Bem-vindo: 30 Abr 2017, 17:48

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 601 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 57, 58, 59, 60, 61  Próximo

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?
SIM, PREFIRO TROCAR ANTES 48%  48%  [ 193 ]
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL 44%  44%  [ 178 ]
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM 5%  5%  [ 19 ]
DEPENDE - OUTROS CASOS 3%  3%  [ 12 ]
Total de votos : 402
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 03 Jan 2017, 15:01 

Cidade onde mora: Macuco/RJ
handerson S. gomes escreveu:
bom dia
hoje tenho uma teneré 250 2017 que está com 200 km rodados, mas, antes tive uma vblade(motor da viraguinho) usei o óleo recomendado pelo manual semi sintético da castrol sae 20w50 por 5 anos 47.000 rodados e nunca verifiquei nivel de oleo trocava a cada 1500 como recomendado, depois, comecei usar mesmo oleo só que mineral e troca a cada 2000 e nas trocas o oleo sempre novinho e olha que viajava toda semana. não entendo por que a necessidade de verificação, mesmo seguindo manual.

Olá, handerson S. gomes.
Não sou perito no assunto, mas vou colocar meu ponto de vista.
Como deve ser de seu conhecimento, o lubrificante de motocicletas como nossas T250, refrigeradas a ar, além de ser responsável pela lubrificação do motor, da caixa de marchas e da embreagem, auxilia também na refrigeração. Dentro destes pequenos propulsores, a temperatura é altíssima. Não sei informar o valor exato, mas, só para se ter uma ideia, a sonda lambda (ou sensor de oxigênio) só está totalmente ativa acima dos 300ºC!! É bem quente, né?
Portanto, é completamente normal que o fluido tenha uma pequena baixa, evaporação, depois de certa quilometragem. Daí a necessidade de verificação: evitar danos ao motor causados por falta de lubrificação.
Agora, trocando óleo com uma quilometragem baixa como você faz, creio que não há necessidade de verificação, a menos que sua moto apresente algum tipo de vazamento ou você tenha uma pilotagem agressiva.
Na minha moto, faço verificação a cada 15 dias.
Abraços.

MensagemEnviado: 30 Jan 2017, 09:38 

Cidade onde mora: Fortaleza/CE
Pessoal, uma dúvida.... Vou trocar o óleo dá minha Té 15/16 e vou utilizar a metade do óleo que sobrou dá última troca.... A dúvida é pq comprei outro litro de yamalube, na cc mesmo, e esse parece ter especificação diferente.... O primeiro é 20w50 API SL / JASO MA e o segundo tb é 20w50 API SL / só que JASO MA2..... Será q tem problema em misturar esses dois!?

MensagemEnviado: 30 Jan 2017, 17:44 

Boa noite, Sidaquino.
Tentarei lhe passar o que entendo sobre a norma JASO.
Creio que outros Tenereiros mais experientes possam lhe ajudar mais.
Vamos lá. Como deve ser de seu conhecimento, a embreagem de nossas guerreiras é banhada o tempo todo pelo óleo. Então, por que ela não patina? Ela não patina devido à capacidade de atrito dos lubrificantes. E quem determina esta capacidade é a especificação JASO (Organização de Normas Automobilísticas Japonesas). A JASO exigida para motos quatro tempos é a JASO T 903:11.
Dentro desta especificação, o lubrificante pode ser MA, MA1, MA2 e MB.
Então, o lubrificante JASO MA2, terá uma capacidade de atrito (se assim podemos dizer), maior que o JASO MA.
Portanto, na minha opinião, não há problema nenhum em fazer esta mistura, uma vez que o índice de viscosidade é o mesmo (20w50) e a marca também (YAMALUBE).
Para mais esclarecimentos acesse o link abaixo.
http://www.olhonooleo.com/single-post/2 ... -JASO-T903
Espero ter ajudado.
Abraços.

MensagemEnviado: 30 Jan 2017, 18:10 

Cidade onde mora: Fortaleza/CE
Adilon P Barbosa escreveu:
Boa noite, Sidaquino.
Tentarei lhe passar o que entendo sobre a norma JASO.
Creio que outros Tenereiros mais experientes possam lhe ajudar mais.
Vamos lá. Como deve ser de seu conhecimento, a embreagem de nossas guerreiras é banhada o tempo todo pelo óleo. Então, por que ela não patina? Ela não patina devido à capacidade de atrito dos lubrificantes. E quem determina esta capacidade é a especificação JASO (Organização de Normas Automobilísticas Japonesas). A JASO exigida para motos quatro tempos é a JASO T 903:11.
Dentro desta especificação, o lubrificante pode ser MA, MA1, MA2 e MB.
Então, o lubrificante JASO MA2, terá uma capacidade de atrito (se assim podemos dizer), maior que o JASO MA.
Portanto, na minha opinião, não há problema nenhum em fazer esta mistura, uma vez que o índice de viscosidade é o mesmo (20w50) e a marca também (YAMALUBE).
Para mais esclarecimentos acesse o link abaixo.
http://www.olhonooleo.com/single-post/2 ... -JASO-T903
Espero ter ajudado.
Abraços.

Pow cara, muito bom o esclarecimento.... Realmente a diferença entre os valores é bem baixo (entre MA e MA2) na tabela q tem no link q vc mandou... Então axo q não vai t problema em misturar os dois. Vou trocar amanhã o óleo e filtro e vou tentar tirar o máximo de óleo velho do sistema hehehe (tirar até o que fica nos mangotes do radiador de óleo ^^). Vlw mais uma vez.

MensagemEnviado: 31 Jan 2017, 23:22 

Cidade onde mora: santarém-pa
Da minha te 12/13 55mil rodados óleo trocado a cada 3000km e nada de problemas, e mantendo nível sem reposição, uso da moto principalmente em estrada, sempre mantendo velocidade 90-110

MensagemEnviado: 07 Fev 2017, 17:44 

Cidade onde mora: Taubaté
Galera, boa tarde! Comprei minha Ténéré 2012 recentemente e troquei o óleo de acordo com o manual (yamalube mineral).

Posso trocar pelo semisintetico?

Enviado de meu Moto G (4) usando Tapatalk

MensagemEnviado: 07 Fev 2017, 21:31 

Cidade onde mora: Queimadas, PB
Guilherme.TS escreveu:
Galera, boa tarde! Comprei minha Ténéré 2012 recentemente e troquei o óleo de acordo com o manual (yamalube mineral).

Pode sim, vai estar fazendo uma ótima troca!
Veja só a diferença em um teste bem bruto:
https://www.youtube.com/watch?v=sjrQBiyrIHw

MensagemEnviado: 07 Fev 2017, 21:55 

filipedonato escreveu:
Guilherme.TS escreveu:

Pode sim, vai estar fazendo uma ótima troca!
Veja só a diferença em um teste bem bruto:
https://www.youtube.com/watch?v=sjrQBiyrIHw

Caraca.. quanta diferença mesmo...

Vou mudar para o semisintetico mesmo.

Valeu pelo vídeo!

MensagemEnviado: 08 Fev 2017, 08:40 

Bom dia, Guilherme.TS
Embora o motor da Ténéré 250 tenha sofrido poucas modificações desde o seu surgimento, observei no manual da sua moto, baixado no site da YAMAHA, que o óleo recomendado para o modelo 2012 é o 20w50. Ao trocar o mineral pelo semissintético, mantenha a viscosidade indicada.
Outra coisa: retire todo o óleo do motor, inclusive o que fica nos canos do radiador de óleo, e troque o filtro também.
Abraços.

MensagemEnviado: 08 Fev 2017, 08:45 

Adilon P Barbosa escreveu:
Bom dia, Guilherme.TS
Embora o motor da Ténéré 250 tenha sofrido poucas modificações desde o seu surgimento, observei no manual da sua moto, baixado no site da YAMAHA, que o óleo recomendado para o modelo 2012 é o 20w50. Ao trocar o mineral pelo semissintético, mantenha a viscosidade indicada.
Outra coisa: retire todo o óleo do motor, inclusive o que fica nos canos do radiador de óleo, e troque o filtro também.
Abraços.

Obrigado Adilon.

Isto que notei quando troquei o óleo mesmo, coloquei mineral por ser indicado no manual. Na próxima troca vou colocar o semisintetico.

Você sabe me dizer se os modelos mais recentes já vem indicado óleo semisintetico 'de fabrica'?

Abraço.

Criar novo tópico Responder  [ 601 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 57, 58, 59, 60, 61  Próximo

Todos os horários são GMT - 3 horas