Pessoal,
Estávamos eu e o Pedrão numa discussão (no bom sentido) no Msn sobre a quilometragem correta para trocar o óleo do motor.
Bem, o meu ponto de vista sobre esta situação é de seguir o que o manual do proprietário orienta. Está dito lá no manual para se trocar o óleo na revisão de 1mil km (junto com o filtro), depois na de 5mil km e depois a cada 5mil km ou 6 meses (o que chegar primeiro). Bem, esses números não estão lá à toa, os engenheiros que estudaram e projetaram esse motor, testaram ele exaustivamente para chegar a estes números, eles não "chutaram" quando deve ser trocado. Quem quiser conferir, é só verificar a página 6-7 do manual, item 13 para o óleo e item 14 para o filtro (troca com 1mil km, depois com 10mil km).
Fora isto, já li diversos relatos, inclusive de testes de longa duração em revistas, que seguiram à risca essa orientação e o motor com 100mil km ainda estava em perfeito estado, rodava muito ainda.
Segue;

E o tipo de óleo? Bem, isso é outra coisa que eu sigo à risca a recmendação do manual;

Aí está galera...
Abraço
Helano