Jogo de ferramentas básico

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Jogo de ferramentas básico

Mensagem por BruceD » 17 Set 2012, 16:30

Então galera, estou afim de começar a fazer a manutenção da motoca em casa, já que a garantia foi-se e não tem boas oficinas aqui na minha cidade. Então resolvi montar um jogo de ferramentas que me permita fazer o básico necessário (desmontar rodas, desmontar a balança e o prolink, essas coisas), e gostaria de saber dos amigos que conhecem, quais as chaves necessárias e as medidas.


Aí este tópico pode ficar inclusive como referência aos confrades que queiram fazer o mesmo


Tenho um jogo de soquetes pequeno, que dá pros parafusos pequenos e mais fracos, um conjunto Allen e um Torx, e vou pegar as chaves maiores avulsas, de boa marca (Belzer ou Gedore).

provavelmente vou pegar desse site aqui http://www.lojadomecanico.com.br" onclick="window.open(this.href);return false; que achei ter uma boa variedade

fico no aguardo!!
Editado pela última vez por BruceD em 17 Set 2012, 20:57, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Jogo de ferramentas básico

Mensagem por Marcel Valim » 17 Set 2012, 16:46

Eu aconselho a incluir no jogo a chave para a retirada da tampa de válvulas, as chaves para regular as válvulas (inclusive aquela redondinha que encaixa na cabeça da válvula) e o cálibre de lâmina.
Um multímetro, um paquímetro, uma engraxadeira, uma chave para regular a caixa de direção e o amortecedor traseiro, um cavalete, além das que você já citou.
Meu sonho de consumo é uma garagem com um quadro de ferramenta completo, mas moro em apartamento...
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: Jogo de ferramentas básico

Mensagem por BruceD » 17 Set 2012, 16:57

multímetro e paquímetro eu tenho, a graxeira eu vou pegar quando colocar as buchas com bico de engraxar, já as chaves para o motor eu não pretendo pegar, não tenho conhecimento pra mexer nisso, minha idéia é só fazer o básico em casa mesmo (limpezas e lubrificações)... pra manutenções mais avançadas tem uma CC em São Paulo que tem um bom serviço, mas como é longe pra dedéu, não dá pra ficar indo lá direto...

também sonho em ter uma garagem enorme com milhares de ferramentas, mas aqui em casa não vira, infelizmente...

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Jogo de ferramentas básico

Mensagem por Marcel Valim » 17 Set 2012, 18:06

Eu tenho uma caixa de ferramentas e uma de limpeza.
Também tenho multimetro digital, ferro de solda, chave de válvulas, paquímetro, cálibre, etc.
Sinceramente, regular válvulas não é lá um bixo de 7 cabeças. Sempre fiz isso em meus veículos. Não fiz na minha moto ainda porque a garantia ainda cobria esse procedimento, mas eu mesmo farei daqui pra frente.
Depois que você aprende vira terapia.
Aconselho também o kit para lubrificação e manutenção com WD40, graxa spray para corrente, desengraxante, óleo spray para os cabos, um sabão ou pasta para tirar a sujeira das mãos, flanelas, estopa, etc.

Um abraço.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: Jogo de ferramentas básico

Mensagem por RAlves » 17 Set 2012, 20:22

Brother bruce,

Eu nunca comprei um jogo de ferramentas, pois acho caro demais.

O que eu faço e comprar conforme a necessidade.

O básico do basico do básico:
1 jogo de chaves allen BOAS (nao custa barato!!! chaves ruins espanam facil elas mesmas e os parafusos.
1 jogo de chaves combinadas boca/ estrela de 8 a 17
1 cabo de forca + extensor
Soquetes 10, 12, 17 (roda), 19, 22 (roda)
Compre tambem cavaletes custa barato e ajuda muito, paguei 15R$ em cada um dos meus.
Chave phillips media e fenda media.
Uma moeda de 1 real e uma de 50 centavos, que junto com um alicate universal abrem as tampinhas de sincronismo sem marcar elas.
Alicate de corte
Alicate de bico

Eu costumo comprar ferramentas da Stanley (baratas e boas mas raras) , robust(um pouco mais caras mas excelentes, tambem dificil de achar) Kingtony (nunca deu problema pra mim) ,gedore tramontina e eta. Meu pai comprou um jogo de ferramentas da tramontina e eu nao gostei, mas as minhas sao boas.

Quando eu voltar da viagem eu volto aqui e falo mais contigo.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: Jogo de ferramentas básico

Mensagem por BruceD » 17 Set 2012, 20:52

então RAlves, eu vou provavelmente comprar tudo avulso msm, pq em jogo sempre vem muita chave que não precisa... quanto ao cavalete, vou pegar um macaco hidráulico ou um banco elevador, experimentei um hoje inclusive...

chaves tipo biela, precisa de alguma, de repente pra acessar algum parafuso mais escondido?

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Jogo de ferramentas básico

Mensagem por Kakko » 17 Set 2012, 22:23

Olá caro BruceD.

se vc ainda não tem muitas ferramentas, não se desespere...pois tbm não vai precisar de muitas. Creio que suas necessidades serão do tipo "básico", então serão poucas as ferramentas.

Além do básico ( alicate, alicate de corte, alicate de bico angular pequenochaves de fenda e phillips )

um joguinho de chaves fixas ou combinadas, allen com as medidas de , 4, 5, 6, 8 mm

Um joquinho de soquetes , com extensor e catraca, e chave 30mm para porca do pinhão.

Chave de vela, e um alicate de pressão tbm é interesante.

Acho que esses ítens básicos são suficientes, e é claro que se vc começar a aprofundar, adquira conforme a necessidade.

abraço :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Jogo de ferramentas básico

Mensagem por alexandrepalhynha » 17 Set 2012, 22:42

bom, eu sou suspeito pra falar.... tenho quase uma oficina completa aqui, pois sempre mexi nos motores dos meus ultraleves, 2T e 4T, e nos jipes diesel e gasolina. ah e tambem nos triciclos a pedal que eu fazia. so nao tenho o scanner pra mexer com injeção, mas to quase resolvendo isso.
ferramenta nunca é demais.
em vez de pagar mecanico eu prefiro comprar a ferramenta e mexer eu mesmo.

Avatar do usuário
mantabodyboarder
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 19 Jul 2011, 20:21
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: Jogo de ferramentas básico

Mensagem por mantabodyboarder » 18 Set 2012, 09:27

A tramontina tem duas linhas de produtos, a normal e a pro.

A pro é razoável no máximo, a normal é um lixo pra usar com qualquer coisa mais hard que parafusar o espelho da tomada na parede...

Eu tenho ferramentas da Gedore e da Robust, fui comprando aos poucos quando achava com preço legal no centro de Sp ou na internet.

Avatar do usuário
BruceD
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 482
Registrado em: 18 Jun 2012, 01:22
Cidade onde mora: Ribeirão Pires/SP

Re: Jogo de ferramentas básico

Mensagem por BruceD » 18 Set 2012, 10:40

ah sim, Tramontina sem chance, com toda certeza...

Responder