Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
20
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 429

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Helano » 07 Fev 2011, 17:45

Pessoal,

Estávamos eu e o Pedrão numa discussão (no bom sentido) no Msn sobre a quilometragem correta para trocar o óleo do motor.

Bem, o meu ponto de vista sobre esta situação é de seguir o que o manual do proprietário orienta. Está dito lá no manual para se trocar o óleo na revisão de 1mil km (junto com o filtro), depois na de 5mil km e depois a cada 5mil km ou 6 meses (o que chegar primeiro). Bem, esses números não estão lá à toa, os engenheiros que estudaram e projetaram esse motor, testaram ele exaustivamente para chegar a estes números, eles não "chutaram" quando deve ser trocado. Quem quiser conferir, é só verificar a página 6-7 do manual, item 13 para o óleo e item 14 para o filtro (troca com 1mil km, depois com 10mil km).

Fora isto, já li diversos relatos, inclusive de testes de longa duração em revistas, que seguiram à risca essa orientação e o motor com 100mil km ainda estava em perfeito estado, rodava muito ainda.

Segue;

Imagem

E o tipo de óleo? Bem, isso é outra coisa que eu sigo à risca a recmendação do manual;

Imagem

Aí está galera...

Abraço

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
PedroPersonal
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 300
Registrado em: 25 Jan 2011, 08:39
Cidade onde mora: Muriaé - MG
Localização: Muriaé - MG

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por PedroPersonal » 07 Fev 2011, 18:06

Esse assunto vai dar pano pra manga...
rs

Mandei um email pra Yamaha...
Depois posto a resposta.

A CC aqui em minha cidade pede-se para fazer uma troca entre as revisões, porém o manual não especifica nada disso.

E agora?

marcioho
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por marcioho » 07 Fev 2011, 18:25

No manual esta bem claro 5000 KM para as trocas....

Há tempos me falaram que o Yamalube é o mesmo Havoline Super Motorcicle Premium 20W-50 API SL so muda a embalagem, ou seja são todos Texaco(ipiranga).


Alguem tem informações mais precisas sobre isso?

Avatar do usuário
Sniper
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jan 2011, 10:24
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Sniper » 08 Fev 2011, 14:35

Bom , uma certa vez tive a curiosidade de ler no proprio rotulo da embalagem do oleo qual seria a duração do mesmo ( se não me engano diz que é em 3.000km o mesmo deve ser trocado) , apartir disso só trocava a cada 3.000km.

A proxima troca de oleo vou verificar se é isso mesmo.

andregoes19
Usuário
Usuário
Mensagens: 134
Registrado em: 28 Jan 2011, 08:35
Cidade onde mora: Salvador/BA
Localização: Salvador-BA

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por andregoes19 » 08 Fev 2011, 16:10

rapaz o pessoal da concessionaria disse que era pra eu trocar o oleo a cada 1000km e eu debati com o cara que no manual dizia que era a cada 5000km. ai ele disse que isso prejudica o motor.

se na cb300 e xre300 é a cada 4000km e eles usam um oleo que é inferior ao yamalube(ouvi dizer) entao ja que nossas motos tem motor forjado e com revestimento ceramico que é melhor que o da honda e ainda usamos o Yamalube entao acho que os 5000km rodados é suficiente pra realizar uma troca de oleo!!!!

SEMPRE YAMAHA!!!!
Futura: TENERE 660
Atual: TENERE 250
Ex: LANDER 250

hugolazaro
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por hugolazaro » 08 Fev 2011, 19:57

Caros Amigos, boa Noite.

Tive uma fazer que comprei em 2008 zero, e agora a vendi e comprei a tenere.. :-)

A fazer, eu trocava o oleo rigorosamente a cada 5.000 km, como o manual diz, fiz todas as revisões na concessionaria, e lá podia acompanhar o serviço, então sempre tive a garantia que estava tudo ok.

Quanto a moto compleotu 28.000 km rodados ( sim, rodo muitooo), o motor começou a fazer um baraulho de liquidificador, batia tudo lá dentro, mandei a moto na concessionaria, abriram o motor, e viraram que tinha batido biela, e etc... tiverem que mecher no motor todo e tals, ainda estava na garantia.

O mecanico me disse para não trocar o oleo a cada 5k mil km, mas sim de 2.5 em 2.5, pois não era a primeira moto com o mesmo problema com trocas de oleo prolongada...

Não sei se foi falta de sorte minha, MAS, na tenere vou trocar o oleo a cada 2,5 km mesmo...

A fazer foi vendida com 50.000 km a 1 mes atras.

Abraços

Hugo
Belo Horizonte.

rocktenere
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por rocktenere » 08 Fev 2011, 20:20

Então acabei de olhar na embalagem do yamalube e não fala em nenhum tempo, fala para seguir a recomendação do fabricante.

Mais uma duvida, fiz a revisão de 1000 km há um pouco mais de um mês e meio e ainda tenho o restante do oleo que não foi usado na primeira revisão. Seria bom comprar mais 2 litros novos ou posso usar o que tenho aqui?
seria misturar um oleo novo com um óleo que está aberto na embalagem há mais de 1 mes e meio.

Quanto ao relato do nosso amigo sobre trocar a cada 2,5 mil km já tinha pensado nisso.
porem enviei um e-mail para o sac da yamaha e olha o que me responderam:
Inicialmente agradecemos o seu contato.

Em atenção ao seu e-mail, registro nº , referente ao modelo TÉNÉRÉ XTZ 250, esclarecemos que recomendamos que siga as instruções do Manual do Proprietário, sendo que para o modelo em questão, a troca de óleo de motor deverá ser realizada da seguinte forma:

• 1ª troca com 1.000 km "Leitura no hodômetro" ou seis meses.
• 2ª troca com 5.000 km "Leitura no hodômetro" ou seis meses.
• As demais trocas devem ocorrer a cada 5.000 quilômetros ou seis meses, dependendo de qual vencer primeiro.

Salientamos que é importante verificar o nível do óleo lubrificante todos os dias, antes de ligar a motocicleta, e se necessário, completar o nível, desde que seja utilizado o mesmo óleo usado na última troca.

Estamos a disposição também através do telefone (11) 2431-6500 (de segunda a sexta feira em horário comercial, exceto feriados).

Atenciosamente,

Thaina.



SAC
Yamaha Motor do Brasil Ltda.
__
e ai o que acham?

Avatar do usuário
Sniper
Novato
Novato
Mensagens: 27
Registrado em: 24 Jan 2011, 10:24
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Sniper » 09 Fev 2011, 08:14

Cara , tive uma lander durante 3 anos ... nunca troquei o oleo com 5mil ( trocava entre 3mil e 3,5mil km) e ainda utilizava um condicionador de metais chamado MILITEC-1 , para minimizar o atrito que tem as engrenagens na partida a frio. Vendi a moto com 70.000 km sem nenhum tipo de problema.

Referente o descarte do oleo , se vc trocar em um mecanico/loja de motos confiavel esse residuo vai ser descartado de maneira correta.

Sobre o SAC ai da yamaha .. é claro que se você ir completando o oleo que for baixando pode trocar com 5mil ou mais , porem o mesmo vai estar ficando fino de mais não protegendo as engrenagens como deveria.

Ja tive uma TDM 225 , que baixou o oleo e começou a bater a biela também ... tive que vender pela metade do preço , por isso que nao economizo na troca de oleo ( economia porca)

Tem coisas no manual que deve pesquisadas antes de botar em pratica.

rocktenere
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por rocktenere » 09 Fev 2011, 09:05

Então pesquisei bastante em vários outros fóruns, revistas especializadas e site especializados, e sempre falam para confiar no manual, pois a fabrica efetua vários tipos de teste e coloca o valor no manual abaixo do limite real.
Vi relatos de pessoas que tem motos há muito tempo e possuem lander e fazer tambem há muito tempo (mesmo motor da tenere) e sempre trocando com 5 mil km e não tiveram problemas.
Será que o pequeno radiador, não ajuda em manter o óleo em boa qualidade?
já vi testes de 50.000 km com fazer e lander na qual falam que seguem o manual e a moto poderia rodar mais 50.000 sem problemas.

Esse é sempre um assunto polêmico!!!!

que bom!!!!
abraços!!!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Helano » 09 Fev 2011, 09:21

Gente, seguinte...

Normalmente quem chega em uma moto 250cc vem de uma moto com menor cilindrada certo? Vou pegar o exemplo da Xtz 125 (que eu tive). Esse tipo de moto não tem radiador de óleo, não tem filtro de óleo, muito menos filtro de ar. Desta forma, tudo que é impureza acaba indo para dentro do motor... logo, não tem óleo que consiga manter suas propriedades lubrificantes por muito tempo, nestas condições.. Quando o cara passa para uma 250cc que tem todos estes recursos, ele "estranha" o fato do óleo durar bem mais tempo e é daí que eu acho que vem essa insegurança.

Outro detalhe ... vocês acham que qualquer fabricante com o mínimo de consciência iria AFIRMAR que pode trocar o óleo com 5mil km, sabendo ele que tem que dar garantia deste motor? Outra coisa... ainda que não tivesse que dar garantia, este fabricante iria querer "a fama" de que seus motores não prestam, que vazam óleo, queimam óleo ou algo parecido? Logo, o que quero dizer é que a informação do fabricante é sim 100% confiável. Se a Yamaha está dizendo para trocar com 5mil km, podem fazer isto sem medo de ser feliz... eu faço e sempre deu certo!

Sobre os amigos que tiveram problemas com o motor com baixa quilometragem, é bom lembrar que existem diversos fatores que influenciam na durabilidade de um motor. Um amaciamento correto, como manda o manual (que quase ninguém faz) é importantíssimo, combustível de boa qualidade também é essencial, não sair esticando as marchas com o motor frio também é importante, trocar as marchas corretamente, enfim.... Acho precipitado atribuir problemas em um motor somente à troca de óleo..

Outro ponto importante de lembrar é o seguinte... o fabricante informa para ser conferido o nível do óleo com frequência. Isto é verdade, tem que ser conferido sim e eu faço sempre. O detalhe é o seguinte... se o nível por acaso baixar, algo está ERRADO! Nenhum motor novo, em perfeitas condições de uso baixa óleo.... se baixou o nível, ou tem algum vazamento ou está queimando o óleo, logo se isto acontecer, CORRA para a concessionária.

É isto amigos...

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder