marcha-lenta - regulagem

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
renanperim
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 228
Registrado em: 09 Nov 2012, 20:41
Cidade onde mora: Americana/SP

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por renanperim » 27 Mai 2013, 22:49

PietroTavolazzi escreveu:Sim, deixe entre o 1 e 1,5, como algo que 1,2 ou 1,3. A minha fez a mesma coisa, principalmente quando saía de Rodovia em giro alto.
É exatamente isso Pietro, sai da rodovia ela apaga.
Amanhã depois de esquentar bem a moto vou dar uma mechida de leve.

cristianoff
Visitante
Visitante

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por cristianoff » 28 Mai 2013, 13:11

Bom, então não tem jeito de ver as rotações no painel eletrônico, só no contagiros analógico....
É assim mesmo, no chutômetro?

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por MaxxTazzi » 28 Mai 2013, 13:35

cristianoff escreveu:Bom, então não tem jeito de ver as rotações no painel eletrônico, só no contagiros analógico....
É assim mesmo, no chutômetro?
Na verdade tratando-se de analógico você possui ponteiros, pontos e matriz. Na verdade fica no olhômetro, pois de 1 à 2 são 5 pontos, cada um equivale a 0,2, então vc ajusta próximo a isso, é tranquilo.

No manual pede que a marcha lente fique em torno de 1,1 à 1,4 se eu não me engano, dê uma confirmada, estou no cel e não tenho acesso aqui.

Claro, que com um diagnostico de injeção fica mais preciso, mais de qualquer forma a marcha lenta é ondulatória, pois depende de temperatura, combustível e várias coisas. Na verdade até no ouvido lapidado você sente se está muito acelerada ou pouca. Rapidinho regula, sentido anti horario acelera, sentido horário desacelera.

Vale ressaltar, que após a regulagem, ela voltar a cair a lenta ou ficar muito oscilante pode ser outro fator, como gasosa ou algo que não esteja bem no sistema, é difícil mais ocorre...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

cristianoff
Visitante
Visitante

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por cristianoff » 28 Mai 2013, 13:57

Tá, valeu Pietro.
Vai ser no olho mesmo então...
No manual fala entre 1300 e 1500rpm
Perguntei isso da rotação no painel eletrônico porque sei que a Lander e XT tem isso.
Mas beleza, acho que já vai dar para sacar se o lance de apagar em alta velocidade é a lenta.

Avatar do usuário
Balutzen
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 214
Registrado em: 19 Nov 2012, 20:37
Cidade onde mora: Natal/RN
Localização: Natal/RN

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por Balutzen » 29 Mai 2013, 17:02

Deixei a minha quase nos 2k no frio (assim que liga), quando esquenta, a rotação cai pra uns 1,4k, acho que ta bão.
Imagem

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por MaxxTazzi » 29 Mai 2013, 17:42

É isso aí, quando liga é normal da injeção trabalhar com menos entrada de ar e mais gordo o motor afim de equilibrar antes de sair...

Importante, só regule a lenta com o motor quente, em temperatura de trabalho normal...

Fica oscilante, entre 1.1 a 1.5 pra alguma e outras...a minha fica no 1.3...claro no olho de Lince...rsrs
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por Dust » 29 Mai 2013, 21:14

Na minha não acontece isso de cair a rotação depois que esquenta.

Quanto peguei ela ligava só no start e depois de quente ficava em 2k. Achava muito acelerada. Então, com depois de uma semana, resolvi regular. Com o motor quente e farol ligado, reduzi para 1.3k. Só que quando liga ela não fica mais alto e estabiliza em 1.3k como relatado. Na verdade para ligar além de apertar o star tenho que dar uma aceleradazinha, só pra ela pegar, aí deixo, ela fica trabalhando em 1.1k +-, e na hora se dair com o motor ainda frio tenho que manter a aceleração boa senão ela morre; e depois de andar um pouco (tipo uns 500 metros), quando já está quente, fica em 1.3k e ok. Nunca aconteceu de morrer como relatado pelos colegas...

Estranho que os sintomas de marcha lenta motor frio x quente da minha se apresentem de forma diferente das dos demais... preocupar?
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por MaxxTazzi » 29 Mai 2013, 22:15

Cara, algo sim...estranho. Motos com injeção não precisam de acelerar para pegar, ela fria a própria injeção faz a leitura e deixa mais gordo ou acelerado, nas carburadas fazíamos isso, claro analogicamente. Ja estava estranho os 2k, depois mesmo fria ficar abaixo de 1k. As vezes pode ser a gasosa ou algo no filtro de ate injeção. O certo seria fria, focar em torno de 1,5 e depois de 2 min, cerca voltar a 1,2 a 1,3...
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
Dust
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1180
Registrado em: 02 Fev 2013, 16:34
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
Contato:

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por Dust » 29 Mai 2013, 23:04

Opa, na revisão dos 1k já estava assim, não viram nada (oh que surpresa). Quando for pra de 5k vou mandar ver. Não estava encanando porque tirando essas diferenças de comportamento a moto não apresenta falha alguma, não morre como acontece em alguns relatos, etc. Enfim, ficar de olho né. Valeu a dica.
Meu site: ||||||||||||| http://www.dustadventure.com |||||||||||||
Ténéré 250 2013

Não compre peças de origem duvidosa. Não deixe seus amigos comprarem peça de origem duvidosa. O que se planta é o que se colhe, não seja mané.

cristianoff
Visitante
Visitante

Re: marcha-lenta - regulagem

Mensagem por cristianoff » 05 Jun 2013, 00:03

Ô Dust, tubo bom!? Então, teu relato bate com o meu. Ou seja, tua moto tá com a marcha lenta desregulada. Nossa moto não tem dessa de ficar dando aceleradinha para não apagar não. Não é carburador que vc tem que ficar no semáforo acelerando em dia frio pra não morrer, sacou! Se vc fizer isso sempre, com ela desregulada, vai dar certo, não vai morrer. Mas não é o normal. Sugestão? Dá uma giradinha anti-horario no parafuso da marcha lenta, chega no que é recomendado pela Y, ou seja 1300 a 1500 rpm (e não os 1100 a 1300 que vc tá usando). Com ela quente mesmo, 20 minutos andando! Daí qdo fria e vc ligar a primeira vez, ela vai parar nos 1700 ou 1800, dai depois cai para 1400, o que é normal.
Depois das pesquisadas aqui eu fiz isso e a moto tá outra, inclusive subiu dos 26km/l para 30km/l de consumo, sem perder desempenho.
Mas beleza, vamos conversando...pode ser que vc gosta e tá acostumado com a moto assim né!
Valeu!

Responder