Impressões com a coroa de 38

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
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Kakko
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Impressões com a coroa de 38

Mensagem por Kakko » 19 Jun 2012, 08:32

Galera...é a coroa da relação da motoca...ok :risadinha:

Substituí a coroa original por uma de 38 D da LanderX......apenas a coroa ...não troquei pinhão nem corrente, pois ainda estão muito bons.

Bem...o pessoal sempre pergunta, então aqui vão minhas impressões:

Na estrada achei muito interessante, pois consegue-se rodar com rotações do motor um pouco menores que o normal.

Principalmente se voce anda sozinho ou com pouca carga. Aí fica bom demais.

Perde-se um pouquinho a retomada rápida.....só um pouco.

Se preferir uma pilotagem mais agressiva...rápida, ou fora de estrada, não troque ! Deixe a original que fica melhor.

Quanto ao consumo, ainda não concluí as medições.

:joinha:
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Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por ghamauricio » 19 Jun 2012, 18:34

HAHAHAHAA Adorei o título e a primeira linha!

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Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por diegopaul » 19 Jun 2012, 21:02

Estava pensando em colocar a coroa 38 ou pinhão 14 dentes pra testar como fica. Precisou encurtar a corrente?
Aqui onde moro não achei o pinhão 14, achei a coroa riffel 38 dentes por 70 dinheiros. Estou pensando em trocar o pinhão, por ser mais barato e mais fácil de trocar.
Vc mesmo trocou a coroa? Da muito trabalho pra trocar?

Abraço.
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Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por kablack » 20 Jun 2012, 00:22

Show Kako:

Quando calcular o consumo levar em conta novo percentual sobre a marcação do odômetro. Agora não é mais 100%.

Estou interessado nos seus resultados.

Abraço
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Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por Beto Klein » 20 Jun 2012, 08:53

ghamauricio escreveu:HAHAHAHAA Adorei o título e a primeira linha!
x2

:gargalhada:

Kakko, vamos ver como se comporta a coroa de 38!!!! :animado:

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Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por Kakko » 20 Jun 2012, 09:11

Pessoal...até o momento está muito bom.....a condução ficou mais "amena"...."judia" um pouco menos do motor.

A marcação do odômetro alterou um pouco....a distância entre minha casa e trabalho que marcava ~43,8 km

agora marca ~42,9 km........a 100 km/h o contagiros marca ~6500 rpms.

Ontem voltando para casa a primeira marcação do nível de combustível apagou com 115 kms percorridos.

Estou mantendo uma média entre 80 e 100 km/h para efetuar a medida de consumo.

A corrente não foi cortada....apenas ficou um pouco mais esticada.

A chuva apertou ......estou de carango hoje.... :joinha: depois posto mais impressões.

abraços
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Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por ghamauricio » 20 Jun 2012, 09:48

Kakko escreveu:a 100 km/h o contagiros marca ~6500 rpms.
Posso estar enganado, mas esta relação entre RPM/marcha/velocidade indicada vai sempre ser a mesma, visto que isso é medido no eixo do pinhão. E até aí, você não mudou nada.

A diferença é que agora, quando ela marcar 100km/h, você vai estar REALMENTE a 100km/h. No entanto, conforme você mesmo já notou, o hodômetro é quem vai começar a marcar errado - visto que este era extremamente preciso com a relação original.

Abraço!

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Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por Kakko » 20 Jun 2012, 11:37

Veja isso : viewtopic.php?f=6&t=529&hilit=velocidad ... t=10#p7992" onclick="window.open(this.href);return false;
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Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por ghamauricio » 20 Jun 2012, 18:03

Aaaaah já entendi! A marcação de velocidade deste gráfico foi feita pelo dinamômetro!!
Já estamos carecas de saber que a nossa velocidade é mostrada errada no painel: enquanto estamos a 100km/h indicados, já calculamos que estamos na verdade na casa dos 90~93km/h.

Insisto em afirmar que pelo fato de o sensor de velocidade ser preso ao eixo no qual está o pinhão, o que você faz do eixo pra fora não é medido. E esta definição inclui a relação da moto, alterações no aro e no pneu etc.

Abraço!

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Re: Impressões com a coroa de 38

Mensagem por doug01n » 20 Jun 2012, 19:10

ghmauricio, demorei pra entender o que vc quis dizer, e concordo. A velocidade indicada em duas motos diferentes, uma com coroa de 38D e outra com coroa de 40D à 6.500RPM será de 100km/h. A diferença é que a de 38D estará à velocidade real de uns 97km/h enquanto a de 40D estará a 91km/h.

Pelos cálculos que fiz com o hodômetro x GPS com pinhão de 14D, a velocidade é exata, mas o hodômetro marca pra menos. Logo, se a relação 13x38 é um pouco mais curta que a 14x40, provavelmente a marcação do hodômetro estará próxima à distância real percorrida, porém a velocidade indicada no painel será menor que a velocidade real na mesma proporção.

Resumindo:
Pinhão 14D - Velocidade exata, hodômetro medindo menos que o real;
Coroa 28D - hodômetro exato, velocidade medindo menos que o real.

Aguardamos mais dados, kakko!

EDIT: O link do kakko refere-se a um dinamometro virtual, em que vc entra com todas as informações teóricas e ele te dá a simulação.
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