Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por Marcel Valim » 16 Jun 2014, 15:35

Acho que a perda é insignificante. Não vai influenciar no desempenho ou economia.
Tem que ver é se vale o custo de instalação diante da durabilidade e o risco de uma eventual quebra no uso off.
Quanto ao óleo 140, não deve mesmo espirrar numa 250cc, mas na Bandit tá difícil fazer alguma coisa ficar grudada ali quando se atinge velocidades mais altas.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

Thiago_1100S
Mestre
Mestre
Mensagens: 863
Registrado em: 10 Nov 2014, 22:08
Cidade onde mora: guarulhos/Sp

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por Thiago_1100S » 17 Abr 2015, 17:40

Ressuscitando o tópico...

alguem chegou a instalar o kit na Tnr? Ou conhece alguém que tenha instalado tnr ou lander.... só vi fotos, mas não ouvi a opinião de nenhum proprietário.

só para constar meu uso é 100% urbano, comprei a tnr pela autonomia e conforto nos buracos e lombadas de sampa, não pretendo fazer rally com ela... então o desgaste causado por galhos ou pedras não me preocupa..
Thiago T. Campos

Histórico duas rodas:
CBX250 06/07
GS500 08/08
Burgman 125 08/09
Monster 1100S 10/10 - Atual 1
CBX250 04/04
Fazer 250 08/08
XTZ 250 Tenere 12/13 - Atual 2
Hyperstrada 821 14/15 - Atual 3

Avatar do usuário
lucasxgamer
Novato+
Novato+
Mensagens: 58
Registrado em: 14 Mar 2015, 23:45
Cidade onde mora: Jataí - Goiás

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por lucasxgamer » 19 Abr 2015, 00:33

Um Kit desse por quase 3.000 é inviável, impensável..... Paguei 7.300 na minha moto com o IPVA vencido.. vou pagar 3.000 só na relação?!....
"Se fosse fácil não teria graça.." =D

marcelovarda
Novato-
Novato-
Mensagens: 8
Registrado em: 03 Out 2015, 08:20
Cidade onde mora: Florianopolis/SC

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por marcelovarda » 03 Out 2015, 08:57

Pois é, o tópico parece que terminou, mas não; a MMM tá vendendo o kit da teneré; por 1.220,00:

http://www.mmm3moto.com.br/d/kit-comple ... e-250.aspx" onclick="window.open(this.href);return false;

Achei bastante interessante.

pini94
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 18 Set 2014, 17:02
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por pini94 » 03 Out 2015, 10:49

Nesse valor realmente ficou interessante. Muito bacana esse kit, dei uma olhada no site deles e gostei viu, basta saber a durabilidade desse kit.
Thiago Pini Milanez

Ténéré 250 2011 branca (Cabrita)
Só na bike por enquanto...
Crypton T105 (do meu pai)

Avatar do usuário
cros
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 12 Set 2015, 22:54
Cidade onde mora: Porto Alegre/RS
Localização: Porto Unhappy
Contato:

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por cros » 03 Out 2015, 11:45

Penso bem diferente:

Primeiro que se os engenheiros tivessem projetado o veículo para funcionar (não que não funcione) com correia dentada eles teriam feito.
Segundo essa "idéia" já corre em outros foruns e não existe consenso sobre o real ganho de preço, funcionalidade etc.

Tem quem trocou e arrancou os cabelos pelos transtornos que teve, eu particularmente, (apesar de aceitar modificações extra projeto) não faria essa troca.

O próprio "projeto" da MMM é duvidoso!


Aqui segue um relato contrário, mas é apenas um relato:

Código: Selecionar todos

Bem... A quem está com a correia rangendo, só posso dizer: "Sinto muito! Mas você foi outro enganado!"

Quanto a um post anterior, nesse tópico, que vi o rapaz fazendo uma avaliação, e dizendo que a correia foi cortada, eu não acredito que seja verdade. Mas, se for... Se a correia realmente foi cortada, então isso seria o absurdo dos absurdos! Faria qualquer engenheiro da Gates ficar de cabelo em pé!

O caso é o seguinte:

Fui o primeiro cliente da MMM3Motos na correia para Lander. Minha moto é a última foto no anúncio do site deles.

O q ele não explica é q ele usa um rolamento menor que o tamanho MÍNIMO indicado pelo fabricante. Isso gera QUEBRA das fibras de carbono, o que causa diminuição drástica da vida útil da correia.

Fora isso, quando ele me enviou o kit, mais de 4 meses depois do meu pedido, ele me enviou o kit q ele usou para testes, já usado, com a polia dianteira QUEBRADA, que tive que soldar... Ele me prometeu enviar POLIAS NOVAS, E UM PROTETOR, MAS NUNCA O FEZ. Além disso, a correia era a 8M, que possui dentes de apenas 3mm, que ficavam saltando toda hora, o que gerou um tremendo desgaste na polia traseira, que ele fez em alumínio... O desgaste também passou para a correia.

Ou seja, um kit que ele propagandeia que dura no mínimo 100 mil km, durou menos de 25 mil km... Menos do que uma relação de corrente em aço 1045T! E eu sou um piloto que não força a moto, não corro demais, não empino, não faço trilha, e nem nada do gênero.

E não é só o rolamento esticador, chamado de IDLER pelo fabricante da correia, que está abaixo das especificações mínimas. A polia dianteira também é pequena demais (para poder caber nas motos) para a especificação da correia, o que gera, também, A QUEBRA DAS FIBRAS DE CARBONO DA CORREIA, que diminuem ainda mais a vida útil dela. Destruição ao quadrado!

Em suma: correia que vai se esticando, não pq seja um processo natural de ela estar cedendo (como eu pensei no início), mas sim por uma falha de projeto, pq ele quer economizar nas peças fornecidas, ou pq se seguir as especificações não será possível colocar o sistema na moto em questão. Aí a correia pula dentes pq está perdendo sua vida útil, destrói suas polias e se destrói no processo.

Ou seja, eu paguei quase MIL REAIS para ter um sistema MAL FEITO, QUE DUROU MENOS QUE CORRENTE, e do qual eu não tive O PÓS VENDA!

Paguei quase mil reais para ter sido feito de EXPERIÊNCIA! E amarguei o prejuízo, pq este senhor da MMM3Motos não responde meus mails desde que ele percebeu que errou. Ou seja, logo depois de eu ter recebido e começado a usar o kit, e ter relatado a correia folgando, e eu tendo que ajustá-la, pois ela batia na balança e roletava na polia traseira.

Estou em contato direto com engenheiros da Gates dos Estados Unidos, e eles me GARANTIRAM que a razão pela qual o número mínimo de dentes de uma polia seja 28, no caso da correia 14M, exatamente pq este é o MÍNIMO para não destruir a correia. Isso dá um diâmetro mínimo de 125mm. Ou seja, não cabe na maioria absoluta das motos. A roldana usada como esticador tem que ter, no mínimo, para uma correia 14M, 6.5 POLEGADAS! Ou seja, ele tá usando um rolamento esticador com MENOS DA METADE DO TAMANHO MÍNIMO. Isso ESTILHAÇA AS FIBRAS DE CARBONO E DESTRÓI A CORREIA!

Gostaria que todos soubessem que eu levantei todas essas informações, e estou com conhecimento suficiente para saber quando é possível, e quando não é possível fazer um sistema de correias em APENAS 1 SEMANA! E ele levou  MAIS DE QUATRO MESES PARA "ESTUDAR" A VIABILIDADE DO SISTEMA PARA A MINHA MOTO. Detalhe q eu não sou engenheiro mecânico... Sou técnico em informática.

Ele está ENGANANDO OS CLIENTES, QUE ACHAM QUE ESTÃO COMPRANDO UM SISTEMA DURADOURO E MAIS FORTE QUE O DE CORRENTE, QUANDO ESTÃO SENDO ENGANADOS PARA COMPRAR UM SISTEMA CARÍSSIMO, E QUE DURARÁ MENOS QUE AS CORRENTES, POIS ESTÁ SENDO CONSTRUÍDO COM ESPECIFICAÇÕES MUITO ABAIXO DAS MÍNIMAS NECESSÁRIAS PARA ESSE SISTEMA!

Agora está respondido a todos o porquê de as Harlley-Davidson terem polias tão grandes! As motos foram feitas em parceria com a Gates... A polia dianteira tem espaço suficiente para ter o tamanho necessário. Nossas motos não foram feitas pensando nisso. Logo, não há espaço para uma polia apropriada.

Pensem e pesquisem antes de comprar. Pq não é legal vc pagar caro num produto que promete uma coisa, mas que revela-se outra completamente diferente em pouco tempo.

Ah... E tudo que estou dizendo aqui é a mais pura verdade. Tenho todos os e-mails que provam tudo que estou dizendo. Não estou falando isso de má fé. Muito pelo contrário. E também não autorizei, em momento nenhum, ele usar a foto da minha moto como propaganda.

Fiquem atentos e se informem direito.

De acordo com os caras, era para a polia traseira durar uns 200 mil km... Não durou nem 25 mil km. Pouco mais de 10%. Era para a correia durar 100 mil km, no mínimo, e não durou 1/4 disso...

A polia menor, como eu disse, veio quebrada, e tive que soldar.
RD200; RD200; TT125; RD125; CB400; RD125; CB400; Elefantre 16.5; XL250; XL125; XLR125; Broz125; Sahara; BWS50; Sahara; (XV250; CBX200) Mirage; (Ninja 1000R); Sahara; Falcon; Virago 535; Tenere 250 - (CB400 abortado)
http://cros19.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

oscarmaxi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 229
Registrado em: 04 Ago 2013, 06:59
Cidade onde mora: Campinas SP

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por oscarmaxi » 03 Out 2015, 17:07

Legal.
Acho que esse relato destroi mais um mito: o de que as Teneres 250 podem rodar com correia dentada. Não podem, não dá certo, não foram projetadas para isso.
Dias atrás caiu também o mito do gerador de hidrogênio, o próprio autor de uma série de experiências fracassadas reconheceu que o negócio não funciona.
Mito que falta cair: o de que é possivel converter os pneus da Tenere em sem câmara, apenas vedando os buraquinhos dos raios...
Outro: o de que defletores podem desviar o vento frontal para cima do capacete. Até dão uma melhoradinha, mas não são tão eficazes...
São tantas porcarias prometendo milagres que chega a ser engraçado até (exceto para quem comprou...).
A Tenere 250 é o que ela é. Uma moto de 250 cc, 20 hp, econômica, de manutenção barata, boa de comércio, boa de ergonomia, bonita, boa para viagens (o banco poderia ser mais macio). Enfim, um ótimo custo/benefício. Não precisa ficar inventando modas para melhorá-la. Já é boa do jeito que é.

Avatar do usuário
hdbatistela85
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 621
Registrado em: 04 Dez 2013, 09:30
Cidade onde mora: Osasco/SP

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por hdbatistela85 » 03 Out 2015, 22:46

Concordo que muitas modificações são testes e experiências , mas muitas aplicações idealizadas por engenheiros montadores, levam em consideração o custo !

Um cara de GS 650 colocou correia na moto dele e está muito satisfeito, pq a moto não sai da concessionária com isto então, ou pq não sai logo com cardã ?

Pq ficaria caro demais para a proposta da motocicleta !

Então algumas mudanças idealizadas pelo dono e diluídas no tempo com o valor são bem vindas !

Algumas positivas que fiz na minha rodas de alumínio e tomada 12v.

Sei que gerou um off topic, mas é minha linha de pensamento !

Mamão
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 182
Registrado em: 29 Jun 2015, 10:48
Cidade onde mora: São Paulo SP

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por Mamão » 05 Out 2015, 09:06

Bom, acho o seguinte, o sistema que tem menor perda de potencia entre o motor e a roda é a corrente, vide motos de competição. Isso já é um ponto a favor.

Não conheço moto off-road com correia dentada, mas pode até ser que exista alguma.

E a moto foi projetada para utilizar corrente. Portanto, a minha vai continuar com corrente.

Avatar do usuário
Rammster
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 30 Jun 2013, 19:56
Cidade onde mora: Santos/SP
Localização: Santos/SP

Re: Ténéré 250 - Corrente ou Correia Dentada?

Mensagem por Rammster » 28 Out 2015, 10:04

Engenheiro desenvolve a moto pensando na redução de custo não pq a corrente é melhor que correia ou cardã
Atual
Ténéré 250 - 2013

Ex
Biz + 2006
YBR 2003
Falcon 2000
CB 400
XT 1998
Hornet 2006
TDM 225 2000
DT200R 1995
TDM 225 2000

Responder