Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
20
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 429

Avatar do usuário
Diney
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 326
Registrado em: 03 Jul 2015, 22:59
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP
Localização: SAO PAULO - VILA ZELINA

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Diney » 31 Ago 2016, 15:11

Gabriel so tendo a formula na mao pra comparar um com o outro, algo impossivel porque cada fabricante tem o seu segredo.

O yamalub e classificacao SL mais recente e o Motul e classificacao SJ porem o lubrificante Motul e consagrado no mundo inteiro quem competicoes seja de moto, carros, snomolbil e etc. ja o Yamalub tem menos reconhecimento,

Ambos sao excelentes oleos, porem apesar da classificacao atrasada do Motul e pela sua formula, provou ser um oleo mais confiavel e de melhor qualidade que o Yamalub.

Lembrando que os dois sao excelentes lubrificantes!
MOTOS ATUAIS:
ZX 10
XT 660Z TENERÉ
XT 250 TENERÉ

Gabriel Olivieri
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Ago 2016, 09:36
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Gabriel Olivieri » 31 Ago 2016, 15:25

Obrigado! Vou de motul. Trocar junto com filtro sempre entre 3000 a 4000 km

cenoszczyk
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Mar 2016, 20:14
Cidade onde mora: Campina Grande do Sul/PR

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por cenoszczyk » 06 Set 2016, 22:03

Galera eu fico chocado vendo essa preocupação em trocar óleo a cada 2500km, a minha motoca ta com 80000km e por duas ou mais vezes fui trocar com 6 ou 7 mil e ela ta rodando redondinha. Confesso que sou relapso mas 5000km acho que ta de bom tamanho. Outra questão, um camarada que é engenheiro júnior da Yamaha falou que é importante usar o yamalube porque o pistāo não tem a mesma característica das motos populares nacionais e a maior parte dos aditivos são feitos para aderir em superfície ferrica o que não é o caso da tenere250...

Gabriel Olivieri
Novato-
Novato-
Mensagens: 10
Registrado em: 29 Ago 2016, 09:36
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Gabriel Olivieri » 08 Set 2016, 11:45

cenoszczyk escreveu:Galera eu fico chocado vendo essa preocupação em trocar óleo a cada 2500km, a minha motoca ta com 80000km e por duas ou mais vezes fui trocar com 6 ou 7 mil e ela ta rodando redondinha. Confesso que sou relapso mas 5000km acho que ta de bom tamanho. Outra questão, um camarada que é engenheiro júnior da Yamaha falou que é importante usar o yamalube porque o pistāo não tem a mesma característica das motos populares nacionais e a maior parte dos aditivos são feitos para aderir em superfície ferrica o que não é o caso da tenere250...

Agradeço a resposta, vou usar o yamalube.

A minha preocupação é pelo seguinte, troquei o óleo e rodei 2700km, hoje o penal de marcha está muito duro, coisa que não acontecia com 1000km

meteficha
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 71
Registrado em: 04 Mar 2016, 07:48
Cidade onde mora: Brasília/DF

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por meteficha » 08 Set 2016, 23:00

Gabriel Olivieri escreveu:
cenoszczyk escreveu:Galera eu fico chocado vendo essa preocupação em trocar óleo a cada 2500km, a minha motoca ta com 80000km e por duas ou mais vezes fui trocar com 6 ou 7 mil e ela ta rodando redondinha. Confesso que sou relapso mas 5000km acho que ta de bom tamanho. Outra questão, um camarada que é engenheiro júnior da Yamaha falou que é importante usar o yamalube porque o pistāo não tem a mesma característica das motos populares nacionais e a maior parte dos aditivos são feitos para aderir em superfície ferrica o que não é o caso da tenere250...

Agradeço a resposta, vou usar o yamalube.

A minha preocupação é pelo seguinte, troquei o óleo e rodei 2700km, hoje o penal de marcha está muito duro, coisa que não acontecia com 1000km
Verifique o nível do óleo. Lembre-se de fazer com a moto na vertical e motor "morno" (leia o manual). Se tiver abaixo da metade da vareta, adicione óleo.
Ténéré 250 cinza (2016)

Avatar do usuário
Adilon P Barbosa
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 01 Jul 2015, 14:04
Cidade onde mora: Macuco/RJ

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Adilon P Barbosa » 30 Out 2016, 19:10

Gabriel Olivieri escreveu:Mas qual tem mais aditivos? Motul ou yamalube?
Olá, Gabriel.
Concordando com o nosso amigo diegonunes, falar sobre lubrificante é complicado e sempre gerará polêmica. Mas tentarei dar a minha contribuição.
Sempre que você comparar lubrificantes de mesma viscosidade, de boa marca, é claro, opte pelo que tiver maior índice de viscosidade (IV). Quanto maior este número, menor será a variação da viscosidade dentro da temperatura de trabalho.
Claro que vários outros fatores influenciam na qualidade do óleo (como a base, aditivação...). Mas, a princípio, como você está analisando duas grandes marcas, escolha o de maior IV. Estas informações podem ser encontradas na ficha técnica dos produtos.
Espero ter ajudado.
"Quem sabe divide, quem não sabe pergunta". Mário Sérgio Cortella

Avatar do usuário
Adilon P Barbosa
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 01 Jul 2015, 14:04
Cidade onde mora: Macuco/RJ

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Adilon P Barbosa » 30 Out 2016, 19:35

diegonunes escreveu:Todos já perceberam que o manual de instrução da moto indica que o nível de óleo deve ser visto a cada condução, correto?

Na maioria dos casos é um exagero, em outros casos não. O motor não tem consumo de óleo invariável, seja ele zero ou bastante rodado.

Existem algumas variáveis que podem contribuir para o aumento do consumo de óleo, dentre eles, velocidade, carga e clima.

Outro detalhe importante. Sempre irá ficar no motor (galerias, dutos, cavidades, engrenagens, eixos...) cerca de 200 ou 300 ml de óleo "velho", você querendo ou não, rs. No filtro, mais 100 ml. É por isso que a troca de óleo regular desse motor com filtro exige 1.350 ml e quando se abre o motor por completo, é necessário 1.550 ml de óleo na primeira vez após seu fechamento.

Aos que antecipam a troca de óleo demasiadamente (metade do tempo) sem motivo, a única coisa que posso dizer é que você está tendo um pseudo cuidado extra no motor, hehehe.
Olá, diegonunes.
Rapaz, tô curioso com uma coisa que observei hoje, ao trocar o óleo da minha Ténéré 250.
Todo motor consome óleo, isso é fato. Por isso, uma das recomendações do fabricante é que o nível seja medido frequentemente.
Porém, pra minha surpresa, ao fazer o esgotamento, retirei 1,5 litro!!
A moto é nova. Fiz a primeira troca na revisão de 1000km e hoje, com 2.500km (a partir da próxima revisão, trocarei a cada 5000km, como manda o fabricante).
Estranho ter retirado do motor uma quantidade maior do que deve ser adicionada quando não se troca o filtro, 1,35 ltro.
Abraços.
"Quem sabe divide, quem não sabe pergunta". Mário Sérgio Cortella

Andre Aliardi
Usuário
Usuário
Mensagens: 124
Registrado em: 12 Fev 2016, 22:24
Cidade onde mora: Palhoça SC

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Andre Aliardi » 30 Out 2016, 23:36

Adilon P Barbosa escreveu:
diegonunes escreveu:Todos já perceberam que o manual de instrução da moto indica que o nível de óleo deve ser visto a cada condução, correto?

Na maioria dos casos é um exagero, em outros casos não. O motor não tem consumo de óleo invariável, seja ele zero ou bastante rodado.

Existem algumas variáveis que podem contribuir para o aumento do consumo de óleo, dentre eles, velocidade, carga e clima.

Outro detalhe importante. Sempre irá ficar no motor (galerias, dutos, cavidades, engrenagens, eixos...) cerca de 200 ou 300 ml de óleo "velho", você querendo ou não, rs. No filtro, mais 100 ml. É por isso que a troca de óleo regular desse motor com filtro exige 1.350 ml e quando se abre o motor por completo, é necessário 1.550 ml de óleo na primeira vez após seu fechamento.

Aos que antecipam a troca de óleo demasiadamente (metade do tempo) sem motivo, a única coisa que posso dizer é que você está tendo um pseudo cuidado extra no motor, hehehe.
Olá, diegonunes.
Rapaz, tô curioso com uma coisa que observei hoje, ao trocar o óleo da minha Ténéré 250.
Todo motor consome óleo, isso é fato. Por isso, uma das recomendações do fabricante é que o nível seja medido frequentemente.
Porém, pra minha surpresa, ao fazer o esgotamento, retirei 1,5 litro!!
A moto é nova. Fiz a primeira troca na revisão de 1000km e hoje, com 2.500km (a partir da próxima revisão, trocarei a cada 5000km, como manda o fabricante).
Estranho ter retirado do motor uma quantidade maior do que deve ser adicionada quando não se troca o filtro, 1,35 ltro.
Abraços.
Então será que não colocaram óleo de mais na troca dos 1000km?

Tem que cuidar isso, pois colocar óleo acima do recomendado faz o motor trabalhar com uma pressão maior e pode danificar o motor
Ténéré 250 2016 Cinza

Avatar do usuário
Adilon P Barbosa
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 01 Jul 2015, 14:04
Cidade onde mora: Macuco/RJ

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Adilon P Barbosa » 31 Out 2016, 20:24

Olá.
Pois é, André, também estou com este pensamento.
Obrigado aí. :thumbup:
"Quem sabe divide, quem não sabe pergunta". Mário Sérgio Cortella

Avatar do usuário
Nixal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 280
Registrado em: 10 Nov 2013, 15:25
Cidade onde mora: Salvador/Ba
Localização: Salvador-BA

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Nixal » 07 Dez 2016, 14:27

Só uma correção em relação a quantidade conforme manual:

Quantidade de óleo:
Sem substituição do elemento do filtro de óleo:
1,35 L (1,43 US qt,1,19 Imp.qt)

Com substituição do elemento do filtro de óleo:
1,45 L (1,53 US qt,1,28 Imp.qt)

Responder