Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
20
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 429

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por diegonunes » 28 Jan 2016, 09:49

Todos já perceberam que o manual de instrução da moto indica que o nível de óleo deve ser visto a cada condução, correto?

Na maioria dos casos é um exagero, em outros casos não. O motor não tem consumo de óleo invariável, seja ele zero ou bastante rodado.

Existem algumas variáveis que podem contribuir para o aumento do consumo de óleo, dentre eles, velocidade, carga e clima.

Outro detalhe importante. Sempre irá ficar no motor (galerias, dutos, cavidades, engrenagens, eixos...) cerca de 200 ou 300 ml de óleo "velho", você querendo ou não, rs. No filtro, mais 100 ml. É por isso que a troca de óleo regular desse motor com filtro exige 1.350 ml e quando se abre o motor por completo, é necessário 1.550 ml de óleo na primeira vez após seu fechamento.

Aos que antecipam a troca de óleo demasiadamente (metade do tempo) sem motivo, a única coisa que posso dizer é que você está tendo um pseudo cuidado extra no motor, hehehe.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
Thales
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 170
Registrado em: 27 Set 2014, 12:35
Cidade onde mora: Brejo Santo/CE

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Thales » 29 Jan 2016, 21:14

1450 ml com filtro, 1350 sem troca do mesmo, Diego.

Avatar do usuário
Amerson
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 88
Registrado em: 26 Set 2014, 19:46
Cidade onde mora: São Gonçalo/RJ

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por Amerson » 31 Jan 2016, 09:01

:animadao: senhores
eu troco o óleo com 5.000km sem medo ainda mais quando meu motor bateu biela por usar outras marcas e isso trocando o óleo todo,bem foi pra CC fez motor e agora só Yamalube e troca com 5.000 km num deu mais problema.

eu trabalho com a motinha ela tá com 120.000 km :animado:

valeu! :joinha:
Amerson Jose dos Santos
trabalhar de moto é tudo de bom!

Avatar do usuário
MarcusDias
Novato
Novato
Mensagens: 16
Registrado em: 04 Out 2015, 09:34
Cidade onde mora: João Monlevade / MG

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por MarcusDias » 28 Fev 2016, 20:55

Prezados, hoje troquei o óleo da minha Tenere 250 2012, e desta vez utilizei o Yamalub 10W40... anteriormente eu usava o 20W50, também Yamalub.

Num passeio que fiz hoje de uns 140km, minha percepção foi: Acelerações ligeiramente mais espertas, redução discreta de ruido do motor, eliminação dos engasgos em baixa rotação (este fenômeno acredito ter sido resolvido pela regulagem das válvulas) e o principal: Redução perceptível de vibração do motor em velocidade acima dos 100km/h (acima de 6500rpm).

Vou tentar fazer a próxima troca após os 5000km, até lá vou acompanhando como o óleo e a moto vão se comportar.

Att,

petersonloureiro
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 07 Mar 2016, 16:31
Cidade onde mora: BH/MG
Localização: BHcity

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por petersonloureiro » 27 Mar 2016, 22:21

Bom, sou novo no fórum mas nas 2 rodas posso dizer que sou um pouquinho vovô (literalmente, pois tenho uma neta)... já tive mais de 20 motocicletas e de várias cilindradas!

Essa questão sobre o óleo... qual tipo usar, qual km trocar, colocar aditivos, adicionar condicionador e por ai vai... é bem legal e em todos os tipos de motocicletas as discussões são bem divergentes, então vou dar a minha pouca experiente opinião.

As montadoras tem seus criteriosos e sistêmicos engenheiros que por inúmeros anos estudam e desenvolvem os equipamentos e materiais que usamos diariamente para trabalhar, divertir ou competir... sendo assim nada melhor que levar em conta o que esses ainstensinhos da mecânica nos informam, seja através dos manuais ou até mesmo por indicações pessoais dos mesmos.

Uso óleo indicado por cada montadora (dependendo do modelo) faço as trocas com uma pequena variação de km (sempre menor) assim minimizo o risco, em todas as minhas motocicletas sempre usei MILITEC de procedência (o mercado está cheio de falsificações) o produto faz sim diferença nos motores.
DT180 x 2
DT200R x 3
RD135
Titan 125
Pop 100 x 2
Suzuki x 5
Biz 125 x 5
XRE x 2
Bros 150 x 2
Hornet x 3
CBR600rr
Teneré 250

Avatar do usuário
irlan
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mar 2015, 14:11
Cidade onde mora: Manaus/AM

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por irlan » 01 Abr 2016, 08:44

Helano, muito boa explanacão. Entretanto, há materias na internet que a Yamaha já iniciou a utilização de óleos sintéticos em motos recentemente. Pode averiguar para nós esse assunto e publicar USA opinião sobre o assunto.

Avatar do usuário
irlan
Novato-
Novato-
Mensagens: 5
Registrado em: 13 Mar 2015, 14:11
Cidade onde mora: Manaus/AM

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por irlan » 01 Abr 2016, 08:45

irlan escreveu:Helano, muito boa explanacão. Entretanto, há materias na internet que afirmam que a Yamaha já iniciou a utilização de óleos sintéticos em motos recentemente. Pode averiguar para nós esse assunto e publicar sua opinião sobre o assunto.

Avatar do usuário
lunga
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 469
Registrado em: 26 Ago 2014, 17:05
Cidade onde mora: Porto Alegre / RS
Contato:

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por lunga » 01 Abr 2016, 08:55

Crosser 150 2015 - yamalube 10w40 - a cada 4mil;
Xt1200 - mobil 5100 10w40 - a cada 5mil;

Olho a vareta / medidor a cada semana.
##
==>XT660ZA 2015
===>L200 GL OUTDOOR 2011
"Seu mecanismo se baseia no fato de quão improvável é um acontecimento e, assim, o acontecimento ocorre." - D. Adams.
Imagem

cenoszczyk
Novato-
Novato-
Mensagens: 4
Registrado em: 01 Mar 2016, 20:14
Cidade onde mora: Campina Grande do Sul/PR

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por cenoszczyk » 03 Mai 2016, 22:03

Saudações...

Galera conversei com um engenheiro trainee da Yamaha e o cara me recomendou o óleo Yamalube por um único motivo, segundo ele, os óleos comerciais são produzidos para aderirem nas propriedades ferrosas dos pistões e câmaras de ferro e aço mas ele disse que a propriedade do pistão, câmara e grande parte de todo conjunto que a yamaha usa não possui propriedade ferrosa, portanto, óleos convencionais não possuem propriedades químicas para aderirem com a mesma capacidade do yamalube.

Avatar do usuário
barraforte
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 462
Registrado em: 20 Mar 2012, 23:00
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Mensagem por barraforte » 04 Mai 2016, 23:52

@cenoszczyk, hoje em dia grande parte dos motores tem o revestimento de Nicasil, que é uma Cerâmica.
Esse revestimento inclusive já é defasado, os motores modernos usam nitreto ou óxido de titânio como revestimento.

Portanto, qualquer óleo API SL (óleo moderno) já cumpre a função do Yamalube.

O grande problema do Yamalube, é que os agentes de extrema pressão são meio falhos.
Por exemplo, na Ténéré e Lander 250 diversas vezes o câmbio passou a ficar mais duro/impreciso após 1000km rodados.

Portanto, se usar um óleo igual ou superior ao Yamalube, em termos de especificações, não vai prejudicar o motor.

Só não inventar de usar óleo vagabundo, defasado ou mineral.

ABS
Barra Forte - Caloi
Bilhete Único

Motocicleta e Sogra, você acaba tendo uma...

Responder