É muito interessante você citar que não achou quilometragem na embalagem do Yamalube. Na verdade, em NENHUM óleo existe especificação de quilometragem. Não sei de onde saiu a expressão "óleo pra x km" que os mecânicos tanto usam. Quem determina a vida útil do óleo é o motor e o fabricante do motor.rocktenere escreveu:Então acabei de olhar na embalagem do yamalube e não fala em nenhum tempo, fala para seguir a recomendação do fabricante.
Mais uma duvida, fiz a revisão de 1000 km há um pouco mais de um mês e meio e ainda tenho o restante do oleo que não foi usado na primeira revisão. Seria bom comprar mais 2 litros novos ou posso usar o que tenho aqui?
seria misturar um oleo novo com um óleo que está aberto na embalagem há mais de 1 mes e meio.
Quanto ao relato do nosso amigo sobre trocar a cada 2,5 mil km já tinha pensado nisso.
Nesse quesito a Suzuki é muito superior. Desde as suzukinhas 125cc Yes/Intruder/Burgman, o motor tem filtro de óleo, alta taxa de compressão e vários itens "extras".
O resto de óleo pode ser usado, desde que não tenha contaminado. Dependendo o uso da moto, você precisa reduzir o intervalo sim, mas nada de 1.000km com uma moto dessa. Acho que só trilheiro bruto pra precisar realmente trocar óleo duma Lander a cada 1.000. Se usa em rodovia sem forçar, é 5.000 de boa, só cuidando pra não deixar baixo. No anda e pára, uns 3000 a 4000km. Os dois problemas do anda e pára são que o hodômetro não registra as "horas de operação" do motor e, parado, o motor não resfria corretamente.
Esse mito dos 1.000km é interessante, é como se ignorasse os avanços tecnológicos dos motores e aditivos. Imagino quando o Brasil tiver cheio de motos refrigeradas à líquido, em que sempre tenta manter a refrigeração ideal mesmo parado, provavelmente continuarão com o mito de trocar óleo a cada 1000km.