Ténéré 250 - Traseira descendo muito e frente instável

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por Hugo Falcão » 20 Mar 2011, 10:17

Os mecânicos das CC da Yamaha não sabem ou não sabiam regular o farol da Ténéré, imagina explicar regulagem de pré-carga da suspensão traseira da moto! :gargalhada:

Abraços! :joinha:

andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por andregoes19 » 31 Mar 2011, 08:15

o pessoal da minha concessionaria disse que precisava desmontar o braço oscilante e o link pra poder ajustar a carga da mola e eu nao acreditei. na minha antiga Lander nao precisava fazer isso e agora que esta mais facil na tenere entao acredito que tb nao precisa!!!! o pessoal burro!!!

galera vou divulgar uma coisa aqui que muita gente vai me criticar, mas na minha antiga Lander eu mandei o cara inverter as duas chapas triangulares do Link da suspençao. a moto fica outra eu tenho 1,92 de altura e ficou excelente!!! na comunidade da xtz250 lander tem ensinando!!!

aguardo criticas!!!! images/smilies/gargalhada.gif" onclick="window.open(this.href);return false;
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por Kakko » 31 Mar 2011, 08:37

Galera....a regulagem é "infinita" como mencionou o amigo Helano.

ali no amortecedor tem duas porcas ( contraporca ) para travar.

Voce pode deixar a mola mais ou menos comprimida ;) ou seja ..mais ou menos macia a susp.

Ahh...Andregoes19 ....eu fabriquei essa peça (15 da imagem ) que voce mencionou acima uma para abaixar a Lander para a filha de um amigo.



Editado pela última vez por Helano em 31 Mar 2011, 17:05, em um total de 1 vez.
Razão: Ajustadas as imagens usando o botão [reimg]
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por C Freitas » 31 Mar 2011, 16:18

Boa tarde, vejam o texto a seguir:

"Suspensão: Macia e progressiva, mantém o controle do piloto com as rodas firmes no chão em qualquer situação. A traseira, com curso de 200 mm tem regulagem na pré-carga com anéis rosqueáveis, muito precisos. Importante usar esse recurso para ajuste do sag de acordo com o peso do piloto + garupa. Na frente, o curso de 220 mm é mais do que suficiente para dar excepcional estabilidade na moto em qualquer tipo de terreno.
Imagem
Colocamos graxa pela engraxadeira do eixo da balançaColocamos graxa pela engraxadeira do eixo da balançaVale destacar um fato que ocorreu durante o período de teste. Ao final, com a moto com cerca de 600 Km, notamos uma tendência a comprimir a mola em sequência de ondulações, como se o retorno hidráulico estivesse fechado demais, forçando a mola a ceder na sequência de buracos rebaixando a traseira e perdendo tração. Verificando o sag ouvimos o rangir de bucha de suspensão e sabendo que a fábrica teve recall desse componente em outro modelo, resolvemos verificar. Retirando os pinos das articulações da suspensão verificamos estar adiantadas as marcas de desgaste, por motivo de falta de graxa. Colocamos graxa nova e mesmo sem desmontar o eixo da balança injetamos graxa pelo bico da engraxadeira. Problema resolvido, a atitude da moto melhorou muito porque o atrito ficou reduzido ao normal e o rangido parou."
Fonte:
Motoonline

Já tentaram?
Imagem

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por Kakko » 01 Abr 2011, 08:19

Acho que procede sim.

Um amigogo que tem Lander, logo após a compra, moto nova...notou rangidos na suspensão traseira.

Desmontou as articulações e estavam sem graxa. Aplicou graxa e sumiram os rangidos.

Ou seja....saiu da fábrica seca.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por Hugo Falcão » 01 Abr 2011, 08:44

Kakko, é aquilo que falei sobre as revisões, motos vindas da fábrica sem lubrificação alguma! :(
Eu mesmo não confio em revisão de CC. Os caras também não desmontam pra colocar graxa em nada! Tenho o exemplo disso com a Bros que tive! Sempre fazia as revisões na CC, apenas pra não perder a grantia! Em seguida levava na loja de um tio meu pra fazer a revisão geral com ele! E adivinha! :) Moto sem ter sido desmontada pra lubrificação de rolamentos, entre outras coisas! :)

Abraços! :joinha:

Savério
Visitante
Visitante

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por Savério » 01 Abr 2011, 10:41

A minha como todas as outra de acordo com o pessoal da cc veio com a regulagem intermediária, vou pedir na próxima revisaum pra deixarem mais dura só pra sentir a diferença.

MortGildo
Visitante
Visitante

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por MortGildo » 04 Abr 2011, 08:58

Só ressaltando que no manual diz que a graxa a a ser utilizada naquela parte da suspensão é de sabão de lítio (graxa azul). Vai ver que tá em falta na Ih-amarra

Savério
Visitante
Visitante

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por Savério » 08 Abr 2011, 11:02

mandei endurecer a suspensão, ficou muito boa, bem melhor q na regulagem intermediária, agora já naum balança tanto.

MortGildo
Visitante
Visitante

Re: Traseira descendo muito e frente instavel

Mensagem por MortGildo » 08 Abr 2011, 20:16

Savério ela ficou mais alta?

Responder