Dr. Paulo escreveu:E por falar nisso, já chegaram a conclusão sobre os kms percorridos? Tem algum alteração com relação ao real? Por exemplo rodar 1h a 100km/h deveria marcar 100km percorridos, correto? Com a troca do 13D pra 14D muda algo?
Essa é uma bisonhice homérica da Te. Está no forum, nuns posts do ano passado. Em resumo, é o seguinte: rodar 1h a 100km/h no velocímetro deveria marcar 100km no hodômetro, MAS NÂO MARCA.
É bisonho porque a referência de sinal do velocímetro e a referência do sinal do hodômetro vêm ambos do mesmo sensor no eixo movido do câmbio (o eixo do pinhão), e tem tratamento 100% digital. Portanto esse erro é proposital no projeto da Te.
Na Te normal (13/40) o hodômetro marca certo, e o velocímetro uns 7% a mais.
Se o sujeito muda para 14/40, como eu fiz, o velocímetro passa a marcar mais ou menos certo, e o hodômetro, naturalmente, 13/14 para menos. Daí, toda fez q encho o tanque, multiplico a quilometragem por 14/13 para fazer a conta dos km/l.
(sobre mudar a relação)
Dr. Paulo escreveu:Eu, por não manjar de mecânica ou projeto, prefiro "confiar" nos projetistas da yamaha, apesar de achar que pisam na bola em alguns itens he he he.
Não vejo moto como se fosse um carro, por exemplo. Vejo mais como algo que você "vista". Uma calça, por exemplo. Afinal, tem moto que me veste bem; tem moto que não. Fico desajeitado na xtzinha da minha esposa; a Te me cai bem - já para ela, a Te sobra demais e a xtzinha é perfeita.
Vejo a relação que nem a barra da calça. Para quem faz off com a Te, certamente uma relação mais curta cairá melhor. Quem pega estrada e é leve, uma mais longa será melhor. Não tem como a Yamaha fazer uma que agrade a todo mundo, assim como não tem como uma confecção fazer uma calça perfeita para todos.
Acertar altura de guidão, acertar banco, acertar relação, instalar mequetrefes eletrônicos (pus abridor de garagem na luz alta), são coisinhas simples, fáceis de reverter em caso de arrependimento, que fazem parte de fazer a moto ser sua de fato. Um pinhão de 14 de lander custa aí uns R$60, acho, serve na Te, é trivial de trocar e destrocar se achar ruim.
PS editado depois: Isso da Te marcar a a mais a velocidade é de um absurdo sem tamanho. Meu carro (da ford) tem esse mesmo erro. Quando quero me manter no limite legal tenho que ver a velocidade e "fazer a conta", para mantê-la. Seria bem mais simples se os instrumentos procurassem, honestamente, ser o mais precisos possíveis, e deixar qualquer tolerância ou margem para infração ao critério de quem pilota / dirige. Afinal, como ele é quem tomará uma eventual multa, é ele que merece ter as informações CORRETAS ao seu dispor. E isso se estende ao famigerado indicador de combustível. O ideal, para mim, seria uma que mostrasse quanta gasolina tem no tanque. Mostrou zero, a moto pára por pane seca. EU quero arbitrar minhas margens. Do jeito que está, tenho que fazer a conta de qtos km já entou na reserva, daí ver as margens... é trivial, eu sei, mas desnecessário.