Como solucionar a dureza do câmbio?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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Fabio_joinville
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Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Fabio_joinville » 17 Set 2012, 15:55

Pessoal tenho uma Lander 2007 que o câmbio é uma maravilha, já a Fazer 250 2012 da minha esposa não posso dizer o mesmo é bem duro, no inicio me disseram que com o passar da kilometragem melhoraria, porém a moto já chegou nos 5 mil kilometros e até depois da trocade óleo até parece que endureceu um pouco mais, na ultima troca troquei o filtro também, sempre usei o Yamalabe, alguns me falaram que o Motul 3100 é melhor, achei estranho porque o Yamalube é SL e o Motul é SH, teoricamente o Yamalube seria melhor, dai fica minha dúvida, gostaria da opinião de vocês já que apesar das motos serem diferentes o motor é o mesmo.
Abraço a todos.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por doug01n » 17 Set 2012, 16:55

Só de trocar o óleo para Motull 3000 eu senti uma mudança da água pro vinho na minha moto. Aliás, na última revisão da Red Baron, botaram o Yamalube, e tenho xingado o câmbio da minha moto nos últimos 4.000km!
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por lmonteso » 17 Set 2012, 21:18

Galera, o q seria o câmbio duro?
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Kakko » 17 Set 2012, 22:37

Sempre me pergunto isso...até que ponto alguma pequena variação de marca , ou especificação parecida, pode influenciar nesta questão.

Concordo que o óleo quando já bem usado..com quilometragem avançada, pode dificultar os engates, pois fica contaminado, sujo, e vai perdendo suas propriedades fundamentais.

Mas apenas com a mudança de marca......sei lá.....talvez seja eté um pouco do efeito placebo...ou seja, psicológico.

Vejam bem...estou falando de comparação entre lubrificantes bem afamados.

enfim....sei lá :joinha:
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Donfloripa. » 17 Set 2012, 23:42

Transferir da primeira marcha p segunda é bem complicado na minha moto. Acabou de sair da revisão de 1000km e voltou da mesma forma. Pediram p acompanhar e avaliar até os 5000.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Fender » 17 Set 2012, 23:54

O da minha moto funfa bem, vez ou outra fica meio duro. Costumo deixar a embreagem regulada bem alta, ou seja o cabo bem esticado.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Donfloripa. » 18 Set 2012, 08:46

Então Fender, o mecânico informou que a Yamaha indica uma regulagem padrão. Deixaram na tal regulagem e pediram p rever na revisão dos 5000. QQ configuração diferente acho que vou precisar esperar a próxima revisão...

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por doug01n » 18 Set 2012, 09:03

Kakko, coloque uma vez apenas o Motul 3.000 na sua moto (não o 5.100 que é sintético), e me fale se houve diferença ou não. Apesar de óleos de mesma especificação serem parecidos, a composição continua diferente, o que pode levar à propriedades diferentes.
A gente já discutiu isso no tópico de óleos, mas não com o enfoque específico de como isso influencia no câmbio.
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Kakko » 18 Set 2012, 09:28

Olá caro doug....tudo bem ? ok...

Cara...vou experimentar e ver o que vai dar. Apenas ainda não o fiz , por que já tinha em estoque caseiro, e ainda tenho, alguns yamalubes que comprei em uma promoção.

diga...vc realmente notou alguma diferença substancial ?? nível de ruido, melhoria nos engates, ou outra coisa ?

abraço

PS :offtopic: ....vamos fazer um mini encontro no Serra no próximo findi ??
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por doug01n » 18 Set 2012, 10:29

Nível de ruído, melhora nos engates, tudo que vc acha que não vai mudar, muda. rsrs
P.S.: Cria um tópico, que a gente já arrebanha o povo!
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