PROBLEMAS EMBREAGEM X RELAÇÃO
- MURÚCI
- Participativo
- Mensagens: 412
- Registrado em: 30 Jan 2011, 18:05
- Cidade onde mora: Juiz de Fora
- Localização: Brasil
PROBLEMAS EMBREAGEM X RELAÇÃO
Tive um problema com a embreagem da minha moto durante a viagem que fizemos pela Estrada Real em Dezembro.
A brincadeira ficou por cerca de 300 dilmas, colocando os discos paralelos.
Minha moto, no terceiro dia de viagem (de uso severo, cerca de 150 km por dia, debaixo de chuva e muita lama), acabou a pastilha de freio traseiro e quando foram trocar durante a viagem o parafuso 'espanou" e não tive como trocar... resultado: fiquei andando dia todo usando freio motor, pois com piso molhado ou pedregulho não dá pra usar somente freio da frente. Nesse dia andamos cerca de 8 horas seguidas, fazendo uma pequena pausa de 30 minutos apenas. Foi punk. Quando minha moto estragou, Leonardo foi tentar puxar a minha e também detonou a embreagem. Bem, hj lendo uma reportagem aqui no fórum sobre teste de longa duração da Ténéré vi que a ténéré apresentava sinais de superaquecimento no primeiro disco (acredito que seja o primeiro a travar e o que mais sofre com aquecimento). E, observando a troca da embreagem das nossas motos durante a viagem, vimos que apenas o primeiro disco estava destruído, das duas motos... Os outros estavam bem conservados, apenas um pouco azulados por causa do aquecimento do metal.
Lendo outro tópico que alguém perguntou sobre arrancada da Lander X viewtopic.php?f=6&t=1624, pensei uma coisa:
SERÁ QUE ESSE DESGASTE PREMATURO DA EMBREAGEM NA TÉNÉRÉ TEM RELAÇÃO COM O FATO DA RELAÇÃO MAIS LONGA? NUNCA VI RELATO DE LANDER OU FAZER COM PROBLEMA DE EMBREAGEM COM 20.000 KM...
Numa próxima viagem off road penso em botar um pinhão menor para dar uma aliviada...
A brincadeira ficou por cerca de 300 dilmas, colocando os discos paralelos.
Minha moto, no terceiro dia de viagem (de uso severo, cerca de 150 km por dia, debaixo de chuva e muita lama), acabou a pastilha de freio traseiro e quando foram trocar durante a viagem o parafuso 'espanou" e não tive como trocar... resultado: fiquei andando dia todo usando freio motor, pois com piso molhado ou pedregulho não dá pra usar somente freio da frente. Nesse dia andamos cerca de 8 horas seguidas, fazendo uma pequena pausa de 30 minutos apenas. Foi punk. Quando minha moto estragou, Leonardo foi tentar puxar a minha e também detonou a embreagem. Bem, hj lendo uma reportagem aqui no fórum sobre teste de longa duração da Ténéré vi que a ténéré apresentava sinais de superaquecimento no primeiro disco (acredito que seja o primeiro a travar e o que mais sofre com aquecimento). E, observando a troca da embreagem das nossas motos durante a viagem, vimos que apenas o primeiro disco estava destruído, das duas motos... Os outros estavam bem conservados, apenas um pouco azulados por causa do aquecimento do metal.
Lendo outro tópico que alguém perguntou sobre arrancada da Lander X viewtopic.php?f=6&t=1624, pensei uma coisa:
SERÁ QUE ESSE DESGASTE PREMATURO DA EMBREAGEM NA TÉNÉRÉ TEM RELAÇÃO COM O FATO DA RELAÇÃO MAIS LONGA? NUNCA VI RELATO DE LANDER OU FAZER COM PROBLEMA DE EMBREAGEM COM 20.000 KM...
Numa próxima viagem off road penso em botar um pinhão menor para dar uma aliviada...
FELIPE MURUCI
http://www.facebook.com/motosefotos
http://www.facebook.com/motosefotos
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Problema com a embreagem
Pô faz isso sim!! Eu fui subir uma rampa pro terreno do meu pai, cheio de mato e desníveis, e achei que a primeira é muito longa pra isso. Se largasse a embreagem, ou ia rápido demais ou a moto ia morrer. A única opção foi ficar queimando embreagem...
Eu acho a primeira da Té muito curta, mas não o suficiente pra offroad. E acho a 5a muito curta pra estrada, o motorzinho da coitada grita muito pra manter 110km/h... Acho que ela precisava de mais uma marcha como overdrive, ou mais uma marcha normal e ter a relação toda mais encurtada.
Alguém sabe se dá pra botar outra caixa de marcha em moto tão facilmente quanto se faz com carros...?
Abraço!
Eu acho a primeira da Té muito curta, mas não o suficiente pra offroad. E acho a 5a muito curta pra estrada, o motorzinho da coitada grita muito pra manter 110km/h... Acho que ela precisava de mais uma marcha como overdrive, ou mais uma marcha normal e ter a relação toda mais encurtada.
Alguém sabe se dá pra botar outra caixa de marcha em moto tão facilmente quanto se faz com carros...?
Abraço!
- MURÚCI
- Participativo
- Mensagens: 412
- Registrado em: 30 Jan 2011, 18:05
- Cidade onde mora: Juiz de Fora
- Localização: Brasil
Re: Problema com a embreagem
Acredito que não... o mais fácil é trocar a transmissão secundária... mas aí só vai deixar toda + curta ou toda +longa...
FELIPE MURUCI
http://www.facebook.com/motosefotos
http://www.facebook.com/motosefotos
Re: Problema com a embreagem
ghamauricio, em 5ª tenta fazer o RPM chegar no vermelho.
O da minha não vai mesmo, falta força para o motorzinho, então a relação já está longa, talvez colocando o pinhão com 1 dente menos ficasse melhor,
porem poderia aumentar o consumo. Só experimentando mesmo para ver.
Para o meu uso, praticamente só cidade está bom assim.
O da minha não vai mesmo, falta força para o motorzinho, então a relação já está longa, talvez colocando o pinhão com 1 dente menos ficasse melhor,
porem poderia aumentar o consumo. Só experimentando mesmo para ver.
Para o meu uso, praticamente só cidade está bom assim.
- Denis Rs2
- Participativo-
- Mensagens: 277
- Registrado em: 23 Mar 2011, 20:44
- Cidade onde mora: Barbacena - MG
Re: Problema com a embreagem
e se colocasse uma coroa com um ou dois dentes a mais? a diferença seria mais sutil e não ficaria tão "esguelada" na estrada, apesar que a arrancada não ficaria tão curta pro off...
- MURÚCI
- Participativo
- Mensagens: 412
- Registrado em: 30 Jan 2011, 18:05
- Cidade onde mora: Juiz de Fora
- Localização: Brasil
Re: Problema com a embreagem
Acho que se ficasse igual a lander já estaria bom. Só não sei como converter isso, pois a lander usa corrende de passe 428, enquanto a tnr usa 520. Leonardo Mattos deve saber...
Editado pela última vez por MURÚCI em 13 Fev 2012, 08:27, em um total de 1 vez.
FELIPE MURUCI
http://www.facebook.com/motosefotos
http://www.facebook.com/motosefotos
- ghamauricio
- Mestre+
- Mensagens: 1326
- Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
- Cidade onde mora: Cidade/UF
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Re: Problema com a embreagem
É verdade Fender, pra aumentar a velocidade final da Tézinha só diminuindo a relação! - favor verificar velocidade com GPS, pois o painel não vai mostrar a velocidade real.
Mas eu acho que pra aumentar a autonomia tem que alongar.
A relação original da Lander parece que é 13/38 né? A té é 13/40, correto?
Abraço!
Mas eu acho que pra aumentar a autonomia tem que alongar.
A relação original da Lander parece que é 13/38 né? A té é 13/40, correto?
Abraço!
-
- Participativo
- Mensagens: 375
- Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
Re: Problema com a embreagem
Galera,
A XTZ 250 Lander até 2008 utiliza relação 428 - Pinhão 15D e coroa 46D e as 2009 em diante utilizam relação 520 - Pinhão 13D e coroa 40D a mesma que equipa as nossas Tenerezinhas.
A XTZ 250 X até 2008 utiliza relação 428 - Pinhão 15D e coroa 44D e as 2009 em diante utilizam relação 520 - Pinhão 13D e coroa 38D.
A XTZ 250 Lander até 2008 utiliza relação 428 - Pinhão 15D e coroa 46D e as 2009 em diante utilizam relação 520 - Pinhão 13D e coroa 40D a mesma que equipa as nossas Tenerezinhas.
A XTZ 250 X até 2008 utiliza relação 428 - Pinhão 15D e coroa 44D e as 2009 em diante utilizam relação 520 - Pinhão 13D e coroa 38D.
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead
Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA
Atual: XT 225 / Lead
Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA
Re: Problema com a embreagem
ghamauricio, é justamente o que estou propondo, encurtar a relação, o motor não tem força suficiente para dar toda a aceleração, a relação está longa.
- doug01n
- Administrador
- Mensagens: 1985
- Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
- Cidade onde mora: São Paulo/SP
- Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
- Contato:
Re: Problema com a embreagem
A relação da Lander X é mais longa que a tezinha então? Apesar que o conjunto da Lander X usa roda 17 na traseira, e a tezinha usa 18...
Administrador