Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
20
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 429

marcioho
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por marcioho » 09 Fev 2011, 10:03

Caro Helano

so uma observação a XTZ 125 possui filtro de ar, até uma Mobilete o possui....

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Helano » 09 Fev 2011, 10:17

marcioho

Vixi, então eu nunca troquei :lol: :lol: :lol: :lol:

Na Lander e na Ténéré sei que tem o de espuma, que inclusive pode ser limpo e tal... mas na Xtzinha 125 eu nunca mexi então :lol: :lol: :lol:

Obs: o de óleo no caso dela não existe mesmo, certo?

Valeu cara :thumbup:

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por PedroPersonal » 09 Fev 2011, 10:18

É pelo que estou vendo cada um faz a troca de óleo de maneira diferente.

Sinceramente não sei como proceder, se troco entre as revisões ou de 5 em 5 mil km...

abraços

Avatar do usuário
Sniper
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jan 2011, 10:24
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Sniper » 09 Fev 2011, 10:58

Bom , vou fazer da maneira que sempre fiz.
Utilizando o MILITEC-1 pra proteger o motor e sem economizar em oleo.

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Brutal » 13 Fev 2011, 12:33

Pessoal,

Tava lendo o manual e no 2º parágrafo na pág 6-1, fala o seguinte:

Os intervalos dado pela tabela de lubrificação e manutenção periódica devem ser considerados apenas como um guia geral em condições normais de pilotagem. Entretanto dependendo do clima, terreno, localização geográfica e uso individual, os intervalos de manutenção devem ser mais curtos.

ou seja

No manual tem dizendo que o óleo tem que ser substituído a cada 5000 km, mas devido as condições de uso de cada um, esta substituição pode ocorrer antes.
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Helano » 13 Fev 2011, 13:05

Brutal

O que eles querem dizer com isso é o seguinte. Se você dá à moto um uso muito diferenciado do uso "comum", o intervalo de trocas deve ser menor.

Exemplos;
- se você usa a moto EXCLUSIVAMENTE em estrada de terra
- se você usa a moto apenas para fazer percursos curtos, pois isso é a pior coisa para o motor, pois nunca ele trabalha na temperatura adequada
- ou o outro extremo, se você usa a moto SEMPRE em trânsito travado, engarrafado, motor sempre em temperatura excessivamente elevada

Resumindo; se a condição de uso da moto é diferenciada, as trocas de óleo também devem ser diferenciadas.
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

msfazer
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 504
Registrado em: 26 Jan 2011, 15:09
Cidade onde mora: SP/SP

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por msfazer » 16 Fev 2011, 16:06

Sempre troco abaixo do especificado, baseado em opinião de amigos meus que são mecânicos (de carro e de moto). Se me falam pra usar API-SF e trocar a cada 4000km, eu uso API-SL e troco a cada 1000. O filtro de óleo, troco alternadamente (ou seja, a cada 2000km). Com a Fazer 250 eu trocava a cada 1500, filtro a cada 3000.

Com a FZ6, só uso o Motul 5100, troco o óleo a cada 3500km e o filtro a cada 7000.

Com a té, vou manter esse ritmo de troca a cada 1500 km com o Yamalube. Vendi minha Fazer 250 com 57 mil km, o primeiro cara que viu, comprou a moto. Não fazia barulho nenhum. E esse lance desse motor 250 da Yamaha ser barulhento, qdo eu sentia o barulho aumentando, já sabia que tava na hora da troca de óleo e melhorava. Pode ser só uma coincidência, mas tb pode ser consequência desse excesso de zelo.

Concordo que óleo não é o único vilão que trava um motor. Mas pode escrever que é o fator número 1 disparado para esse problema!

E finalmente, Helano: acho que a XTZ tem filtro de óleo sim cara! Nunca ouvi falar de moto que não tenha!

Abs!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Helano » 16 Fev 2011, 16:24

msfazer

Quanto ao filtro de AR eu me equivoquei. Realmente a Xtz 125 tem sim.

Agora, quanto ao filtro de ÓLEO, ela realmente NÃO possui. Veja --> http://motokando.com/index.php/quatro-t ... z-125-2011" onclick="window.open(this.href);return false;

Lá está dito que --> "O propulsor, comum a ambas, é um monocilíndrico quatro tempos de 125 cc, refrigerado a ar, que desenvolve 10 cv a 7.500 RPM de potência e torque de 1,0 kgf.m a 6.000 RPM. Os desenvolvimentos e soluções técnicas desse motor são comprovados pelo eficiente sistema de contra pesos acoplados ao eixo do virabrequim, denominado de Balance Engine, que praticamente eliminam as vibrações características aos motores monocilíndricos e pelo prático sistema centrifugo de filtragem de óleo, que não requer a substituição do elemento do filtro de óleo."

Daí o motivo dele durar bem menos nessas motos....

Abraço cara,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
caruso
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 202
Registrado em: 26 Jan 2011, 18:32
Cidade onde mora: Niterói/RJ

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por caruso » 18 Fev 2011, 13:19

Existem muitas motos sem filtro de óleo. Além da XTZ/YBR 125 as honda 200 (NX/XR/Strada) e as CGs 125 entre outras também não. Inclusive os antigos VW refrigerados a ar (fusca, brasília, variant, e etc) também não tem. Meu velho tem um puma 78 e só fazemos a troca do óleo a cada 1.000km (uns três meses).
Cesar Caruso
TÉNÉRÉ 250 Branca

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Kakko » 20 Fev 2011, 23:24

Interessante observação, porém vale lembrar que a concepção dos VW 4 cilindros opostos tem uma peneira/tela junto ao bujão de escoamento, e radiador de óleo interno.

UMA COISA IMPORTANTE: A troca do filtro....principalmente no início , pois o motor no período de amaciamento acaba por soltar mais partículas microscópicas e resíduos de juntas,que se aderem ao papel filtro, prejudicando a vazão do lubrificante. Inclusive, desconfio (quase certeza) que não trocaram o filtro na rev dos 1000km. Por via das dúvidas, comprei um e eu mesmo troquei ;) .

Relativo ao perído de troca acho importante não ultrapassar a km indicada pelo fabricante, porém por pura precaução eu deverei trocar a cada 3000 km no máximo. Nas Ténérés 600 que tive e tenho, sempre troquei entre 3k e 4k sempre com filtro (Valflex: R$6,00)....óleo Yamalub ou Lubrax .

Quando o motor já estiver bem rodado, é comum em função das folgas, ocorrer contaminação do lubrificante pelo combustível, daí sim tbm importante trocar
até com mais frequência.

Falo por experiência pois já possuí veículos que ultrapassram 300.000km.
Lubrificação correta, sistema de arrefecimento em ordem, e evitar excesso de rpms, são detalhes que propiciam vida longa aos motores. Ah , e um pré-aquecimento breve, tbm é importante, seja em motos, carros, caminhões, aviões, helicópteros, etc...rs.


Kako - Campinas-S.P
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder