Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
LMattosBS
Moderador
Moderador
Mensagens: 2085
Registrado em: 17 Jan 2011, 14:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por LMattosBS » 12 Fev 2014, 13:20

Mas também a VAZ desaparece rápido...

Leonardo Mattos.
"De algum lugar por aí conectado pelo celular..."
Leonardo Mattos :dirtbike:

Avatar do usuário
wilson villas bôas
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 79
Registrado em: 08 Nov 2011, 22:13
Cidade onde mora: JUIZ DE FORA - MG

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por wilson villas bôas » 12 Fev 2014, 22:24

lucacsm escreveu:Comprei aqui no RJ. Moro na Praça Seca - Jacarepaguá. Tem uma loja na esquina da minha rua. Estou pensando em passar lá e comprar mais, pois a pastilha é boa..... foi a melhor que testei até agora, bem macia mesmo.
Manda uma MP pra mim por favor, com o endereço. Tenho um amigo que mora aí no Rio, ele vem sempre em MG pois os pais dele moram aqui. Vou pedir pra ele trazer pra mim.
Um abraço e obrigado.
WILSON
Vice-Presidente
ANJOS de FORA MC

cleitoncsl
Novato
Novato
Mensagens: 25
Registrado em: 24 Fev 2014, 09:50
Cidade onde mora: Goiania/GO

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por cleitoncsl » 23 Mar 2014, 11:48

Pessoal levei minha motoca no lavajato, e depois da lavagem percebi que o freio traseiro nao está frenando como antes.

O que fazer?

Marquinho
Usuário
Usuário
Mensagens: 129
Registrado em: 12 Out 2012, 00:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Marquinho » 23 Mar 2014, 20:53

cleitoncsl

Talvez tenham usado algum solvente ou algum produto que prejudicou o atrito entre pastilha e disco.

Dê umas freadas um pouco mais fortes com o traseiro, cuidando para não travar a roda, até que volte ao normal.
Dafra Apache - 2012
Kawasaki Ninja 250R - 2011
Yamaha Ténéré 250 - 2012
BMW G650GS - 2015

Avatar do usuário
Stefano
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 61
Registrado em: 02 Set 2013, 18:17
Cidade onde mora: BH/MG

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por Stefano » 10 Mai 2014, 16:38

Pessoal apos uma verificação de rotina, notei que a pastilha fixa traseira estava com um desgaste acentuado em comparação com a móvel, cheguei a comprar um par novo, mais ao desmontar vi que a móvel estava muito nova ainda e a fixa estava com desgaste de 50% a mais que a outra, então decidi fazer um rodizio, a pergunta é alguém já fez? Teve algum problema?
Sai pra uma volta rápida, e apos algumas freadas, o sistema se comportou bem, chegando a trava a roda sem muito esforço, mesmo assim queria saber de quem já fez rodizio se realmente fica bom ou pode dar algum problema?
Grato.

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por dinho.p » 03 Jun 2014, 23:32

cleitoncsl,
podem ter usado óleo diesel (ou outro hidrocarboneto oleoso) e deixado escorrer nas pastilhas.
Uma vez ocorrido, só trocando as pastilhas, pois o óleo é absorvido pela pastilha e, quando vc freia, o calor gerado pelo atrito acaba "vitrificando" as mesmas.

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por dinho.p » 03 Jun 2014, 23:41

bom, hj deixei na cc pra revisão dos 10k (já tinha passado um pouco). O chefe da oficina me mostrou as pastilhas q realmente estavam na "capa da gaita"... pelo menos a de fora, não reparei se a outra estava tão gasta tb, pois somente agora li por aqui que tem uma que gasta mais e outra menos.

Bom me cobraram 95 pila pela original. achei uma fortuna (pra ter uma ideia, numa Amarok, um jogo dianteiro custou pouco mais que isso!) mas como to meio sem tempo de ir atrás e nem conheço outras marcas, aceitei o assalto.

agora vou ficar acompanhando aqui pra ficar mais ligado... as próximas eu mesmo troco.

dinho.p
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 194
Registrado em: 10 Set 2013, 18:51
Cidade onde mora: floripa/sc

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por dinho.p » 03 Jun 2014, 23:53

estou ainda um pouco perdido sobre os tipos e vantagens dos diferentes materiais... mas vou pesquisando.

alguém sabe o material das originais?

FelipeC
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por FelipeC » 25 Jun 2014, 15:39

Galera o pneu traseiro da minha tenere não está travado. Mas também não está solto, como eu acho que deveria. Fui na concessionária e o mecânico disse que era normal bastava trocar as pastilhas de freio, detalhe que minha moto está com um pouco mais de 6mil km. O escroto é que na concessionária me venderam uma pastilha fabreck, não sabia nem que vendiam material de segunda linha nas concessionárias e a roda traseira continua do mesmo jeito. O mecânico lá, também me recomendou fazer um passo no disco traseiro, meu pai disse pra eu não fazer. É viagem minha ou tem algo errado com a roda traseira da minha moto? E isso de fazer o passo no disco é aconselhável?

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Pastilhas de Freio

Mensagem por diegonunes » 25 Jun 2014, 16:58

Felipe, vai depender de quanto será esse "passo".

Eu também trocaria essa pastilha, usaria uma Fischer por exemplo.

A melhor condição de frenagem é dado quando o disco e pastilha estão novos ou retificados, um "moldando-se" em conjunto com outro. Deve-se verificar também a questão da mangueira de freio e do fluido hidráulico. Nada adianta por exemplo ter tudo novo e o sistema abarrotado de ar no circuito de óleo.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder