Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Wladimir Souza
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 81
Registrado em: 19 Ago 2013, 23:03
Cidade onde mora: Sorocaba/SP
Localização: Sorocaba/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Wladimir Souza » 25 Ago 2013, 07:18

pedeferro escreveu:acho que vou deixar a minha com os 13 originais, pois pego muita subida e com muito peso

Bom dia Pe de Ferro... Então, se vc pegar muuuuita subida, dae acredito que compensa mexer apenas na coroa, porem, sinceramente, eu coloquei tb uma vela de iridium, e quase nao notei diferença na diminuição do torque por conta do pinhão.. Andei engarupado com a patroa, em 4ª e 5ª marchas e a motok foi de boa, sem baixar o giro, porem, nao peguei subidão da forma como vc menciona neh.. rsrs... :joinha:
Viajando de carro você vê a paisagem; de moto, faz parte dela

Avatar do usuário
pedeferro
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 06 Fev 2013, 13:32
Cidade onde mora: Curitiba Pr
Localização: Curitiba PR

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por pedeferro » 25 Ago 2013, 20:02

este tópico da o que escrever eu eu continuo lendo .....
Pé de ferro
Ténéré finalmete livre de novo.
Ex Sundown STX 200

Avatar do usuário
Micheloff
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 16 Mai 2013, 14:00
Cidade onde mora: Hortolandia/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Micheloff » 30 Ago 2013, 12:50

Fala galera.'! Acabei de colocar a relação da fazer , diminui o passo usei riffel e corrente kmc, a coroa é 38 e o pinhão 14, ficou melhor , o giro caiu em 500 rpm aumentando a velocidade de corte , por enquanto gostei do resultado ...
"Como os cães, motos são catalisadores sociais que atraem uma categoria superior de pessoas." Chip Brown
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Avatar do usuário
ivnn
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 713
Registrado em: 05 Jan 2012, 14:32
Cidade onde mora: São Paulo / SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por ivnn » 30 Ago 2013, 13:34

Dr. Paulo escreveu:E por falar nisso, já chegaram a conclusão sobre os kms percorridos? Tem algum alteração com relação ao real? Por exemplo rodar 1h a 100km/h deveria marcar 100km percorridos, correto? Com a troca do 13D pra 14D muda algo?
Essa é uma bisonhice homérica da Te. Está no forum, nuns posts do ano passado. Em resumo, é o seguinte: rodar 1h a 100km/h no velocímetro deveria marcar 100km no hodômetro, MAS NÂO MARCA.
É bisonho porque a referência de sinal do velocímetro e a referência do sinal do hodômetro vêm ambos do mesmo sensor no eixo movido do câmbio (o eixo do pinhão), e tem tratamento 100% digital. Portanto esse erro é proposital no projeto da Te.
Na Te normal (13/40) o hodômetro marca certo, e o velocímetro uns 7% a mais.
Se o sujeito muda para 14/40, como eu fiz, o velocímetro passa a marcar mais ou menos certo, e o hodômetro, naturalmente, 13/14 para menos. Daí, toda fez q encho o tanque, multiplico a quilometragem por 14/13 para fazer a conta dos km/l.

(sobre mudar a relação)
Dr. Paulo escreveu:Eu, por não manjar de mecânica ou projeto, prefiro "confiar" nos projetistas da yamaha, apesar de achar que pisam na bola em alguns itens he he he.
Não vejo moto como se fosse um carro, por exemplo. Vejo mais como algo que você "vista". Uma calça, por exemplo. Afinal, tem moto que me veste bem; tem moto que não. Fico desajeitado na xtzinha da minha esposa; a Te me cai bem - já para ela, a Te sobra demais e a xtzinha é perfeita.
Vejo a relação que nem a barra da calça. Para quem faz off com a Te, certamente uma relação mais curta cairá melhor. Quem pega estrada e é leve, uma mais longa será melhor. Não tem como a Yamaha fazer uma que agrade a todo mundo, assim como não tem como uma confecção fazer uma calça perfeita para todos.
Acertar altura de guidão, acertar banco, acertar relação, instalar mequetrefes eletrônicos (pus abridor de garagem na luz alta), são coisinhas simples, fáceis de reverter em caso de arrependimento, que fazem parte de fazer a moto ser sua de fato. Um pinhão de 14 de lander custa aí uns R$60, acho, serve na Te, é trivial de trocar e destrocar se achar ruim.

PS editado depois: Isso da Te marcar a a mais a velocidade é de um absurdo sem tamanho. Meu carro (da ford) tem esse mesmo erro. Quando quero me manter no limite legal tenho que ver a velocidade e "fazer a conta", para mantê-la. Seria bem mais simples se os instrumentos procurassem, honestamente, ser o mais precisos possíveis, e deixar qualquer tolerância ou margem para infração ao critério de quem pilota / dirige. Afinal, como ele é quem tomará uma eventual multa, é ele que merece ter as informações CORRETAS ao seu dispor. E isso se estende ao famigerado indicador de combustível. O ideal, para mim, seria uma que mostrasse quanta gasolina tem no tanque. Mostrou zero, a moto pára por pane seca. EU quero arbitrar minhas margens. Do jeito que está, tenho que fazer a conta de qtos km já entou na reserva, daí ver as margens... é trivial, eu sei, mas desnecessário.
Editado pela última vez por ivnn em 30 Ago 2013, 14:03, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Kakko » 30 Ago 2013, 13:44

Perfeito...eu por exemplo comprei uma coroa de 38 e instalei....constatei o que desconfiava....não fica bom !!

E olha que o alongamento da relação é menos pior que trocar o pinhão por um de 14. Enfim...nada melhor do que cada um fazer seus testes e tirar suas conclusões.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Roots_Rider
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 151
Registrado em: 19 Mai 2013, 22:03
Cidade onde mora: São Paulo-SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por Roots_Rider » 14 Nov 2013, 19:45

ivnn escreveu:
Helano escreveu: Sugestão; que tal colocarem isso tudo em termos mais simples, para leigos como eu? Algo tipo; aumentou pinhão, diminui aceleração, aumenta velocidade, diminui rotações.... coisas assim...

E outra resposta, mais simples ainda; vale a pena trocar? tem realmente alguma vantagem?
Vou tentar:

Teste "Revista Caras": Você deve trocar o pinhão da sua Teneré 250? Faça aqui o teste, elaborado com as mais modernas técnicas do feng-shui e numerologia oriental.

1 - Você é:

0 pontos - Leve e baixinho;
1 ponto - Leve e altinho ou Gordo e baixinho;
2 pontos - Gordo e altinho;

2 - Você costuma andar engarupado?
0 pontos - Nunca;
1 ponto - As vezes;
2 pontos - Quase sempre.

3 - Se respondeu "quase sempre" na questão acima, sua garupa é:
0 pontos - Magra e baixinha;
1 ponto - Magra e altinha ou gordinha mas baixa;
2 pontos - Gorda e alta.

4 - Você leva muita tralha?
0 pontos - Nada, ou baú vazio;
1 ponto - Bau 45L cheio;
2 pontos - Baú 45L cheio + alforges;

5 - Você anda:
0 pontos - Maior parte é estrada.
1 ponto - Cidade e estrada igual;
2 pontos - Praticamente só cidade;

Confira aqui os resultados! Some os pontos. Se for difícil fazer de cabeça, lembre-se que seu iPad tem calculadora!

0 a 2 pontos - Parabéns. A sua teneré é uma felizarda, e a suspensão dela irá durar uma vida. Um pinhão 14D para você será um bom negócio, refletindo em melhor economia e menor desgaste do motor.
3 a 5 pontos - Para você, a troca por um 14D não fará diferença. Ganhará menor rotação em planos, mas frequentemente reduzirá para fazer qquer coisa. Ficará às vezes segurando desnecessariamente uma marcha abaixo, mantendo o motor cheio, só para ter reação rápida, e a troca poderá ser um mau negócio. Nesse caso a troca só será interessante se você for um tiozão.
6 a 8 pontos - Fique com a 13D. Afinal, isso é o original de fábrica, e eles não iriam fazer besteira, iriam? E no mais , todo mundo sabe que esse negócio de 14D é coisa de inconformado, que vai ficar inventando mudanças bestas até conseguir o up pra F800GS.
9 ou mais pontos - Será que tem 12D no mercado?
Na minha opinião o tópico deveria ser encerrado aqui! :palmas: :palmas:
:gargalhada:
Dt 200 (1996) - Ténéré 600 (1989) - DRZ 400 (2009) - Ténéré 250 (2011) - RD 135 (1995) - Thruxton 900 (2015) - F650Dakar (2001)

eklrs
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Dez 2012, 02:18
Cidade onde mora: Palmeira das Missões / RS

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por eklrs » 20 Jan 2014, 00:43

Vamos lá, estou com minha teneré há 8 mil kms, ela está com 17 mil, o dono anterior levou ela (ou ela levou ele) ao chile, por enquanto fiquei pelo Brasil com ela apenas... mas vamos à contribuição para o tópico...

o pinhão está indo pro fim, então já encomendei um de 14d, quero experimentar, também coloquei nela um roncar 2way, notei melhoras no torque até 8000 rpm, e piora depois dessa rotação (com ele aberto)... hoje fui pra estrada, com um Garmin 60 CSx, e fiz as seguintes medições:

Deixei a moto cortar giro em todas as marchas (menos 5a né) e esperei a velocidade estabilizar no GPS, pra ter mais confiabilidade... estou com a relação original ainda, e pneus com meio uso:

1 marcha: 47,2 km/h
2 marcha: 71,8 km/h
3 marcha: 93 km/h
4 marcha: 113 km/h

quando a velocidade real está em 100 km/h, estou a aproximadamente 7050 rpm (5 marcha)

essas velocidades são reais, medidas com o GPS, outro detalhe, fiz uma viagem de 850 km esses dias, o erro do velocímetro é grande, mas o odômetro da moto e o odômetro do GPS estão bem aferidos, dando diferença de 5km nesses 850 km, então é bem preciso...
depois q colocar o pinhão 14d vou fazer novas medições...

daqui uns dias chega um suporte de câmera q encomendei, aí vou poder fazer uns vídeos, mostrando tudo isso, GPS, Painel, etc. mas ainda demora um pouco, pois vem da Deal Extreme... já estarei com pinhão de 14d provavelmente...

eklrs
Novato-
Novato-
Mensagens: 6
Registrado em: 11 Dez 2012, 02:18
Cidade onde mora: Palmeira das Missões / RS

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por eklrs » 20 Jan 2014, 17:17

saí hoje e gravei um vídeo, pra quem interessar, ela está com relação original ainda...

https://www.youtube.com/watch?v=sJq1VqSQ9uY" onclick="window.open(this.href);return false;

Avatar do usuário
igual
Novato
Novato
Mensagens: 19
Registrado em: 17 Mai 2013, 15:05
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por igual » 28 Fev 2014, 08:37

igual escreveu:galera conversei com meu mecanico e ele disse q seria interessante msm trocar a coroa pra 39T.

qual corao 39T vcs estão usando? de qual moto ou consigo comprar pra trocar?


abs
e aee galera.. quem colocou coroa 39? qual marca? de qual moto da pra usar? qual o valor pagou?

encontrei no ML apenas um anuncio vendendo da marca Vaz por R$74,00 + frete achei mto caro, visto que as coroas costumam ficar entre 30 a 45 reais.


abs

Avatar do usuário
allex2000
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 683
Registrado em: 14 Set 2012, 10:56
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Troca Relação X Potência - Testes no Dinamômetro

Mensagem por allex2000 » 28 Fev 2014, 12:31

Igual, eu coloquei uma coroa de 38T da marca Riffel, gostei do resultado, pra quem viaja muito a moto fica mais suave e marca a velocidade mais próxima da exata. Estou rodando á mais de 10 mil km com essa coroa, relação final 2,92:1. A original da Té é 3,07:1.

abs!
Alexandre
XTZ Lander 250cc i.e.
NGK Iridium IX / Shell V-Power
On/Off Road/Travel - No limits!

Responder