Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
fabianoten
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Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por fabianoten » 23 Jul 2012, 18:53

Estava olhando os tópicos referentes a durabilidade das peças contidas nas Té's e surgiu minha dúvida.

Vale a pena projetar uma coroa e um pinhão e fazer a junção com mais uma correia dentada e deixar a moto sem barulho de corrente sem preocupação com óleo e fazer de uma Té à corrente à correia dentada ???

Um amigo meu fez o projeto para uma twister pois odiava o bendito/maldito/insuportável barulho da corrente na moto dele lembrei disso esses dias e vim colocar esta dúvida aqui será que compensa????
Não sabendo que era impossível ele foi lá e fez
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Marcel Valim
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Re: Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por Marcel Valim » 23 Jul 2012, 19:22

Eu acho até viável, desde que não se importe com o custo e também que não se utilize a moto para trilhas.
Já existem kits a venda para alguns modelos de motos, é só dar uma busca no google.
O preço é salgado, mas dizem que um kit dura mais de cem mil kms.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

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Re: Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por EdsonK » 23 Jul 2012, 20:21

..eu ví um post, acho q foi no forum fazer Online sobre essa modificação e fiquei com uma dúvida: Caso a correia molhe, com uma chuva por exemplo, ela não tende a escorregar?

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Re: Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por doug01n » 23 Jul 2012, 20:49

Não pela tensão da correia... basta ver as Harleys e custons que andam na chuva sem problemas.

A solução parece ser interessante, só não consigo enxergar uma correia numa moto tão off quanto a Te...
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Re: Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por Marcel Valim » 23 Jul 2012, 21:17

EdsonK escreveu:..eu ví um post, acho q foi no forum fazer Online sobre essa modificação e fiquei com uma dúvida: Caso a correia molhe, com uma chuva por exemplo, ela não tende a escorregar?

Não escorrega porque ela é dentada, assim como suas polias.
Aguenta o torque de uma HD, então vai aguentar numa 250.
Na trilha pode sofrer danos causados por galhos e pedras e caso ela sofra um rasgo estará inutilizada.
Dura muito mais que uma corrente mas não suporta impactos.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

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Re: Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por Braz » 23 Jul 2012, 21:27

Acredito que o problema maior seria o raio da suspensão. Não sei como explicar, mas se colocar a moto em um cavalete onde o pneu fica suspenso, a corrente afrouxa, e quando esta com peso a corrente aperta. a correia não pode ter essa diferença.
Nas motos custom, a suspensão é curta( pouco curso) isso não influencia tanto como em uma moto com suspensão trail.

Maiszoumenos hehehe.
E Braz
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Re: Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por MARCOS STREET 99 » 23 Jul 2012, 21:43

Esse é o caminho...

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... x-2007-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;
ex xlr 125
ex xr 200
ex shadow 600
atual tenere 250
atual neo 115

Ser motociclista não é só um estilo de vida...É uma vida com estilo!!!

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Re: Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por fabianoten » 23 Jul 2012, 22:19

[/quote]
Braz escreveu:Acredito que o problema maior seria o raio da suspensão. Não sei como explicar, mas se colocar a moto em um cavalete onde o pneu fica suspenso, a corrente afrouxa, e quando esta com peso a corrente aperta. a correia não pode ter essa diferença.
Nas motos custom, a suspensão é curta( pouco curso) isso não influencia tanto como em uma moto com suspensão trail.

Maiszoumenos hehehe.
Braz existem roldanas fixadas na balança q fazem o serviço de deixar a correia em uma determinada tensão de afrouxamento assim
como aqueles trecos q eu não lembro o nome fixados na balança tbm q deixam a corrente corretamente apertadas.
Não sabendo que era impossível ele foi lá e fez
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Re: Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por motown » 24 Jul 2012, 18:54

a regulagem da tensão é feita com o esticador, automaticamente aperta ou afrouxa conforme a posição da balança e se for o caso do desgaste da corrente / correia. até um certo limite depois é preciso trocar a transmissão...
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Re: Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por alexandrepalhynha » 24 Jul 2012, 22:58

as polias nao sao dificeis, so a correia que nao imagino (ainda) aonde encontrar....
penso que se entrar um pedrisco entre ela e engrenagem, pode dar alguma encrenca.

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