Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
20
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 429

roberotto
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por roberotto » 25 Fev 2011, 21:05

rocktenere escreveu:Então acabei de olhar na embalagem do yamalube e não fala em nenhum tempo, fala para seguir a recomendação do fabricante.

Mais uma duvida, fiz a revisão de 1000 km há um pouco mais de um mês e meio e ainda tenho o restante do oleo que não foi usado na primeira revisão. Seria bom comprar mais 2 litros novos ou posso usar o que tenho aqui?
seria misturar um oleo novo com um óleo que está aberto na embalagem há mais de 1 mes e meio.

Quanto ao relato do nosso amigo sobre trocar a cada 2,5 mil km já tinha pensado nisso.
É muito interessante você citar que não achou quilometragem na embalagem do Yamalube. Na verdade, em NENHUM óleo existe especificação de quilometragem. Não sei de onde saiu a expressão "óleo pra x km" que os mecânicos tanto usam. Quem determina a vida útil do óleo é o motor e o fabricante do motor.
Nesse quesito a Suzuki é muito superior. Desde as suzukinhas 125cc Yes/Intruder/Burgman, o motor tem filtro de óleo, alta taxa de compressão e vários itens "extras".

O resto de óleo pode ser usado, desde que não tenha contaminado. Dependendo o uso da moto, você precisa reduzir o intervalo sim, mas nada de 1.000km com uma moto dessa. Acho que só trilheiro bruto pra precisar realmente trocar óleo duma Lander a cada 1.000. Se usa em rodovia sem forçar, é 5.000 de boa, só cuidando pra não deixar baixo. No anda e pára, uns 3000 a 4000km. Os dois problemas do anda e pára são que o hodômetro não registra as "horas de operação" do motor e, parado, o motor não resfria corretamente.

Esse mito dos 1.000km é interessante, é como se ignorasse os avanços tecnológicos dos motores e aditivos. Imagino quando o Brasil tiver cheio de motos refrigeradas à líquido, em que sempre tenta manter a refrigeração ideal mesmo parado, provavelmente continuarão com o mito de trocar óleo a cada 1000km.

Leomar
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Fev 2011, 14:50
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Leomar » 26 Fev 2011, 15:11

Buenas,

o assunto do óleo é sempre controverso.
Na oficina o que acompanhei como regra geral, para motos refrigeradas a ar, é que para cada litro de óleo do motor, o múltiplo é de 1000km, ou seja, no caso da Tenere, Fazer e Lander seria troca a cada 1.500km.
Como eu mesmo troco, e o havoline premium é barato, eu sigo esta regra, mas para um usuário "não motoboy" acho aceitável seguir até os 2.500km.
Já troquei óleo de várias Fazer com 2000km e a quantidade que saía era total ainda, ou seja, sem sinal de queima. As (poucas) que troquei com 5000km, a pedido do cliente, sairam com quantidade menor.
A queima de óleo pode ser considerada normal no motor 4 tempos, como descrito em vários manuais, mas considere que se o motor está pouco rodado, e bem cuidado, a queima indica que o óleo deixou de manter suas propriedades de viscosidade/resistência a temperatura e está passando para dentro do cilindro. O resíduo da queima (carboneto/carvão) fica no pistão e na válvula, aumento a taxa de compreessão artificialmente, provocando a popular "batida de pino" que é a pré-ignição da mistura.

Quanto á preocupação com a natureza, afinal acabamos usando mais óleo se reduzimos a quilometragem, leve sempre o óleo trocado a uma oficina ou posto de combustível, ele vale dinheiro para quem o vende em quantidade. As utilizações após tratado/filtrado são para lubrificaçaõ de máquinas pesadas, corrente de motossera para reflorestadora e óleo recondicionado para motor. Jamais jogue no esgoto.

Abraço!

rocktenere
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por rocktenere » 04 Mar 2011, 18:43

Então pessoal, ainda estou nessa duvida, sigo o manual ou troco com 2500 km. Pois se for para trocar com 3 ou 4 mil km prefiro trocar com 2500 (fica mais facil para controlar ) e tambem se trocar com 4 mil chega na revisão e trocam com dai rodou somente 1 mil.rsrsrs

Me ajudem, moro em são paulo e utilizo a moto dos os dias para ir trabalhar (raprox 33 km para ir e 33 para voltar), em sampa sempre tem transito, mas tem algumas partes que se roda bem, porem na maior parte do tempo sempre a 40, 50, 30 km/h.

O que vcs acham?
troco com 5 mil ou com 2500.
Falo isso pois ainda não sei descrever exatamente esse tal "esforço" do motor.

Vou mandar mais um e-mail para yamaha relatando minha situação para ver o que respondem

abraços!!!!!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Helano » 04 Mar 2011, 19:29

Galera,

Quem tiver a Revista Duas Rodas, edição nº 408 de set/2009, recomendo dar uma lida. Naquela revista há uma reportagem onde rodaram 50miol km com uma Lander, trocando o óleo sempre como o fabricante recomenda, a cada 5mil km e falaram isto sobre o motor --> http://www.revistaduasrodas.com.br/revi ... spx?id=777" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Leomar
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Fev 2011, 14:50
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Leomar » 04 Mar 2011, 21:04

Buenas,

tô falando que esse motor é a prova de bomba, ehehehehe.

valeu!

GlauberVinicius
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por GlauberVinicius » 05 Mar 2011, 09:32

Eu, particularmente, tenho essa preocupação em antecipar a troca do óleo visando melhor consevação do motor. Na minha ex-Fazer, eu trocava a cada 2500km partindo do pressuposto que rodo em trechos de trânsito lento e no calor infernal daqui da Bahia, onde não há uma boa refrigeração para o motor. Para o colega Rocktenere, oriento que faça como farei: Uma troca na revisão dos 1000km, depois outra troca na revisão dos 5000km que pode ser antecipada para 4500, ou seja, o motor vai rodar 3500km com esse óleo da primeira revisão. Depois farei trocas a cada 2500km. Valeu!

internetado
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por internetado » 05 Mar 2011, 14:10

Na Fazer sempre troquei com 2.500Km. Ando bastante em estrada e acho que o motor fica numa rotação alta (apesar de o desgaste maior ser no esquenta/esfria do trânsito urbano.
Na Ténéré vou fazer o mesmo.

Muitos devem conhecer o China e suas viagens, a Fazer dele já virou 100.000Km e ele sempre trocou com 5.000.
http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... 00#p894469" onclick="window.open(this.href);return false;

[s]

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Brutal » 08 Mar 2011, 22:21

Galera,
.
Acho ki vou seguir o manual!! trocar a cada 5k, acho ki as condições de onde eu transito são tranquilas dah pra chegar aos 5mil. Soh vou verificar o nível de óleo a cada 500 km pra n baixar muito.
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Avatar do usuário
Brutal
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 168
Registrado em: 23 Jan 2011, 12:45
Cidade onde mora: Bayeux/PB
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Brutal » 08 Mar 2011, 22:26

Helano escreveu:Galera,

Quem tiver a Revista Duas Rodas, edição nº 408 de set/2009, recomendo dar uma lida. Naquela revista há uma reportagem onde rodaram 50miol km com uma Lander, trocando o óleo sempre como o fabricante recomenda, a cada 5mil km e falaram isto sobre o motor --> http://www.revistaduasrodas.com.br/revi ... spx?id=777" onclick="window.open(this.href);return false;
Pow Helano. Apesar de bem curta a reportagem ela deu uma confiança grande pro nosso motor 250! :risadona: :risadona:
Iôgo Teixeira
XTZ250Z néré

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Kakko » 15 Mar 2011, 11:51

Embora a troca seja indicada com 5k.... geralmente troco a cada 2 ou 2.5k

O óleo não é muito caro...e o motor e câmbio agradecem.

Na minha Ténéré 600, que está com 96k sempre troquei com aprox 3k...


inté
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder