco e depois de quase 8 mil km quase não houve desgaste do disco...

Rancanti
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 09 Mai 2016, 00:47
Cidade onde mora: Belo Horizonte
Localização: Belo Horizonte / MG

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Rancanti » 27 Set 2016, 02:37

KANEKO escreveu:E ai Rancati beleza?

Cara longe desmerecer a sua avaliação mas qual a marca que você esta usando ?Ai ia ficar melhor para saber.
Pois como disse anteriormente já usei fischer e potenza e nada reclamar, atualmente estou de potenza como relatei acima.

Achei muito estranho a parte que você relata a trepidação do guidão nunca tinha ouvido falar nisso.
Beleza, cara! A marca é Y-Teq. Não recomendo de forma alguma.

Responder