Como solucionar a dureza do câmbio?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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hdbatistela85
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por hdbatistela85 » 07 Ago 2014, 17:20

esses dias dei uma volta na gs 650 bmw de um amigo meu, aí percebi o quanto é duro a troca da marcha da tenere kkkk

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wdc1974
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por wdc1974 » 01 Jan 2016, 16:37

Pessoal minha Te250 está com 200 kms, desde que saiu da CC está com um problema na primeira marcha, a maioria das veses para engatar a 1° tenho q apertar o manete e soltar um pouco e voltar a apertar de novo, senão a marcha não entra, já passei vários apertos no semáforo com ela, voltei na CC e o mecânico me disse q era normal com o tempo ficaria normal, alguém já teve esse problema?

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por CORTELLINE » 01 Abr 2016, 13:53

wdc1974, é normal sim, muitos aqui já passaram por isso. Realmente melhora com o tempo (ou nos acostumamos). Esse macete pra engatar vc acaba fazendo sem perceber quando não engatar, é só soltar um pouquinho mesmo, ou movimentar um pouco a moto, para frente ou para trás...
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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por eduardo eiji » 18 Abr 2016, 12:34

Usei óleo Yamalube semissintético que apesar de ser mais caro, melhorou muito as trocas de marcha, agora não sei o porquê. Quando usava o Yamalub comum o câmbio ficava um pouco mais duro, e lá pelos 1500km de uso, ficava bem pior.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por arthuralfenas » 14 Mai 2016, 10:55

Galera é o seguinte, sou formado em mecânica de motos pelo SENAI e curso Engenharia Mecânica(6º período).Tenho contato com mecânica de moto a 8 anos.

Esse problema de cambio duro, é relativo a várias variáveis.

As principais são:

Embreagem desregulada.
Quantidade de óleo acima do indicado.
Óleo velho ( Precisando de troca).
Má lubrificação do eixo que segura o pedal de troca de marcha.

Muitas das vezes o câmbio fica duro quando o óleo já perdeu suas propriedades,e se torna ineficiente na lubrificação. Isso é uma indicação que necessita-se troca-lo.

As fabricantes indicam um troca de óleo por km, mas isso é considerando poucas variáveis. (média).

Umas das variáveis mais importantes para a troca de óleo é o seu tipo de uso.

Titio(4000 a 7000 rpm)
Vida loca(6000 a 10000rpm)
Retardado(10000rpm forever), e corte de giro.

Então a conclusão é, analise qual o seu uso:leve,médio,extremo.
E troque o óleo fazendo uma analise da média do manual.No caso da lander,teneré e fazer, 5000 km.

Titio(Manual)
Vida loca(2500km)
Retardado(1500km)

:urrruuu: :joinha:

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por barraforte » 15 Mai 2016, 00:20

@Eduardo Eiji, isso se dá porque os agentes de extrema pressão do Yamalube mineral é bem precário.

No caso do semi, ele trabalha melhor com os aditivos do óleo, por isso o câmbio fica melhor.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por Pira » 17 Jun 2016, 12:31

Galera estou usando bardhal B12 e ele deixa o câmbio bem macio.
Não possui custo benefício mas mesmo assim vale o conforto.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por ventania » 17 Jun 2016, 12:40

Pira escreveu:Galera estou usando bardhal B12 e ele deixa o câmbio bem macio.
Não possui custo benefício mas mesmo assim vale o conforto.


Pira, tudo bem.


Pelo que já lí, se voce não tiver usando o B12 proprio para moto, voce a medio prazo vai funicar sua embreagem, porque não percebemos muito, mas internamente os discos vão patinar em cada troca de marcha, prejudicando sua embreagem.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por filipedonato » 17 Jun 2016, 15:26

ventania escreveu:

Pira, tudo bem.


Pelo que já lí, se voce não tiver usando o B12 proprio para moto, voce a medio prazo vai funicar sua embreagem, porque não percebemos muito, mas internamente os discos vão patinar em cada troca de marcha, prejudicando sua embreagem.
Aqui vou nos segundo frasco de B12 pra carro, um frasco me rendeu 4 trocas de óleo. E solucionou a dureza e imprecisão do câmbio há muito tempo. Não tem problema nenhum.

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Re: Como solucionar a dureza do câmbio?

Mensagem por barraforte » 17 Jun 2016, 22:01

O B12 em mínimas quantidades não influencia na embreagem e ajuda bastante o câmbio.

Mas veja se por custo benefício não acaba valendo mais a pena usar um óleo melhor.

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