Moto acelerando muito apos a partida

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por fabiobsant » 17 Jun 2012, 13:41

O engraçado é que só uso gasolina aditivada ou Podium da petrobras durante muito tempo. Assim que comprei a motoca, usei muito Texaco que é aditivada, porem, desde que a ipiranga assumiu a rede, so absateci uma vez e não gostei muito do resultado e voltei usar podium e aditivada da Br, porem foi ai que começou a aparecer so problemas: moto cortando, acerelarção alta e consumo elevado. Por isso vai ai um aviso, se vc usar gasolinda de pessíma qualidade, não tem gasolina podium que resolva pq o corpo vai estar muito sujo e fará os aneis do tps estragarem como os meus e so trocando e fazendon uma limpeza na injeção pra voltar ao normal.

mgarcia
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 20 Jun 2012, 19:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por mgarcia » 12 Jul 2012, 21:36

Pessoal

Estou com problemas tb na aceleração e marcha lenta da moto. Antes dos comentarios ja levei na cc yamaha e trocaram a borracha do sensor hibrido, passaram scaner e nda foi detectado.

mas vamos la :

ao ligar (motor frio) aceleração na casa dos 2000rpm e falhas
motor quente: em torno de 1500 rpm mas hora fica em 1500 depois 2000 depois 1300 nessa ordem a todo instante.

mao no acelerador dando leves aceleradas rapidas sem ultrapassar 3mil rpm: muita falha

Alguem tem foto de como tirar, limpar e mostrar o corpo da injeção ?
Eu gostaria de tirar fora o parafuso de regulagem da marcha lenda para verificar o anel de vedação.

desanimei com esse motor.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por diegonunes » 12 Jul 2012, 22:57

A podium é indicada pra motores de alta performance, logo, não acho uma ideia inteligente gastar dinheiro com algo desnecessário ou até mesmo prejudicial. Lembrem-se que a temperatura da vela e outros quesitos, são mensurados levando em consideração, também, o IAD do combustível, é por isso que as velas veículos flex são diferenciadas.

Essa gasolina só é eficiente em motores que tenham taxa de compressão igual ou superior a 10:1. No mais é, jogar dinheiro fora.

Quem estiver tendo problemas com a injeção, sugiro inicialmente trocar de posto. Se por ventura o negócio continuar, entreguem vossas motos a quem entende, muito provavelmente uma limpeza pode resolver.

O motor dessa moto não gosta de oficina, certamente é algo relacionado a combustível.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por fabiobsant » 23 Jul 2012, 12:15

Companheiros, mais uma ves a moto apresentou os mesmo problemas e agora veio ainda mais recheada. Ela alem de acelerar muito quando ligo, na faixa dos 3 mil giros, apos alguns segundos com ela ligada, a luz da injeção acendia e ela ficava bastante oscilante em relação aos giros do motor. Hora estava em 2 mil e derrepente saltava pra 3 mil e o ponteiro ficava variando. Quando em movimento se estiver com chuva ou uma forte frieza, ela ficava morrendo quando eu precisava reduzir a velocidade e acionava a embreagem. Exemplo: Se eu acionasse a embreagem para trocar de marcha e fosse reduzindo até ela parar, o ponteiro de giros do motor zerava e ela morria. Fiz um teste e passei a primeira marcha, segunda e apertei a embreagem pra observar, percebi que ao invés dela ficar nos 1,5 mil giros, ela vai descendo e apaga o motor. O consumo aumentou, caiu de 30 pra 26 km/l.

Já na oficina, meu amigo resolveu fazer uma limpeza no corpo da injeção. Retirou todo o corpo e limpou com uma solução apropriada. Ele estava bastante sujo e com varias marcas de resíduos de gasolina. /apos toda a limpeza, ele colocou no lugar e passou o scaner para verificar se o problema era só a sujeira ou algo mais. Apareceu um erro de código 32 que se refere ao sensor da marcha lenta. O tps estava normal e sem problemas, mas esse sensor estava com problemas e teria que ser substituído. Até ai tudo bem, mas o problema é que esse sensor não é fornecido pela yamaha e não encontrei em nenhum lugar pra vender, apenas se comprar o corpo de injeção completo quedeve ta custando no mínimo uns R$ 1,200,00 Reais.. Apenas isso. Ele me falou que ira tentar arrumar algum pra mim por lá, mas de antemão me informou que esse problema não ira fazer o moto me deixar na mão pq o sistema de injeção da yamaha é projetado pra enduros e pode aparecer outros erros que a moto não para de funcionar. Olhem só em que bronca estou. ele me falou que estão chegando varias motos com esse problema na cc, e a loja esta trocando o corpo de injeção completo quando as motos estão na garantia. Serve de alerta para que outros amigos que tiverem o problema, ficarem de olho e tentarem reaver os danos na garantia.

mgarcia
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 94
Registrado em: 20 Jun 2012, 19:38
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por mgarcia » 23 Jul 2012, 17:04

O bom e velho carburador deixa saudades por n tem esse monte de sensores e traquitanas pra dar problema.

O sensor hibrido custa R$1600,00 aqui em SP. acabei de pesquisar o valor.

fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por fabiobsant » 21 Ago 2012, 11:41

Fiz a limpeza de bico, limpeza de todo o corpo de injeção, regulagens das válvulas, limpeza dos sensores, regulagem da marcha lenta, troca dos anéis do tps e todo o problema foi resolvido. A moto esta muito silenciosa e nunca mais apresentou problemas relacionados aos que haia relatado, porém, depois da limpeza do sistema, ela passou a consumir mais. esta fazendo na faixa de 24 à 25 km/l. Antes ela fazia 28 a 30. Ainda não passei o computador de diagnostico pra ver se há algum problema, mas gostaria de saber dos amigos se alguém tem alguma opinião sobre o fato.

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por diegonunes » 21 Ago 2012, 17:27

Pois é, é muito raro essas motos apresentarem danos nos sensores e atuadores. A grande maioria dos casos se resolve com regulagens e limpeza.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por fabiobsant » 22 Ago 2012, 23:27

Levei a moto a autorizada da yamaha e o mecânico informou que, ao realizar a limpeza de bico injetor, o material usado aumenta o tamanho dos furos do bico, fazendo com que ele jogue mais combustível para a camara e faz a moto consumir mais. Ele ainda falou que a moto estava com a aceleração ótima, valvulas reguladas e com o motor bom, mas o consumo estava alto e não tem jeito a não ser que eu queira desembolsar 936,00 reais por um bico injetor novo. É lasca mesmo. Agente manda limpar o bico injetor e o corpo da injeção pra ver se a moto melhora o rendimento e so faz piorar...

Avatar do usuário
Marcel Valim
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 573
Registrado em: 15 Jul 2012, 12:34
Cidade onde mora: Campinas/SP
Localização: Campinas/SP

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por Marcel Valim » 23 Ago 2012, 07:34

Que conversa é essa? Limpeza de bico é com ultrassom. Não se usa nada fisico para desobstruir o bico. Se fizeram isso foi cagada. Ultrassom não altera tamanho de bico. Pede pra falar com o chefe da oficina e se ele insistir nessa tese pede por escrito o procedimento de limpeza que ele usou pra você enviar ao SAC da Yamaha. Caso ele diga que foi por ultrassom ele terá que admitir que é possível regular a moto porque não alterou tamanho do bico.
Conversa pra boi dormir.
Na estrada desde 1980. Puch Motovi, RX125(80), DT180(83e86), TDR180(91), RD135Z(85), CB400II(82), CG125(80), GS500E(95), Intruder800(95), Bis100(00), Crypton105(01), XTZ125E(04), Teneré 250(11), Drag Star 650(04), Fazer250(11) e Bandit 650S(09).

fabiobsant
Novato+
Novato+
Mensagens: 43
Registrado em: 19 Ago 2011, 12:34
Cidade onde mora: OLINDA/PE
Localização: Rua primeira travessa santana, 314. Bairro de Jardim Atlãntico. Cep 53050-031

Re: Moto acelerando muito apos a partida

Mensagem por fabiobsant » 23 Ago 2012, 11:44

Eu também fiquei surpreso com isso, mas o problema e que não fiz o serviço na yamaha, apenas fui lá pra tirar essa dúvida. Fiz a revisão numa oficina indicada por um amigo e todos os problemas que ela apresentava de corte, luz de injeção acendendo, aceleração imprecisa e falha ao levar chuva desapareceram, porém ela esta consumindo como uma loba. ta fazendo média de 24,5km/l. antes, mesmo com os problemas ela fazia em média de 27 a 29km/l. O mecânico que falou era o chefe da oficina da yamaha. Acabei de ligar pra outra oficina da yamaha e o mecânico informou que pode ser em relação a regulagem da mistura de combustível que pode ter sido alterada e terá que ser feio uma regulagem.

Até onde eu sei a limpeza de bicos era feita numa máquina onde passariam alguns produtos que efetuariam a limpeza, mas nunca ouvi falar que alargariam os furos fazendo a moto consumir mais. O Lance já é pra fazer ela consumir menos... vou leva-la agora na oficina pra tentar resolver esse problema e depois posto aqui o resultado.

Responder