cheiro de queimado perto do painel

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
alephcroix
Visitante
Visitante

cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por alephcroix » 21 Abr 2012, 13:38

Olá a todos esta é minha primeira postagem aqui e gostaria de relatar que verifiquei com minha ténéré - que por sinal esta chegando quase para a primeira revisão (900 km) - que em dias que pego chuva um cheiro forte de queimado que exala entre o visor multi e a caixa onde se aloja os fios e sensores. Daquele espaço que já é meio desprotegido venho notando esse cheiro, alguém da concessionária aqui em Bauru que nao o mecânico disse que é normal pois ela é nova. Mas estou meio ressabiado, embora até agora nao deu problema elétrico e/ou eletrônico no painel. Alguém teve essa experiência por aqui disso ou posso encarar como normal?

Anderson Campião
Visitante
Visitante

Re: cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por Anderson Campião » 22 Abr 2012, 20:10

Boa noite, a minha tenerezinha ta com 46km e tbm tem um cheirinho de queimado, mas tenho quase certeza que é do conjunto dos freios. As peças tão se moldando, ou seja, desgate normal peças novas. Relaxa!

Avatar do usuário
Bobbe
Novato+
Novato+
Mensagens: 51
Registrado em: 19 Dez 2011, 17:46
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Campinas/sp

Re: cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por Bobbe » 22 Abr 2012, 20:18

Olá. Já percebi isso na minha moto. Acontecia muito com minha XRE 300. O mecânico me disse que era apenas o contato do pneu aquecido que estava rodando em local seco,e repentinamente toca um chão úmido.

Bem, eu contatei isso com a minha T250 tb. Isso será reincidente.

A minha está com 3.300 km.

abr

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por Kakko » 24 Abr 2012, 16:14

galera....desencanem !!

já abriram um capô/capuz de automóvel novo com o motor quente ?? ou sentiram aquele cheiro de TV nova.....é a mesma coisa.... :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
dreto
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 07 Fev 2012, 12:39
Cidade onde mora: Dresden/Deutschland

Re: cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por dreto » 24 Abr 2012, 16:30

Relaxa pessoal! O cheiro vem do aquecimento NORMAL do alternador de tensão, aquele equipamento elétrico cinza com aletas pequenas que está montado na lateral esquerda. Senti o mesmo cheiro há um tempo atrás...

Até

alephcroix
Visitante
Visitante

Re: cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por alephcroix » 24 Abr 2012, 19:19

Pelas respostas desencanei mesmo disso, até porque não houve nenhum pane, esse cheiro ocorre mesmo só quando ela pega chuva. Amanhã vou na primeira revisão, até agora só alegria!!. Valeu pessoal

Amplexos!!

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por Kakko » 25 Abr 2012, 09:14

Dreto....aquele eqp. na lateral não é alternador, e sim o regulador/retificador de voltagem.

abraço :joinha:
Editado pela última vez por Kakko em 25 Abr 2012, 15:06, em um total de 1 vez.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
dreto
Novato+
Novato+
Mensagens: 33
Registrado em: 07 Fev 2012, 12:39
Cidade onde mora: Dresden/Deutschland

Re: cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por dreto » 25 Abr 2012, 14:05

Imaginei Kakko!!!

Sabe como é, bom engenheiro mecânico até que eu sou, elétrica eu só sei que dissipa por efeito Joule :D

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por Helano » 25 Abr 2012, 22:39

alephcroix e Anderson Campião

Sejam bem-vindos e por favor coloquem no perfil de vocês a informação sobre sua localidade. Instruções aqui --> viewtopic.php?f=2&t=391" onclick="window.open(this.href);return false;

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: cheiro de queimado perto do painel

Mensagem por cassioxtz » 08 Fev 2013, 21:35

Galera,

Vou explicar de onde pode estar vindo o cheiro de queimado que nos incomoda em nossas Ténérés.

Bom, como eu tenho uma experiência de mais de 8 anos com a XT 225, 2 anos com a Lander e um pouco mais de 1 ano com a Té. Sei e conheço os locais de onde pode estar vindo o tal cheiro de queimado na parte frontal delas, mas isso pode ocorrer com qualquer moto.

Ao notarem o tal cheiro, verifiquem na curva do escape se caiu algum residuo de asfalto. Pois o residuo em contato com a curva do escape que está em alta temperatura o tempo todo causa esse cheiro. Esse sintoma pode ocorrer ainda mais quando se roda em alta velocidade nas rodovias pois sempre tem alguns detritos acabam indo parar na curva do escape ou no cabeçote, mas não é questão de preocupação, basta limpar.

Quando se lava a moto com óleo diesel também causa esse cheiro, ainda mais se o motor ou a curva do escape foram lavados com o mesmo.

Quando você roda na chuva a agua que cai na curva do escape e tendo contato com ela resulta em alguns momentos o cheiro de queimado também, pois vem de um lugar onde a temperatura está altissíma mas não é questão de preocupação, pois pode ocorrer com qualquer moto em dias de chuva.

Um fator que eu descobri na época que eu tinha Lander e vinha acontecendo frequentemente com a minha Té e que só era perceptível em velocidades mais elevadas (e eu não percebia). É que uma das mangueiras que saem do motor (cabeçote) pode estar encostando nele e quando o motor está quente causa o cheiro de queimado. Asolução foi dar uma pequena forçada nessa mangueira afastando ela do cabeçote e assim o cheiro não ocorreu mais. Considero essa questão pouco preocupante apenas no fato de que o cheiro de queimado incomoda sim! Mas pelo que eu vi não chegaria a derreter a mangueira a ponto de comprometer o seu funcionamento, pois esse motor 250 não esquenta tanto assim.

Fica a dica.

:thumbup:
Editado pela última vez por cassioxtz em 12 Fev 2013, 18:47, em um total de 1 vez.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Responder