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Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 05 Jul 2017, 18:30
por --V8--
Eu acho que tanto o farol baixo e alto da Tenere, iluminam bastante.

Sempre pego estrada a noite e é tranquilo, melhor que a Fazer 250 e a MT-07.

A minha tenere 2017, a primeira vez que peguei estrada, achei estranho, pois não iluminava nada, aí que eu fui reparar que estava iluminando as nuvens, morcegos e corujas kkkkk. Parei no primeiro posto e regulei o farol e voltou a iluminar bem igual a minha ex-tenere 2014.

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 05 Jul 2017, 18:34
por Street250
--V8-- escreveu:Eu acho que tanto o farol baixo e alto da Tenere, iluminam bastante.

Sempre pego estrada a noite e é tranquilo, melhor que a Fazer 250 e a MT-07.

A minha tenere 2017, a primeira vez que peguei estrada, achei estranho, pois não iluminava nada, aí que eu fui reparar que estava iluminando as nuvens, morcegos e corujas kkkkk. Parei no primeiro posto e regulei o farol e voltou a iluminar bem igual a minha ex-tenere 2014.
Hehehe

Valeu man. é porque eu sempre vi o povo querendo ligar o alto e o baixo junto, dae pensei que o baixo era igual a vela

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 07 Jul 2017, 21:20
por CANO
Na minha opinião ilumina MUITO BEM! O que me incomoda é a assimetria: só acende um farol ou outro. Se os dois faróis fossem alto e baixo, seria perfeito!

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 02 Out 2018, 11:28
por Marcos brumado
Bom dia companheiros de estrada, fiz a alteração para ligação dos dois faróis (baixo+Alto) quando a chave de seleção está na posição alto.
Liguei os fios verde e vermelho dentro da chave seletora.
O resultado foi: realmente, apenas o farol baixo acende na posição baixa, os dois acendem na função alto.
Porém o farol baixo fica aceso sempre, basta girar a chave.
Resumindo, ficou impossível desligar o farol.
Quando desligo, apaga apenas a luz do painel, mas o farol continua ligado. Alguém tem alguma solução?

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 02 Out 2018, 12:08
por Davrison
Marcos brumado escreveu:Bom dia companheiros de estrada, fiz a alteração para ligação dos dois faróis (baixo+Alto) quando a chave de seleção está na posição alto.
Liguei os fios verde e vermelho dentro da chave seletora.
O resultado foi: realmente, apenas o farol baixo acende na posição baixa, os dois acendem na função alto.
Porém o farol baixo fica aceso sempre, basta girar a chave.
Resumindo, ficou impossível desligar o farol.
Quando desligo, apaga apenas a luz do painel, mas o farol continua ligado. Alguém tem alguma solução?
Mas diante da obrigatoriedade e o fato, comprovado cientificamente, de que andar com o farol ligado durante o dia melhora a segurança (outros motoristas te enxergam com mais facilidade) não seria melhor deixar ligado direto?
não fiz a alteração na minha mas eu deixo o farol logado o tempo todo. Tanto que a chave está no "on" desde que eu comprei ela :D
Eu deixaria assim.

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 16 Fev 2019, 22:56
por Alex F
Olá galera,
Antes que digam que não é necessário, ou feio, ou levarei multas, tenho bons motivos para utilizar os dois faróis. Onde moro atualmente pego alguns km de subidas e descidas em estrada de terra com, pedras, buracos, pontes, galhos de árvores caídos, animais na pista etc. chego sempre a noite ou de madrugada. O farol da t250 é bom, mas preciso de mais iluminação.
Com o lampejador acionado, a visibilidade fica perfeita, ilumina as pedras e buracos próximos, e ilumina a estrada a frente.
Não pretendo fazer a gambiarra de ligar os dois faróis juntos no farol alto pois a moto perderia a garantia.
Se eu mantiver pressionado o lampejador com elástico durante um longo período, quais seriam as consequências possíveis? Alguém que entenda um pouco de elétrica e conheça as peças do lampejador, ou alguém que já tenha feito isso saberia me responder essa questão?

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 18 Fev 2019, 11:30
por CANO
Alex F escreveu:Olá galera,
Antes que digam que não é necessário, ou feio, ou levarei multas, tenho bons motivos para utilizar os dois faróis. Onde moro atualmente pego alguns km de subidas e descidas em estrada de terra com, pedras, buracos, pontes, galhos de árvores caídos, animais na pista etc. chego sempre a noite ou de madrugada. O farol da t250 é bom, mas preciso de mais iluminação.
Com o lampejador acionado, a visibilidade fica perfeita, ilumina as pedras e buracos próximos, e ilumina a estrada a frente.
Não pretendo fazer a gambiarra de ligar os dois faróis juntos no farol alto pois a moto perderia a garantia.
Se eu mantiver pressionado o lampejador com elástico durante um longo período, quais seriam as consequências possíveis? Alguém que entenda um pouco de elétrica e conheça as peças do lampejador, ou alguém que já tenha feito isso saberia me responder essa questão?
Amigo, com relação ao consumo de energia, prefiro que comente quem já fez a gambiarra o recurso técnico acima. Eu não fiz, então não devo opinar.

Já com relação a danificar o botão do lampejador, pelo que conheço de eletricidade automotiva (vinda de formação no SENAI-RJ em 86), posso te dizer que não vai causar nenhum dano aos contatos elétricos. Pelo contrário, lampejar provoca mais centelhamento dentro do botão do que ligar direto. O único dano que TALVEZ aconteça - mas não acredito - é diminuir a pressão da mola de retorno (se é que há), uma vez que ficará pressionada direto. Se você colocar o elástico só no início da viagem e retirar ao chegar em casa, duvido que danifique qualquer componente do botão. Ainda mais que, se a sua preocupação é com a garantia, este recurso será usado por menos de um ano.

Luz no seu caminho!

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 30 Mar 2019, 09:16
por Alex F
CANO escreveu:
Alex F escreveu:Olá galera,
Antes que digam que não é necessário, ou feio, ou levarei multas, tenho bons motivos para utilizar os dois faróis. Onde moro atualmente pego alguns km de subidas e descidas em estrada de terra com, pedras, buracos, pontes, galhos de árvores caídos, animais na pista etc. chego sempre a noite ou de madrugada. O farol da t250 é bom, mas preciso de mais iluminação.
Com o lampejador acionado, a visibilidade fica perfeita, ilumina as pedras e buracos próximos, e ilumina a estrada a frente.
Não pretendo fazer a gambiarra de ligar os dois faróis juntos no farol alto pois a moto perderia a garantia.
Se eu mantiver pressionado o lampejador com elástico durante um longo período, quais seriam as consequências possíveis? Alguém que entenda um pouco de elétrica e conheça as peças do lampejador, ou alguém que já tenha feito isso saberia me responder essa questão?
Amigo, com relação ao consumo de energia, prefiro que comente quem já fez a gambiarra o recurso técnico acima. Eu não fiz, então não devo opinar.

Já com relação a danificar o botão do lampejador, pelo que conheço de eletricidade automotiva (vinda de formação no SENAI-RJ em 86), posso te dizer que não vai causar nenhum dano aos contatos elétricos. Pelo contrário, lampejar provoca mais centelhamento dentro do botão do que ligar direto. O único dano que TALVEZ aconteça - mas não acredito - é diminuir a pressão da mola de retorno (se é que há), uma vez que ficará pressionada direto. Se você colocar o elástico só no início da viagem e retirar ao chegar em casa, duvido que danifique qualquer componente do botão. Ainda mais que, se a sua preocupação é com a garantia, este recurso será usado por menos de um ano.

Luz no seu caminho!
Valeu Carlos, minha dúvida era essa mesmo, se não iria estragar o botão. Eu até já acostumei a pilotar com o dedo pressionando o lampejador direto nos trechos onde é necessário.
Valeu!

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 03 Jun 2019, 01:16
por Filipe S
Olá.

duplicou a menssagem :p

Abraço.

Re: Ténéré 250 - Modificações no farol

Enviado: 03 Jun 2019, 01:18
por Filipe S
Olá.

Bom, ler 27 pag, não ia ler né? :D

Mas já tinha visto o tópico e pensado em como melhorar o farol. Até cogitei usar lampadas de xênon 3000k e Jumper no baixo com o alto, mas usar xênon nessa moto, tenho medo de arrancar sangue no zoi dos outros que vierem em sentido contrario.

Enfim, achei esse vídeo em que o cara fez exatamente o que pretendia fazer. Testar e medir se a bateria/retificador aguentaria isso.
Segue o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=6fFtHFGVGd0" onclick="window.open(this.href);return false;

Acredito que dá pra fazer sem ser na chave, acho que dá pra pegar no chicote perto da coluna de direção tbm.

Abraço.