Bem-vindo: 22 Out 2018, 07:34

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 628 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 59, 60, 61, 62, 63

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?
SIM, PREFIRO TROCAR ANTES 48%  48%  [ 202 ]
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL 45%  45%  [ 189 ]
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM 5%  5%  [ 20 ]
DEPENDE - OUTROS CASOS 3%  3%  [ 11 ]
Total de votos : 422
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 13 Out 2017, 11:16 

Cidade onde mora: floripa/sc
Opa Pedro, conforme respondi no outro tópico:

Pedro nicolsky escreveu:
pela especificação acho que pode ser utilizada na tenere 250 tbm.

Não entendi, Pedro. A especificação é bem clara: um é 10w40 e outro 20w50. São bem diferentes.
Continue usando o Yamalub 20w50, conforme o manual. Ou o Havoline 20w50, que é exatamente o mesmo óleo, mudando apenas a embalagem.
:thumbup:

MensagemEnviado: 13 Out 2017, 15:22 

Cidade onde mora: São Paulo / SP
Do manual da Tenere 250 2016 flex: https://www.yamaha-motor.com.br/arquivo.aspx?arquivo=/upload/produto/25/manual/mp.2016.tenere%20xtz250%20blueflex.1ed.53p.wa.pdf

Citação:
Óleo do motor:
Marca recomendada:
YAMALUBE
Tipo:
SAE 10W-40, 20W-40 ou 20W-50
Especificação do óleo de motor:
Tipo SL de Serviço API ou
superior, norma JASO MA
Quantidade de óleo do motor:
Sem substituição do elemento do
filtro do óleo:
1,35 L
Com substituição do elemento do
filtro de óleo:
1,45 L

Observe que a própria Yamaha preconiza o uso de 10W40 (entre outros). Dizem, porém, que o barulho da "máquina da costura" aumenta com esse óleo.

Eu usaria 20W50 em lugares muito quentes, 10W40 em lugares muito frios, e qualquer um em caso geral.

MensagemEnviado: 13 Out 2017, 16:15 

Cidade onde mora: floripa/sc
ivnn escreveu:
Observe que a própria Yamaha preconiza o uso de 10W40 (entre outros).

verdade!
A minha teneré é mais antiga, e por isso em seu manual consta apenas o 20w50.

Minha dúvida é se esse óleo é recomendação pq a yamaha melhorou o processo fabril deste motor, ou apenas porque agora disponibiliza esse óleo.

MensagemEnviado: 14 Out 2017, 09:29 

Cidade onde mora: Macuco/RJ
Olá, Pedro nicolsky.
Utilize somente o lubrificante especificado no manual de sua moto ou um outro que atenda a esta especificação. Ou seja, você pode usar um óleo que não seja o YAMALUBE, desde que ele atenda aos requisitos do fabricante. Dê uma olhada no manual, talvez na página 8-1. Se o tipo de lubrificante for 20W40 ou 20W50, você só poderá usar um destes. Se for do tipo API SL, você pode usar este ou qualquer um acima (API SM, API SN....). Se tiver que atender à norma JASO MA, você pode utilizar este ou JASO MA2.
Percebeu a diferença? O índice de viscosidade deve ser sempre o indicado pelo fabricante, as outras especificações, como API ou tipo de serviço, podem ser as indicadas ou superior.
Espero ter ajudado.
Abraços.

MensagemEnviado: 03 Dez 2017, 20:14 

Cidade onde mora: Pontal do Paraná/PR
Pessoal, apesar do manual falar em troca a cada 5 mil, a concessionária colocou uma etiqueta para troca a cada 2500 km, isso à partir da revisão de 5000

Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

MensagemEnviado: 04 Dez 2017, 10:53 

Cidade onde mora: Brasília DF
Segue o Manual.
toda motocicleta consome óleo, quando baixar completa, troca só quando chegar os 5 do manual.

Só troca antes, se o tempo de validade do óleo for ultrapassado dentro do motor da sua motocicleta

MensagemEnviado: 04 Dez 2017, 12:50 

Cidade onde mora: Vila Velha/ES
Aproveitando o tópico, nas trocas de 1k e 5k utilizei óleo mineral, agora na troca de 10k queria mudar para o semi-sintético, há algum problema em realizar a troca do tipo de óleo?

MensagemEnviado: 04 Dez 2017, 21:23 

Cidade onde mora: guarulhos/Sp
marcotavares escreveu:
Pessoal, apesar do manual falar em troca a cada 5 mil, a concessionária colocou uma etiqueta para troca a cada 2500 km, isso à partir da revisão de 5000

Só para eles ganharem mais dinheiro... é o mesmo motivo das suzuki tocarem com 10k la fora e com 3k aqui...

IgorMM escreveu:
Aproveitando o tópico, nas trocas de 1k e 5k utilizei óleo mineral, agora na troca de 10k queria mudar para o semi-sintético, há algum problema em realizar a troca do tipo de óleo?

Nenhum, o ideial é reduzir o tempo da troca quando se troca o tipo de oleo, no caso a cada cinco adianta para 50% disso, assim elimina os vestigios do oleo anterior.. mas como é um semi sintético ele tem na mistura componentes do mineral tbm(depende do fabricante)... então na teoria não tem problema..... se algum dia mudar para um 100% sintético ai sim troca com 1k dps com 2k e dps tempo normal que no caso dos sintéticos é de 10 a 15k...

dinho.p escreveu:
ivnn escreveu:
Observe que a própria Yamaha preconiza o uso de 10W40 (entre outros).

verdade!
A minha teneré é mais antiga, e por isso em seu manual consta apenas o 20w50.
Minha dúvida é se esse óleo é recomendação pq a yamaha melhorou o processo fabril deste motor, ou apenas porque agora disponibiliza esse óleo.

Parceria comercial, quem fabrica o yamalube no brasil é a chevron (TEXACO), como eles disponibilizaram o oleo semi-sintetico para moto a yamaha fez o acordo comercial e lançou o yamalube no brasil (não da p saber se só trouxeram o semi, pq a yamaha pediu, ou se a yamaha pediu pq trouxeram, mas é simplesmente acordo comercial)

Criar novo tópico Responder  [ 628 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 59, 60, 61, 62, 63

Todos os horários são GMT - 3 horas