PROBLEMAS EMBREAGEM X RELAÇÃO
- MURÚCI
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Re: Problema com a embreagem
Se a T usa pinhão de 13 dentes já, não tenho como usar pinhão menor...o jeito seria uma coroa com alguns dentinhos a mais...
FELIPE MURUCI
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Re: Problema com a embreagem
Murúci, no caso seria a solução, só que o velocímetro ficaria mais mentiroso que já é.
- MURÚCI
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Re: Problema com a embreagem
Sim, mas essa mudança não é pro uso do dia a dia, mas pra viagens off mais punks, como foi na Estrada Real sob chuva por exemplo...
FELIPE MURUCI
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Re: Problema com a embreagem
MURÚCI,
Acho que o problema da força resolveria colocando uma coroa maior tipo 42 dentes passo 520, pois eu ainda não vi um pinhão 12D passo 520 para nossas Tenerezinhas. Pinhão de 14D passo 520 eu sei que tem, mas a corrente deve raspar na capa de proteção.
Dá uma olhada nesse tópico:
viewtopic.php?f=27&t=516" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço!
Acho que o problema da força resolveria colocando uma coroa maior tipo 42 dentes passo 520, pois eu ainda não vi um pinhão 12D passo 520 para nossas Tenerezinhas. Pinhão de 14D passo 520 eu sei que tem, mas a corrente deve raspar na capa de proteção.
Dá uma olhada nesse tópico:
viewtopic.php?f=27&t=516" onclick="window.open(this.href);return false;
Abraço!
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead
Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA
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- MURÚCI
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Re: Problema com a embreagem
Estou fazendo um teste com minha moto. Coloquei um pinhão de 12 dentes nela.
Assim que saí da oficina senti a diferença na arrancada.
A corrente está um pouco mais barulhenta devido a ausência daquele calço no pinhão.
A velocidade no painel está marcando um pouco mais, ainda tenho que ver quanto a mais.
Antes, a moto não passava de 8 mil giros de quinta, agora chega a 9.5 mil giros.
O odômetro está marcando 10% a mais que o normal.
Basicamente, a moto ficou um pouco mais reduzida, como era minha Lander 2008.
Resumindo: Pra quem é pesado, anda muito com garupa (meu caso), pega mt off (meu caso) e não
usa a moto tanto assim (pois certamente irá beber um pouco mais) vale a pena.
Esse fim de semana eu e meu irmão (numa lander preparada para trilha) fizemos um estradão, pegando
200 km, sendo 110 off road, andando em muita areia, pedregulho, água, e no final dunas de areia e a moto
se comportou muito bem. Não senti a embreagem patinando. Moral da história: Se tivesse feito isso para a
estrada real, talvez teria poupado minha embreagem, com um investimento de 42,00.
Assim que puder, posto informações sobre velocidade final (durante o carnaval não tinha como testar isso, e também estou com pneus cravados).
Relação original:
Coroa: 40 dentes
Pinhão: 13 dentes
Coeficiente de Transmissão: 40/12 = 3,0769
Nova relação:
Coroa: 40 dentes
Pinhão: 12 dentes
Coeficiente de Transmissão: 40/12 = 3,3333
Diferença de um para o outro: 9,2% (Estou fazendo essas contas sem nenhum embasamento técnico, mas ao menos está batendo como o odômetro, que está marcando +- 10% a mais.)
Se alguém souber fazer essa conta aí corretamente, favor corrigir.
A lander que tive, 2008, era:
Coroa: 46 dentes
Pinhão: 15 dentes
Coeficiente de Transmissão: 46/15 = 3,0666
Detalhe: A Lander até 2008 tinha corrente com passe 428, enquanto as novas e também a Ténéré usam passe 520. Com isso, acredito que o diâmetro do pinhão e coroa seja menor.
Assim que saí da oficina senti a diferença na arrancada.
A corrente está um pouco mais barulhenta devido a ausência daquele calço no pinhão.
A velocidade no painel está marcando um pouco mais, ainda tenho que ver quanto a mais.
Antes, a moto não passava de 8 mil giros de quinta, agora chega a 9.5 mil giros.
O odômetro está marcando 10% a mais que o normal.
Basicamente, a moto ficou um pouco mais reduzida, como era minha Lander 2008.
Resumindo: Pra quem é pesado, anda muito com garupa (meu caso), pega mt off (meu caso) e não
usa a moto tanto assim (pois certamente irá beber um pouco mais) vale a pena.
Esse fim de semana eu e meu irmão (numa lander preparada para trilha) fizemos um estradão, pegando
200 km, sendo 110 off road, andando em muita areia, pedregulho, água, e no final dunas de areia e a moto
se comportou muito bem. Não senti a embreagem patinando. Moral da história: Se tivesse feito isso para a
estrada real, talvez teria poupado minha embreagem, com um investimento de 42,00.
Assim que puder, posto informações sobre velocidade final (durante o carnaval não tinha como testar isso, e também estou com pneus cravados).
Relação original:
Coroa: 40 dentes
Pinhão: 13 dentes
Coeficiente de Transmissão: 40/12 = 3,0769
Nova relação:
Coroa: 40 dentes
Pinhão: 12 dentes
Coeficiente de Transmissão: 40/12 = 3,3333
Diferença de um para o outro: 9,2% (Estou fazendo essas contas sem nenhum embasamento técnico, mas ao menos está batendo como o odômetro, que está marcando +- 10% a mais.)
Se alguém souber fazer essa conta aí corretamente, favor corrigir.
A lander que tive, 2008, era:
Coroa: 46 dentes
Pinhão: 15 dentes
Coeficiente de Transmissão: 46/15 = 3,0666
Detalhe: A Lander até 2008 tinha corrente com passe 428, enquanto as novas e também a Ténéré usam passe 520. Com isso, acredito que o diâmetro do pinhão e coroa seja menor.
FELIPE MURUCI
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- Kakko
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Re: PROBLEMAS EMBREAGEM X RELAÇÃO
O lance do passo da corrente ser menor , a coroa, pinhão terão mais dentes e corrente terá mais elos.
O que muda a relação seria então ideal calcular pelo diâmetro primitivo.
Se bem que Essas variações nas LANDER X, Fazer, e Teneres, com suas rodas de diâmetros diferentes, tem que testar e ver o que vai rolar
O que muda a relação seria então ideal calcular pelo diâmetro primitivo.
Se bem que Essas variações nas LANDER X, Fazer, e Teneres, com suas rodas de diâmetros diferentes, tem que testar e ver o que vai rolar
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- ghamauricio
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Re: PROBLEMAS EMBREAGEM X RELAÇÃO
Gente é só tirar o perímetro do aro com o pneu que vocês acham a distância em uma volta da roda. Mudando a relação, esta distância muda linearmente, então é o melhor jeito de calcular resultados de mudanças na relação -- calculando o aro e o pneu juntos!
Uma vez eu postei uma tabela onde calculei que um pneu 130/80, apesar de parecer que ele só é mais largo, aumenta a relação em cerca de 7 a 8%! Por isso que muita gente diz que "o pneu mais largo deixa a moto pesada" - porque na verdade 120/80 significa que a altura dele é 80% de 120, enquanto que o 130/80 não é só mais largo, é mais alto também, alongando a relação!
Abraço!
Uma vez eu postei uma tabela onde calculei que um pneu 130/80, apesar de parecer que ele só é mais largo, aumenta a relação em cerca de 7 a 8%! Por isso que muita gente diz que "o pneu mais largo deixa a moto pesada" - porque na verdade 120/80 significa que a altura dele é 80% de 120, enquanto que o 130/80 não é só mais largo, é mais alto também, alongando a relação!
Abraço!
- ghamauricio
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Re: PROBLEMAS EMBREAGEM X RELAÇÃO
Aqui está:
Código: Selecionar todos
Aro Largura Altura Perímetro Diferença (%) Diferença (%)
18 120 80% 1550,09 1,00 0,00%
18 130 80% 1677,77 1,08 8,24%
18 140 80% 1805,44 1,16 16,47%
18 120 90% 1741,60 1,12 12,35%
18 130 90% 1885,24 1,22 21,62%
-
- Visitante
Re: PROBLEMAS EMBREAGEM X RELAÇÃO
Olá pessoal. Enquanto vários estão falando em encurtar a relação, eu estou pensando em esticar a minha. No caso das Tnr250, a relação original é coroa 40d x pinhão 13d, certo? Estou querendo colocar o da fazer coroa 45d x pinhão 15d. Ou talvez trocar apenas o pinhão da Tnr pelo da Fazer. Ando muito na estrada, to achando que 100km/h a 6500rpm tá alto, podemos poupar o motorzinho dela. Creio que a relação da fazer para a finalidade que eu quero vai cair o giro a 100km/h talvez pra uns 5500rpm... Acho que só colocando pra saber né? E acredito também que irá melhorar o consumo. Alguém ai pode dar umas dicas? Obrigado.