Como solucionar a dureza do câmbio?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
jean motoca
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por jean motoca » 24 Set 2012, 17:29

Nossa senhora dos motores :ohhhhh:
Uma verdadeira aula sobre lubrificação , obrigado amigos, eu não sabia que a coisa era tão complicada e suja. :joinha:

Que mercado complicado, mais a gentes sempre aprende , obrigado... :ohhhhh:

Jean.. :ohhhhh:

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BruceD
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por BruceD » 24 Set 2012, 18:04

ainda não troquei o óleo da minha pq não achei o filtro em nenhuma loja física, e na internet não dá pra pegar enquanto os correios estiverem em greve... tá com 3200km desde a última troca, e o câmbio tá mais duro a cada dia q passa, toh quase trocando o óleo sem o filtro msm...

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Davig3 » 24 Set 2012, 18:40

kablack escreveu:Ah!!! Faltou um detalhe!!

Todos os óleos nacionais são fabricados pela Petrobrás. Cada Bandeira coloca seus aditivos...

E para piorar, por lei, todo óleo nacional tem uma parcela de óleo usado reciclado em sua composição...

Dizem as más linguas que no Mobil Lixo esse percentual é de 70%...

Percebem agora porque o Motul 3000, importado, com certificação SG na prática se mostra melhor que um Yamalube nacional com certificação SJ?

Tem que rir para não chorar.

Abraços
opa blz kablack, esse assunto de oleo rende bastante, mas estava pesquisando e vi que o yamalube é fabricado pela chevron do brasil, assim como os texaco tbm, e nao pela petrobras...
Abçs

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por BruceD » 24 Set 2012, 18:52

amigo, a texaco pertence à chevron, e esta fabrica apenas aditivos... o óleo em si realmente é fabricado apenas pela petrobrás...

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por kablack » 24 Set 2012, 19:11

Isso mesmo. Assim como toda a gasolina vendida no Brasil é fornecida pela Petrobrás. O que muda em cada bandeira é a aditivação.

Existe inclusive uma tabela de equivalência entre os lubrificantes de cada marca. O que muda é a aditivação, pois o que a Petrobrás vende é o óleo lubrificante Base, sem aditivos, homologado por normas internacionais.

Cada distribuidora coloca seus aditivos.

Isso não quer dizer que os óleos são iguais, porque, os aditivos é que fazem toda a diferença no desempenho.

Inclusive existe uma tabela de equivalência de lubrificantes, veja:

http://wwws.br-petrobras.com.br/ns606p01/similaridade/" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por barraforte » 24 Set 2012, 19:43

O que ajudou muito, foi o que um colega comentou.

Eu tirei a alavanca do câmbio, e baixei ela em um dente. Um dente somente, com isso, ficou mais fácil "levar pra cima" e as marchas passaram a engatar mais fácil. Depois, ao retornar para a posição original, eu engatei diversas vezes o neutro ao invés da 2º.

Ao fazer esta modificação, só recomendo que ao re-apertar o parafuso, faça com o torque específico. E é sempre bom verificar o aperto.

Já imaginou você a 120km/h vai baixar uma marcha para uma ultrapassagem e percebe que sua alavanca de câmbio não está mas ali? :thumbdown:


--------------


Sobre a lubrificação, uso o Yamalube mesmo.
BruceD escreveu:ainda não troquei o óleo da minha pq não achei o filtro em nenhuma loja física, e na internet não dá pra pegar enquanto os correios estiverem em greve... tá com 3200km desde a última troca, e o câmbio tá mais duro a cada dia q passa, toh quase trocando o óleo sem o filtro msm...
Faça a troca sem filtro. Assim que arrumar o filtro, troque novamente... não custa caro o litro do óleo. E seu motor estará mais protegido.
(Não vou discutir sobre qual quilometragem é a especificada. Minha opinião é troca de 2500 em 2500km) :joinha:

-----------
Kablack escreveu:Para esse tópico só vou dizer que embreagem patinando é embreagem velha. Não aditivo.
Sobre os aditivos, um amigo usa a um bom tempo o Bardhal B12 (em sua devida proporção) na Ténéré 250, e após algum tempo notou a embreagem patinando (com 7mil km) ao reduzir um pouco a quantidade do aditivo recomendada pelo fabricante, o "defeito" parou. :joinha: :joinha:

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Braz » 24 Set 2012, 22:29

Nada a reclamar do câmbio da minha nega. :thumbup:

A dica de regular a alavanca do câmbio é boa. Todas as motos que pego (minha), sempre fuço nos comandos, deixando mais confortáveis e fáceis de acionar.
E Braz
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Kakko » 24 Set 2012, 22:38

Ok....papo de lubrificação a parte, eu não faço e nem aconselho adicionar qquer aditivo ao óleo da moto.

Nem uma pequena porcentagem de Molikote, que ao meu ver não iria resolver nada....talvez até prejudicar.

Como já foi dito pelo KB..tbm considero mkt .

E segundo relatos, pode sim patinar a embreagem.

saudações :joinha:
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por kablack » 24 Set 2012, 22:41

barraforte;

Seu amigo usava o Bardhal B12 para motos ou usava o comum? Qual era a proporção que ele usava?

A Molikote recomenda 5%.

Pior que o Bardhal B12 só mesmo o STP. São aditivos que alteram a viscosidade do Óleo. Não curto.

Abraço
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por alexandrepalhynha » 24 Set 2012, 23:01

caramba preciso descobrir que moto é essa que voces estão andando com cambio duro assim. nem quero passar perto.....
minha moto nunca teve problema de cambio assim. eu comprei uma tenere 250 a exatos 9 meses e nao tenho/tive nenhum problema, nenhum mesmo com o cambio.

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