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VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?
SIM, PREFIRO TROCAR ANTES 48%  48%  [ 193 ]
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL 44%  44%  [ 178 ]
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM 5%  5%  [ 19 ]
DEPENDE - OUTROS CASOS 3%  3%  [ 12 ]
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MensagemEnviado: 30 Out 2016, 18:35 
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Registrado em: 01 Jul 2015, 14:04
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Cidade onde mora: Macuco/RJ
diegonunes escreveu:
Todos já perceberam que o manual de instrução da moto indica que o nível de óleo deve ser visto a cada condução, correto?

Na maioria dos casos é um exagero, em outros casos não. O motor não tem consumo de óleo invariável, seja ele zero ou bastante rodado.

Existem algumas variáveis que podem contribuir para o aumento do consumo de óleo, dentre eles, velocidade, carga e clima.

Outro detalhe importante. Sempre irá ficar no motor (galerias, dutos, cavidades, engrenagens, eixos...) cerca de 200 ou 300 ml de óleo "velho", você querendo ou não, rs. No filtro, mais 100 ml. É por isso que a troca de óleo regular desse motor com filtro exige 1.350 ml e quando se abre o motor por completo, é necessário 1.550 ml de óleo na primeira vez após seu fechamento.

Aos que antecipam a troca de óleo demasiadamente (metade do tempo) sem motivo, a única coisa que posso dizer é que você está tendo um pseudo cuidado extra no motor, hehehe.

Olá, diegonunes.
Rapaz, tô curioso com uma coisa que observei hoje, ao trocar o óleo da minha Ténéré 250.
Todo motor consome óleo, isso é fato. Por isso, uma das recomendações do fabricante é que o nível seja medido frequentemente.
Porém, pra minha surpresa, ao fazer o esgotamento, retirei 1,5 litro!!
A moto é nova. Fiz a primeira troca na revisão de 1000km e hoje, com 2.500km (a partir da próxima revisão, trocarei a cada 5000km, como manda o fabricante).
Estranho ter retirado do motor uma quantidade maior do que deve ser adicionada quando não se troca o filtro, 1,35 ltro.
Abraços.

_________________
"Quem sabe divide, quem não sabe pergunta". Mário Sérgio Cortella


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MensagemEnviado: 30 Out 2016, 22:36 
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Registrado em: 12 Fev 2016, 21:24
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Cidade onde mora: Palhoça SC
Adilon P Barbosa escreveu:
diegonunes escreveu:
Todos já perceberam que o manual de instrução da moto indica que o nível de óleo deve ser visto a cada condução, correto?

Na maioria dos casos é um exagero, em outros casos não. O motor não tem consumo de óleo invariável, seja ele zero ou bastante rodado.

Existem algumas variáveis que podem contribuir para o aumento do consumo de óleo, dentre eles, velocidade, carga e clima.

Outro detalhe importante. Sempre irá ficar no motor (galerias, dutos, cavidades, engrenagens, eixos...) cerca de 200 ou 300 ml de óleo "velho", você querendo ou não, rs. No filtro, mais 100 ml. É por isso que a troca de óleo regular desse motor com filtro exige 1.350 ml e quando se abre o motor por completo, é necessário 1.550 ml de óleo na primeira vez após seu fechamento.

Aos que antecipam a troca de óleo demasiadamente (metade do tempo) sem motivo, a única coisa que posso dizer é que você está tendo um pseudo cuidado extra no motor, hehehe.

Olá, diegonunes.
Rapaz, tô curioso com uma coisa que observei hoje, ao trocar o óleo da minha Ténéré 250.
Todo motor consome óleo, isso é fato. Por isso, uma das recomendações do fabricante é que o nível seja medido frequentemente.
Porém, pra minha surpresa, ao fazer o esgotamento, retirei 1,5 litro!!
A moto é nova. Fiz a primeira troca na revisão de 1000km e hoje, com 2.500km (a partir da próxima revisão, trocarei a cada 5000km, como manda o fabricante).
Estranho ter retirado do motor uma quantidade maior do que deve ser adicionada quando não se troca o filtro, 1,35 ltro.
Abraços.


Então será que não colocaram óleo de mais na troca dos 1000km?

Tem que cuidar isso, pois colocar óleo acima do recomendado faz o motor trabalhar com uma pressão maior e pode danificar o motor

_________________
Ténéré 250 2016 Cinza


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MensagemEnviado: 31 Out 2016, 19:24 
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Registrado em: 01 Jul 2015, 14:04
Mensagens: 12
Cidade onde mora: Macuco/RJ
Olá.
Pois é, André, também estou com este pensamento.
Obrigado aí. :thumbup:

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"Quem sabe divide, quem não sabe pergunta". Mário Sérgio Cortella


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MensagemEnviado: 07 Dez 2016, 13:27 
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Registrado em: 10 Nov 2013, 14:25
Mensagens: 228
Localização: Salvador-BA
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Só uma correção em relação a quantidade conforme manual:

Quantidade de óleo:
Sem substituição do elemento do filtro de óleo:
1,35 L (1,43 US qt,1,19 Imp.qt)

Com substituição do elemento do filtro de óleo:
1,45 L (1,53 US qt,1,28 Imp.qt)


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MensagemEnviado: 14 Dez 2016, 11:35 
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Registrado em: 31 Out 2015, 14:38
Mensagens: 6
Cidade onde mora: Sabará/MG
Boa tarde!
O fabricante diz que a troca deve ser de 5 mil km, mas troco o da minha moto a cada 2mil km e o filtro de óleo a cada 4mil km, pois o óleo é a "peça" mais barata do motor, acredito que essa troca sugerida pelo manual é o limite que o óleo consegue manter suas propriedades de lubrificação e proteção do motor. E ultimamente tenho colocado o óleo motul.


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MensagemEnviado: 14 Dez 2016, 14:33 
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Registrado em: 10 Nov 2014, 21:08
Mensagens: 548
Cidade onde mora: guarulhos/Sp
Fernando Cb escreveu:
Boa tarde!
O fabricante diz que a troca deve ser de 5 mil km, mas troco o da minha moto a cada 2mil km e o filtro de óleo a cada 4mil km, pois o óleo é a "peça" mais barata do motor, acredito que essa troca sugerida pelo manual é o limite que o óleo consegue manter suas propriedades de lubrificação e proteção do motor. E ultimamente tenho colocado o óleo motul.


quase isso... a recomendada pelo fabricante é entre 50 e 60% do limite que o oleo mantem suas propriedades em condições normais... a KM recomendada é certeza que o oleo tem suas especificações, como não tem como saber de qual modo todos dirigem a margem de segurança é bem alta.


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MensagemEnviado: 19 Dez 2016, 22:30 
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Registrado em: 05 Jan 2015, 10:18
Mensagens: 56
Cidade onde mora: sao paulo/sp
Uma vez troquei com 3000 km e o óleo parecia café com leite e não precisa ser nenhum especialista pra saber que o óleo tinha ido pro saco. Agora troco no máximo com 1500 mas o mecânico sugeriu a cada 1000km.


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MensagemEnviado: 20 Dez 2016, 19:15 
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Registrado em: 04 Dez 2013, 08:30
Mensagens: 621
Cidade onde mora: Osasco/SP
Tive duas landers e agora a tenere, sempre usei yamalube e sempre troquei com 5milkm , nunca tive problemas , Abraços

Enviado de meu GT-I9195 usando Tapatalk


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MensagemEnviado: 03 Jan 2017, 10:15 
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Registrado em: 01 Jan 2017, 08:26
Mensagens: 5
Cidade onde mora: Campos dos Goytacazes/RJ
bom dia
hoje tenho uma teneré 250 2017 que está com 200 km rodados, mas, antes tive uma vblade(motor da viraguinho) usei o óleo recomendado pelo manual semi sintético da castrol sae 20w50 por 5 anos 47.000 rodados e nunca verifiquei nivel de oleo trocava a cada 1500 como recomendado, depois, comecei usar mesmo oleo só que mineral e troca a cada 2000 e nas trocas o oleo sempre novinho e olha que viajava toda semana. não entendo por que a necessidade de verificação, mesmo seguindo manual.


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MensagemEnviado: 03 Jan 2017, 12:31 
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Registrado em: 29 Dez 2011, 22:11
Mensagens: 4248
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ
eduardo eiji escreveu:
Uma vez troquei com 3000 km e o óleo parecia café com leite e não precisa ser nenhum especialista pra saber que o óleo tinha ido pro saco. Agora troco no máximo com 1500 mas o mecânico sugeriu a cada 1000km.


Refrigeração liquida? Ou deixou entrar agua no motor?

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Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)


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