Como solucionar a dureza do câmbio?
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- Mestre-
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Nossa senhora dos motores
Uma verdadeira aula sobre lubrificação , obrigado amigos, eu não sabia que a coisa era tão complicada e suja.
Que mercado complicado, mais a gentes sempre aprende , obrigado...
Jean..
Uma verdadeira aula sobre lubrificação , obrigado amigos, eu não sabia que a coisa era tão complicada e suja.
Que mercado complicado, mais a gentes sempre aprende , obrigado...
Jean..
- BruceD
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
ainda não troquei o óleo da minha pq não achei o filtro em nenhuma loja física, e na internet não dá pra pegar enquanto os correios estiverem em greve... tá com 3200km desde a última troca, e o câmbio tá mais duro a cada dia q passa, toh quase trocando o óleo sem o filtro msm...
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
opa blz kablack, esse assunto de oleo rende bastante, mas estava pesquisando e vi que o yamalube é fabricado pela chevron do brasil, assim como os texaco tbm, e nao pela petrobras...kablack escreveu:Ah!!! Faltou um detalhe!!
Todos os óleos nacionais são fabricados pela Petrobrás. Cada Bandeira coloca seus aditivos...
E para piorar, por lei, todo óleo nacional tem uma parcela de óleo usado reciclado em sua composição...
Dizem as más linguas que no Mobil Lixo esse percentual é de 70%...
Percebem agora porque o Motul 3000, importado, com certificação SG na prática se mostra melhor que um Yamalube nacional com certificação SJ?
Tem que rir para não chorar.
Abraços
Abçs
- BruceD
- Participativo+
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
amigo, a texaco pertence à chevron, e esta fabrica apenas aditivos... o óleo em si realmente é fabricado apenas pela petrobrás...
Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Isso mesmo. Assim como toda a gasolina vendida no Brasil é fornecida pela Petrobrás. O que muda em cada bandeira é a aditivação.
Existe inclusive uma tabela de equivalência entre os lubrificantes de cada marca. O que muda é a aditivação, pois o que a Petrobrás vende é o óleo lubrificante Base, sem aditivos, homologado por normas internacionais.
Cada distribuidora coloca seus aditivos.
Isso não quer dizer que os óleos são iguais, porque, os aditivos é que fazem toda a diferença no desempenho.
Inclusive existe uma tabela de equivalência de lubrificantes, veja:
http://wwws.br-petrobras.com.br/ns606p01/similaridade/" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
Existe inclusive uma tabela de equivalência entre os lubrificantes de cada marca. O que muda é a aditivação, pois o que a Petrobrás vende é o óleo lubrificante Base, sem aditivos, homologado por normas internacionais.
Cada distribuidora coloca seus aditivos.
Isso não quer dizer que os óleos são iguais, porque, os aditivos é que fazem toda a diferença no desempenho.
Inclusive existe uma tabela de equivalência de lubrificantes, veja:
http://wwws.br-petrobras.com.br/ns606p01/similaridade/" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
- barraforte
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
O que ajudou muito, foi o que um colega comentou.
Eu tirei a alavanca do câmbio, e baixei ela em um dente. Um dente somente, com isso, ficou mais fácil "levar pra cima" e as marchas passaram a engatar mais fácil. Depois, ao retornar para a posição original, eu engatei diversas vezes o neutro ao invés da 2º.
Ao fazer esta modificação, só recomendo que ao re-apertar o parafuso, faça com o torque específico. E é sempre bom verificar o aperto.
Já imaginou você a 120km/h vai baixar uma marcha para uma ultrapassagem e percebe que sua alavanca de câmbio não está mas ali?
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Sobre a lubrificação, uso o Yamalube mesmo.
(Não vou discutir sobre qual quilometragem é a especificada. Minha opinião é troca de 2500 em 2500km)
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ABS
Eu tirei a alavanca do câmbio, e baixei ela em um dente. Um dente somente, com isso, ficou mais fácil "levar pra cima" e as marchas passaram a engatar mais fácil. Depois, ao retornar para a posição original, eu engatei diversas vezes o neutro ao invés da 2º.
Ao fazer esta modificação, só recomendo que ao re-apertar o parafuso, faça com o torque específico. E é sempre bom verificar o aperto.
Já imaginou você a 120km/h vai baixar uma marcha para uma ultrapassagem e percebe que sua alavanca de câmbio não está mas ali?
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Sobre a lubrificação, uso o Yamalube mesmo.
Faça a troca sem filtro. Assim que arrumar o filtro, troque novamente... não custa caro o litro do óleo. E seu motor estará mais protegido.BruceD escreveu:ainda não troquei o óleo da minha pq não achei o filtro em nenhuma loja física, e na internet não dá pra pegar enquanto os correios estiverem em greve... tá com 3200km desde a última troca, e o câmbio tá mais duro a cada dia q passa, toh quase trocando o óleo sem o filtro msm...
(Não vou discutir sobre qual quilometragem é a especificada. Minha opinião é troca de 2500 em 2500km)
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Sobre os aditivos, um amigo usa a um bom tempo o Bardhal B12 (em sua devida proporção) na Ténéré 250, e após algum tempo notou a embreagem patinando (com 7mil km) ao reduzir um pouco a quantidade do aditivo recomendada pelo fabricante, o "defeito" parou.Kablack escreveu:Para esse tópico só vou dizer que embreagem patinando é embreagem velha. Não aditivo.
ABS
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Bilhete Único
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Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...
Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Nada a reclamar do câmbio da minha nega.
A dica de regular a alavanca do câmbio é boa. Todas as motos que pego (minha), sempre fuço nos comandos, deixando mais confortáveis e fáceis de acionar.
A dica de regular a alavanca do câmbio é boa. Todas as motos que pego (minha), sempre fuço nos comandos, deixando mais confortáveis e fáceis de acionar.
E Braz
Campinas/SP
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- Kakko
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
Ok....papo de lubrificação a parte, eu não faço e nem aconselho adicionar qquer aditivo ao óleo da moto.
Nem uma pequena porcentagem de Molikote, que ao meu ver não iria resolver nada....talvez até prejudicar.
Como já foi dito pelo KB..tbm considero mkt .
E segundo relatos, pode sim patinar a embreagem.
saudações
Nem uma pequena porcentagem de Molikote, que ao meu ver não iria resolver nada....talvez até prejudicar.
Como já foi dito pelo KB..tbm considero mkt .
E segundo relatos, pode sim patinar a embreagem.
saudações
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
barraforte;
Seu amigo usava o Bardhal B12 para motos ou usava o comum? Qual era a proporção que ele usava?
A Molikote recomenda 5%.
Pior que o Bardhal B12 só mesmo o STP. São aditivos que alteram a viscosidade do Óleo. Não curto.
Abraço
Seu amigo usava o Bardhal B12 para motos ou usava o comum? Qual era a proporção que ele usava?
A Molikote recomenda 5%.
Pior que o Bardhal B12 só mesmo o STP. São aditivos que alteram a viscosidade do Óleo. Não curto.
Abraço
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- Mestre
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- Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
- Cidade onde mora: Sampa/SP
Re: Como solucionar a dureza do câmbio?
caramba preciso descobrir que moto é essa que voces estão andando com cambio duro assim. nem quero passar perto.....
minha moto nunca teve problema de cambio assim. eu comprei uma tenere 250 a exatos 9 meses e nao tenho/tive nenhum problema, nenhum mesmo com o cambio.
minha moto nunca teve problema de cambio assim. eu comprei uma tenere 250 a exatos 9 meses e nao tenho/tive nenhum problema, nenhum mesmo com o cambio.