Moto acelerando muito apos a partida

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por fabiobsant » 04 Jun 2012, 12:27

Ontem a tarde, logo após ela passar umas 4 horas desligada, fui dar partida e percebi que ela acelerou muito, ficando na casa dos 2,5 e 3 rpm, variando bastante entre elas. Hora estava em 2, depois subia pra 2,5, voltava pra 2 e depois chegava até 3. Nesse tempo que fiquei observando, a luz da injeção tambpém acendeu uma vez e quando fui dar uma mexida no acelerador, ela apagou. Logo depois sai com ela, rodei mais de 100km e nada de anormal... Hoje novamente ela ficou oscilando na aceleração, mas quando o motor esquenta, fica na casa dos 1,5 rpm. Gostaria uma ajuda dos amigos que são mais experientes no assunto, pois fico com medo de levar na cc e eles já forem condenando meu módulo ou cobrarem um absurdo pra dar uma olhada. Moro em Olinda - pe e quando fui perguntar qual seria o problema, o atendente disse que poderia ser um código de erro, onde só pra verificar, eu teria que pagar uma taxa de R$150,00. Um Roubooooooo..

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por diegonunes » 04 Jun 2012, 14:28

Calma. A moto tem quanto rodado?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por fabiobsant » 04 Jun 2012, 16:54

ela ta com 30.400km

Avatar do usuário
Ricardo Oliveira
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 90
Registrado em: 15 Jan 2012, 18:58
Cidade onde mora: Jaboatão/PE

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por Ricardo Oliveira » 04 Jun 2012, 20:19

Então galera.

A minha tb varia um pouco logo quando ligo!

Já notei que ela trabalha da seguinte forma:

Se o motor estiver frio ele mantem um pouco acima de 1.500 RPM's.... quando esta quente ele cai abaixo de 1.000 RPM's.... desliguei com o motor quente e liguei novamente e manteve abaixo dos 1.000... esfriou começa tudo de novo!

O mecânico quando me entregou na loja me falou para procurar caso ela apresentasse o giro acima de 1.500 RPM's, acabei não indo pq so acontece quando ligo ela fria depois volta ao normal... acredito que seja para manter manter o motor no giro ideal logo no começo e depois volta o normal...

Acredito ser trankKKKilo :D..

Obs: o motor esta com 750 km

Abraço.
Atual -Coruja Azul 12/12 (Ténéréclub)
Ex -XR Tornado urubu 04/04 (Tornadeiros)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por diegonunes » 04 Jun 2012, 20:22

Hum. Pode ser sujeira no corpo do acelerador. Como essa moto possui marcha lenta eletrônica, fica tentando corrigir a aberta e não consegue, ocasionando variação.

Teve membro aqui com problema semelhante. Ela chega a morrer em alguma ocasião?
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por diegonunes » 04 Jun 2012, 20:26

Ricardo Oliveira escreveu:Então galera.

A minha tb varia um pouco logo quando ligo!

Já notei que ela trabalha da seguinte forma:

Se o motor estiver frio ele mantem um pouco acima de 1.500 RPM's.... quando esta quente ele cai abaixo de 1.000 RPM's.... desliguei com o motor quente e liguei novamente e manteve abaixo dos 1.000... esfriou começa tudo de novo!

O mecânico quando me entregou na loja me falou para procurar caso ela apresentasse o giro acima de 1.500 RPM's, acabei não indo pq so acontece quando ligo ela fria depois volta ao normal... acredito que seja para manter manter o motor no giro ideal logo no começo e depois volta o normal...

Acredito ser trankKKKilo :D..

Obs: o motor esta com 750 km

Abraço.
Ricardo, essa variação da sua moto não é intermitente, ao contrário da moto do colega aqui. Essa aceleração mais alta inicial é proposital, mas se torna um problema quando a uma latência ou acendimento da injeção.

Na sua moto ela sobe, após aquecer retorna a aceleração, de forma constante.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por fabiobsant » 05 Jun 2012, 14:01

Minha moto, quando ligo pela primeira vez, ela fica na casa dos 2.000 giros e cai pra 1,700, mas as vezes ta subindo de mais, chegando perto da casa dos 3.000 rpm. Quando o motor esquenta ela volta ao normal e fica com 1,500 rpm, mas se por acaso eu tocar no acelerador durante esse periodo, a aceleração sobe novamente e demora um certo tempo pra voltar ao normal. Nessa vez em que a luz da injeção acendeu, ela tava macrando 3.000 giros e quando ela voltou ao normal, dei um toque no acelerador e voltou a ficar alta.. Não sei se isso é problela do TBS ou TPs, não sei qual sigla..

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por Kakko » 05 Jun 2012, 14:52

....Se for para testar, eu arriscaria uma limpeza no (TBI) corpo da borboleta ou pistão...

Nas lojas de autopeças existem uns sprays próprios para limpeza de TBI.

é uma tentativa...pode dar certo :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por Helano » 05 Jun 2012, 18:08

Galera,

Acendeu luz de injeção? Aí não tem jeito... corre para a concessionária para passar o scanner. Somente ele vai poder apontar onde está a falha.

Quanto à diferença de rotação entre o motor frio e quente, esta é perfeitamente normal. Enquanto a moto estiver fria, a rotação fica um pouco alta sim (perto dos 2mil rpm) e com o motor quente ela tem que cair para os níveis indicados no manual, que é entre 1300 e 1500 rpm. No próprio manual consta a indicação (com fotos e tudo) de como fazer esse ajuste, que por sinal é muito simples.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por diegonunes » 05 Jun 2012, 18:19

Pois é Kakko, também iria nessa vertente.

Helano, as vezes a luz de injeção acende pelo simples motivo de ter ocorrido um mau funcionamento, nem sempre é necessário recorrer ao scanner. Se você deixar a moto morrer por exemplo, a luz acende imediatamente.

Muito provavelmente o corpo do acelerador está com borra. Essa loucura também ocorreu na moto de Hugo e a limpeza resolveu.

Sugiro que comece pelo mais simples e barato, mande verificar o corpo, se for necessário limpe-o com CAR80.

Não sou pai de santo (ainda), mas parece ser isso mesmo, hehehe.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Responder