Impressões com a coroa de 38

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por ghamauricio » 20 Jun 2012, 19:29

EXATAMENTE!! Hahaha

Tô falando isso há muito tempo desde o outro tópico onde você inclusive falou sobre as suas experiências com o pinhão de 14 dentes e provavelmente eu não estava conseguindo me expressar!

Mas acredito que o resumo seria:
40/13 (relação original): Velocidade marcando mais, hodômetro praticamente exato.
38/13: Velocidade marcando quase correto, hodômetro marcando menos que o real.
40/14: Velocidade praticamente exata, hodômetro marcando ainda menos que o anterior.

Importante levar em consideração as dimensões dos pneus!!
Um pneu mais largo (130/80) também é mais alto que o original (120/80) pois é 80% da largura. Largura aumenta, altura segue!
Aumentando o diâmetro da roda, temos o mesmo efeito que se alongar a relação.

Abraço!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por Kakko » 21 Jun 2012, 00:44

Porém, o que eu quis mencionar é o fato de que :

1º A velocidade quem dita é o pneu rolando...e transmitindo as rotações até o eixo onde está o sensor.

2º Como a relação foi alongada, a rotação do motor será menor para a coroa de 38.

3º O que está gerando a dúvida, é a questão do "erro", (proposital ?), e coincidentemente fica próximo da relação 13x38 , ou seja...o erro praticamente desaparece com essa relação. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por ghamauricio » 21 Jun 2012, 20:07

2- Sim, a rotação de cruzeiro cai, provavelmente baixando também o consumo. Mas isso na teoria, pois na prática pode ser que ao carregar garupa e bagagem, acabe bebendo mais!!

3 - Em alguma relação a diferença (sim, proposital) teria que sumir! A custo de erro no hodômetro, que antes estava correto.

Abraço!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por Kakko » 06 Jul 2012, 20:20

Após algumas centenas de kms ...posso dizer o seguinte :

1- Se andar na boa, em estrada ou cidade vai bem.

2- Eu andei praticamente em estrada ( V. Anhanguera - Campinas-Jundiaí-Campinas )
com trânsito pesado....vento contra cedo e final de tarde, percebi que precisa acelerar muito para manter a velocidade em subidas, pois a velocidade cai mais facilmente com essa coroa.

3- Percebi um pequeno aumento de consumo, isso sem considerar a km percorrida corrigida.
Fez 30 km/L ( com a coroa original eu estava fazendo 33/34 km/L )

4- A velocidade máxima que consegui foi 125 km/h...( quase descida e longa....)
No plano não consegui passar de 117 km/h.

5- Resumo: Não sei se vou manter a relação com essa coroa....rsrs :risadinha:

6- Se alguem pretende colocar, e anda com garupa....carga extre...subidas...serra....não aconselho ! Isso vai prejudicar o rendimento e o consumo vai aumentar.

bem...é isso :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por kablack » 06 Jul 2012, 21:16

Ótimo report Kakko.

Muito interessante para quem pensa em alongar a transmissão.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por alexandrepalhynha » 06 Jul 2012, 21:36

engraçado que eu alonguei com o pinhao de 14 faz algum tempo e nao tenho a menor vontade de por o original de volta.
ate numa pequena brincadeira outr dia na estrada com outra tenere que parecia original, eu percebia que a outra acelerava mais rapido mas eu encostava logo em seguida.

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por Fender » 07 Jul 2012, 22:13

Eu já achava que alongar essa relação não ia prestar. :nao:
Pelo menos na minha moto não consigo fazer em 5ª a RPM chegar no vermelho, sinal que falta força no motor para a relação original, então alongando fica ainda mais fraco é lógico. Sei lá, mas valeu a experiência que o Kakko nos passou. Pode ser que para alguém possa ser interessante essa modificação.
Acho a T250 uma ótima moto, mas para o meu gosto precisaria de pelo menos mais uns 10 a 15cv para se tornar uma moto legal.
Eu sei que é uma 250, mas essa moto com um motor de 400 ou 450cc e uns 35cv por uns 16 ou 17K seria bom demais. ;)
E vamos sonhando... :oremos:
Imagem

alexandrepalhynha
Mestre
Mestre
Mensagens: 805
Registrado em: 03 Jan 2012, 23:09
Cidade onde mora: Sampa/SP

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por alexandrepalhynha » 08 Jul 2012, 00:17

e pra acabar de comentar, hoje passei numa praça aonde tinha uma obra, montes de terra, lama, pedras, deu pra brincar um pouco, senti falta de uma 1 marcha mais curta..... nada anormal, eu ando mito devagar mesmo, acho que o pinhao de 12 seria bom.

Avatar do usuário
frederico cunha
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 259
Registrado em: 25 Jan 2013, 08:46
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por frederico cunha » 25 Mar 2013, 21:55

Opa galera...tenho uma mosquita (xre), potência bem parecida e tals...mas, lá vai meu pitaco! Eu coloquei o pinhão de 14 na minha pq pego estrada todo dia pra ir trabalhar e estava com o giro muito alto (130 com 7.000 a 7.500 rpm). Daí taquei de 14 o pinhão e senti a moto mais "frouxa", porém nada que deixasse a moto ruim. A solução foi um filtro de ar esportivo e vela de iridium grau 9, quando fiz isso minha moto estava com 10 mil rodados e já estou passando dos 36 mil com essa combinação. Não saio nunca mais, o consumo ficou satisfatório e motor trabalha mais livre, mantenho os 130 com 6.000 a 6.500 rpm, a minha quinta parece uma "sexta", ta pedindo 5º a 120 km/h. Ou seja, na minha opinião, se colocar uma relação menor ou pinhão maior, vale a pena dar um gás a mais, mesmo que pequeno, mas ajuda.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por Kakko » 25 Mar 2013, 22:35

cada caso é um caso...vai de cada um...tipo de tocada...mas amena...ou mais esportiva....
tipo de trânsito tbm influi bastante.....relevo.....enfim...muitas variáveis na jogada.

acho que cada um deveria experimentar.....custa pouco...compre uma coroa ou pinhão e faça um teste.....esse negocio de ficar só na teoria é muito chato. :joinha: :joinha: :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Responder