Problemas na Dianteira

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
alloyr
Visitante
Visitante

Problemas na Dianteira

Mensagem por alloyr » 28 Set 2012, 12:47

Minha moto esta rangendo toda fez que pego um terreno irregular ou force um pouca mais a suspensão dianteira... já foi trocada as flautas e o retentor da minha moto e o barulho continua a incomodar. Alguém já passou por esse tipo de problema?

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Problemas na Dianteira

Mensagem por doug01n » 28 Set 2012, 13:12

Eu ouvi este barulho hoje de manhã, no meu caso pensei ser da dianteira, mas pode ser da balança de suspensão. Tente identificar com a moto parada e alguém fazendo movimentos com ela (pra cima e pra baixo), e vc fora da moto, e sem capacete. Pode ser a balança, não sei de peças da suspensão dianteira que possam ranger.
Administrador

Avatar do usuário
fernandolunkes
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 05 Abr 2012, 16:51
Cidade onde mora: Formosa do Sul - SC

Re: Problemas na Dianteira

Mensagem por fernandolunkes » 28 Set 2012, 20:54

verdade, veja isso que o doug falou, e ah, pode ser o "caninho" do freio que tá raspando em algum lugar, mas tem grandes chances mesmo de ser falta de lubrificação na suspensão traseira

jr p carvalho
Visitante
Visitante

Re: Problemas na Dianteira

Mensagem por jr p carvalho » 30 Set 2012, 17:42

e ai galera ,a minha t250 tava com esse rangir na suspensão ,mas não era na dianteira e sim na balança da suspensão traseira ,ai fui na cc e eles me disseram para deixar a moto e pegar ela dois dias depois, ai eles me disseram que poderia lubrificar a balança pelo parafuso de engraxadeira em baixo da balança, ai fui em um posto que tinha engraxadeira p caminhão e deu certo acabou a rangedeira. :animadao: :animadao: :animadao:

alloyr
Visitante
Visitante

Re: Problemas na Dianteira

Mensagem por alloyr » 01 Out 2012, 09:05

O problema da minha moto é realmente na dianteira...e já foi feito vários testes e ainda ñ conseguiu constatar o problema, talvés a yamaha tenha que enviar as bengalas e tudo que compõe a dianteira da minha moto, para fazer a troca...a própria yamaha(Matriz) estar acompanhando o problema.

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Problemas na Dianteira

Mensagem por cassioxtz » 05 Out 2012, 10:01

Opa galera, blz?

Desde que tirei a minha da cc, ela faz um ruído bem fraquinho na suspa dianteira tipo (grilo) como se fosse um (assovio) que tem hora que enche o saco.

A minha é 2011/2012.

Já levei na CC e deixei uns 3 dias e o mecânico não conseguiu constatar o que era e ainda disse que abriu as bengalas, sendo que depois que eu fui buscá-la pois preciso dela para me locomover, nem marca de abertura nas bengalas (suspensão dianteira) tinha.

Meu pai, cunhado (engenheiro) e um amigo mecânico me disse que poderia ser os furos das sanfonas (coifas) da suspensão que poderiam estar fazendo esse assovio, pois a carenagem tende a abafar o som mas testamos com elas soltas (fora da posição de fixação) e mesmo assim o assovio continuou.

Estranho pois nos 2 anos que tive Lander e nos 5 que meu pai tem com a dele, isso nunca ocorreu.

Vejam o e-mail que eu mandei para a Yamaha:

------------------- Mensagem Original -------------------
De: CASSIO
Recebidos: 28/09/2012 10:30
Para: 4.00 YMB Email
Assunto: Origem: Fale Conosco "Pós-Vendas"

Origem: Fale Conosco "Pós-Vendas"

Motivo: Reclamação
Linha do Produto: Motocicletas
Modelo: Nacional - TÉNÉRÉ 250
Quilometragem: 10500
Concessionária envolvida: CRAB
O produto está na concessionária envolvida: Não
Mensagem: Olá, gostaria de realizar uma reclamação do modelo de moto a qual possuo: XTZ 250Z Tenere 2011/2012. Desde que comprei o modelo venho reclamando na concessionária citada: Crab Motos (Siri Motos - Barra Funda SP) informando sobre um barulho na suspensão dianteira como se fosse um cisco (asóvio). Já testei a moto com as coifas (sanfonas) soltas para ver se o barulho vinha delas e o mesmo continua. Toda vez que eu levo na CC, o mecânico só me enrola informando que andou na motocicleta e não escutou nenhum barulho. Na ultima vez que eu levei a moto ele informou que para eu poder utilizar a garantia, eu teria que fazer a revisão de 10.000KM. Ele me informou que desmontou a suspensão dianteira e realmente teria que deixar a moto e aguardar a visita de um funcionário da fábrica para analisá-la com um aparelho. Eu deixei a moto numa quarta feira e fui buscar no sábado e nesse prazo nada foi feito e também a suspensão que ele informa ter desmontado, não foi desmontada porque não tinha marcas de desgaste na cabeça dos parafusos ou limpeza na parte onde vai as coifas (sanfonas) da suspensão. Pois se tivesse sido aberta, essa regisão teria marcas e a moto foi me entregue do mesmo jeito que eu levei. Aproveitando, eu gostaria de reclamar que as sanfonas (coifas) da suspensão dianteira ressecaram e estão rasgando com menos de 1 ano de uso. Isso veio ocorrer na minha anterior XTZ 250 Lander depois de quase 2 anos de uso, isso porque eu não deixo minhas motos expostas ao sol, pois sei que isso pode vir à ocorrer, mas não foi o caso. E fui ver o preço dessa peça e achei um absurdo R$ 156,00. Mais cara do que o modelo XTZ 250 Lander. Eu não posso pagar por isso uma vez que a moto ainda está na garantia até o final de novembro de 2012 e gostaria de saber como vai ficar essa situação? Gosto da CC sou muito bem atendido, mas eles me deixaram muito a desejar nessa parte. O que vocês podem fazer por mim? Pois é um direito meu como cliente.

Atenciosamente,

Vejam a resposta da Yamaha:

Prezado Senhor Cassio

Inicialmente agradecemos o seu contato.

Em atenção ao seu e-mail, registro nº 20120928-18840, referente ao modelo XTZ 250 TENERE, informamos que suas observações estão registradas para conhecimento.

Como a motocicleta está apresentando sintomas, esclarecemos que é necessário que seja encaminhada à concessionária autorizada Yamaha mais próxima ou de sua preferência para que seja analisada.

Assim que a motocicleta estiver imobilizada na autorizada Yamaha, nos retorne com os dados abaixo.

Nome e endereço da concessionária:
Nome do atendente:
Número da ordem de serviço:
Data do atendimento:

Estamos à disposição também através do telefone (11) 2431-6500 (de segunda a sexta-feira em horário comercial, exceto feriados).

Atenciosamente,

Alberto.

Conclusão: Como a garantia vence no final de novembro de 2012 e eu dependo da moto para me locomover diariamente. Não tenho como deixar a moto na CC por varios dias esperando uma possível solução. Acabei desistindo da CC e não compro mais nenhuma moto por lá também. Pois nessa parte me gerou uma baita decepção.

Abs,
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Problemas na Dianteira

Mensagem por Marcel Valim » 05 Out 2012, 11:59

Cassio. Esse barulho que você relata é da flauta, que no modelo anterior estalava e no novo assobia.
Não há nada de errado nisso. Barulho de fluido passando por um orifício pequeno.
A Yamaha não tem o que fazer quanto a isso, salvo se fizer outro racall branco e desenvolver uma terceira flauta que não emita nenhum barulho.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Problemas na Dianteira

Mensagem por cassioxtz » 05 Out 2012, 12:26

Obrigado, Marcel Valim pelo esclarecimento.

Então vou ficar mais tranquilo, o que eu não entendo é que a Lander nunca teve esse problema e já a Ténéré 250 tinha que ter. As vezes encomoda, pois tem dia que o assóvio fica mais perceptível.

Quer dizer que ainda é a questão das flautas que não foram 100% solucionadas?

Pensei que já tivessem resolvido isso no modelo 2012 que possuo. Mas pelo que você disse, essa flauta nova ainda tem uma pequena deficiência. Mas acredito que isso não aconteça com todas 2012 mas sim algumas premiadas como foi no meu caso.

Abs,
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
fernandolunkes
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 63
Registrado em: 05 Abr 2012, 16:51
Cidade onde mora: Formosa do Sul - SC

Re: Problemas na Dianteira

Mensagem por fernandolunkes » 06 Out 2012, 17:30

Cassio, acontece em todas as modelos 2012, o problema do fiu fiu quando a suspensão dá uma trabalhadinha um pouco mais rápida, como eu já sabia que era normal e não compromete a eficiência nem a vida útil da suspenção eu nem me preocupo, até me divirto hahahhaa passa um buraquinho, uma lombada, estrada ruim, lá vem o fiu fiu pra quebrar a motoneidade do ronco do motor o/

alloyr
Visitante
Visitante

Re: Problemas na Dianteira

Mensagem por alloyr » 18 Out 2012, 08:54

cassioxtz escreveu:Obrigado, Marcel Valim pelo esclarecimento.

Então vou ficar mais tranquilo, o que eu não entendo é que a Lander nunca teve esse problema e já a Ténéré 250 tinha que ter. As vezes encomoda, pois tem dia que o assóvio fica mais perceptível.

Quer dizer que ainda é a questão das flautas que não foram 100% solucionadas?

Pensei que já tivessem resolvido isso no modelo 2012 que possuo. Mas pelo que você disse, essa flauta nova ainda tem uma pequena deficiência. Mas acredito que isso não aconteça com todas 2012 mas sim algumas premiadas como foi no meu caso.

Abs,
Pois é...Estou vendo que vou ficar com a minha ténéré com esse barulho... Bom ter esses esclarecimento.
Aonde eu moro(Maceió - AL) foi trocado as Flautas e o redentor, mas ñ deu jeito.

Responder