Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Kakko » 15 Mar 2012, 16:23

Beto...difícil dizer com certeza se é excesso de óleo. Mas poderia ser....

Eu acredito que possa ser defeito na montagem...ou má qualidade da borracha utilizada na fabricação....tudo isso aliado à má montagem dos dutos junto ao motor ...
...( desalinhamento entre os tubos superiores e inferiores ).

O sistema que é utilizado na fabricação é a prensagem do terminal sobre a mangueira........e se por acaso essa prensagem for além do limite...pode danificar a mangueira.

Seria interessante que alguem que teve esse problema, guardar a mangueira para uma avaliação mais detalhada.....tenho curiosidade em analisar esse problema.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Leomar
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Fev 2011, 14:50
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Leomar » 19 Mar 2012, 20:17

Buenas,


a última troca de óleo eu mesmo fiz. Coloquei os exatos 1.350 e medi na vareta depois. Sem chance de erro.
O defeito foi bem no meio da mangueira de borracha.

abraços,

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Kakko » 19 Mar 2012, 23:06

Leomar...se o defeito foi no meio da mangueira, a mesma estourou...ou cortou, trincou..sei lá.....estranho, heim...tudo é possivel....alguem que tenha torcido...ou apertado ali....vai saber....ou o material é porcaria mesmo.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Beto Klein
Participativo
Participativo
Mensagens: 368
Registrado em: 19 Jun 2011, 17:05
Cidade onde mora: Taquara-Jaquirana/RS
Localização: Taquara-Jaquirana/RS

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Beto Klein » 20 Mar 2012, 09:00

Leomar,

A questão sobre medir a quantidade de óleo é para se saber o quanto foi drenado do motor, e não o quanto foi colocado.
Tu pode ter colocado a quantidade certa, mas tens que se ter em mente que sempre fica alguns ml's de óleo dentro do motor. Ainda mais se o serviço é feito em cc.

Te pergunto isso pois quando comprei a minha e realizei a medição na vareta, vi que havia muito óleo. Drenei tudo (deixei umas 3 horas pingando) e constatei que havia 1,8 lt no motor, muito acima do recomendado. Depois disso coloco sempre o recomendado (eu mesmo faço as trocas), pois o antigo proprietário dela sempre fazia a troca na cc e de mil em mil km. Ou seja, os caras precisam ganhar tempo, não drenam todo o óleo e sempre colocam o recomendado, mas como fica óleo dentro do motor, a quantidade sempre aumenta.

Não estou afirmando que este seja o caso da tua moto, mas é plausível de ser em muitas motos qeu apresentam este problema.

Abraço.

Leomar
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Fev 2011, 14:50
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Leomar » 22 Mar 2012, 21:54

Buena Beto!
eu mesmo fiz a troca do óleo aos 7500km. Deixei umas 3 horas pingando, empurra pra lá, empurra pra cá, depois de colocar o óleo novo ainda aqueço e aguardo uns minutos pra checar o resultado.
Acredito que a qualidade da mangueira não é das melhores mesmo. Meu primo tem uma teneré idëntica e também é muito cuidadoso na troca. A dele também já foi trocada, a mesma mangueira.
A concessionária trocou na garantia. O chefe da oficina falou que este problema já foi mais comum na Fazer.
Na minha ex-fazer deu um micro vazamento entre o tubo metálico e a luva metálica, antes da mangueira de borracha propriamente dita. Uma gota de superbonder resolveu o caso.
Se houver uma próxima vez eu não pago os 200 cruzeiros de uma nova. Tiro a velha e vou numa casa de mangueiras buscar algo de melhor qualidade.
Pelo esquema de lubrificação da Lander, qeu acredito ser o mesmo, esta mangueira maior é a de retorno de óleo refrigerado e a próxima passagem é no filtro de óleo. Será que a concessionária náo trocou o filtro na revisão dos 5000, ou o material do filtro não está permeável o suficiente?
abraço

Leomar
Novato+
Novato+
Mensagens: 42
Registrado em: 26 Fev 2011, 14:50
Cidade onde mora: Curitiba/PR

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Leomar » 22 Mar 2012, 22:12

Mais um detalhe, depois de passar pelo filtro o óleo sobe ao cabeçote e eixo de comando, descendo ao carter por gravidade. Penso que mesmo o excesso de óleo não provocaria o rompimento da mangueira.
mistério...

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Kakko » 22 Mar 2012, 22:41

Leomar....acredito que o filtro não tenha sido trocado....na rev dos mil da minha Té...percebi isto.

Depois eu mesmo troquei.

Porém não acredito que nesses primeiros mil kms o elemento ficaria saturado a ponto de dificultar a circulação do óleo.

O que creio, é que essa tubulação de ligação entre o motor e o radiador não é das melhores....por isso tantos problemas.

Acho que é uma deficiência de fabricação/montagem das mangueiras nos terminais e o tubo/conexão de aço.

:offtopic: Atualmente está dificil encontrar mangueiras , dessas comerciais, utilizadas para combustível, que tenha boa qualidade.

Na minha Ténéré 600 eu troquei todas as mangueiras de combustível há um ano aproximadamente e há algumas semanas, percebi diversos vazamentosnas mesmas.

Por questão de preço...e concorrência, alguns materiais bons desaparecem do mercado e surgem outros de qualidade inferior.

Acho que isto está acontecendo com essas mangueiras .
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Jeder
Novato-
Novato-
Mensagens: 14
Registrado em: 27 Abr 2012, 21:05
Cidade onde mora: Indaiatuba SP

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Jeder » 06 Mai 2012, 15:56

Minha tenere apresentou pequeno vazamento na parte de cima do radiador, na união com a mangueira por volta dos 600km, percebi que o parafuso que prende o tubo estava solto q dava ate p mexer com a mão, apertei mas o vazamento continuou,como não era muito esperei até a revisão de 1000km e o problema foi resolvido, so que agora essa mesma mangueira enta meio torta encostando o a parte de borracha no radiador e antes da revisao nao encostava.Não confio nessas mangueiras tenho medo de mecher e começar a vazar de novo, sera q pode dar algum problema?
Atual -Tenere 250 2012
EX -Fan 2008, CG 125 2000

Mauro Buzas kun
Visitante
Visitante

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Mauro Buzas kun » 15 Jun 2012, 21:17

a minha ta com 2000km e ainda não vazou mas pela escola da vida , achho que esse problema é pelo desalinhamento do tubo que desce do radiador até o outro tudo que entra no motor . a mangueira fica torcida e por mais bem prensada que seja umdia vai estourar na junção borracha/ metal . quando eu tinha as xlx 250/350 eu mandava fazer as mangueiras pro meu radiador de óleo que usada em trilhas e colocava malha de aço pelo lado de fora ......véio vc quer uso mais bruto do que na trilha e lá nenhuma estourou??
Editado pela última vez por Helano em 15 Jun 2012, 22:20, em um total de 1 vez.
Razão: editado o texto em CAIXA ALTA

Pimentel
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 28 Mai 2011, 22:56
Cidade onde mora: Olinda/PE

Re: Voce confia nas mangueiras de óleo do radiador ?

Mensagem por Pimentel » 06 Mai 2013, 00:43

Possuo uma Ténéré 2011/2011 a minha apresentou vazamento na mangueira menor aos 13.500 km , já fora da garantia , entrei em contato com a cc , mais fui embromado por mais de um mês e nada, terminei eu mesmo indo em uma casa de mangueiras industriais e mandando fazer o serviço, R$15,00 cada mangueira , R$ 30,00 reais para desmontarem e R$ 42,00 reais pelos orings originais 04 ao todo,pois fiz o serviço logo nas duas mangueiras, serviço feito , tudo sequinho adeus vazamentos , só que tive a má sorte de passar em uma cratera a pancada foi violenta, vindo á notar um pequeno vazamento na junção da mangueira menor com o radiador, onde ficam localizados os dois parafusos de fixação, fui em uma cc o mecânico desmontou , trocou os orings , mais continuou a vazar , foi ai que ele apareceu com uma cola de motor, de uma cor amarronzada , aplicou a cola esperamos uns minutos , ligamos a moto por mais uns 15 minutos ela parada , e não ocorreu mais vazamento, só que não confiei em ficar com a moto "colada" terminei levando-a para uma cc e trocando por uma mangueira original R$ 366,00 reais aqui em Recife , e olha que não tinha a referida peça em nenhuma cc daqui, só por encomenda.

E na troca o funcionário da cc ainda queria me empurrar dois litros de óleo , alegando que teria que arriar todo o óleo para realizar a troca da mangueira , eu disse a ele (NEGATIVO mande o mecânico deixar a moto no descanso lateral que não cai nem 100 ml ) completando depois.

Esses caras fazem de tudo para sugar o quanto podem de nos consumidores finais , bando de oportunistas ladrões !

Responder