PROBLEMAS EMBREAGEM X RELAÇÃO

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
MURÚCI
Participativo
Participativo
Mensagens: 412
Registrado em: 30 Jan 2011, 18:05
Cidade onde mora: Juiz de Fora
Localização: Brasil

PROBLEMAS EMBREAGEM X RELAÇÃO

Mensagem por MURÚCI » 11 Fev 2012, 23:09

Tive um problema com a embreagem da minha moto durante a viagem que fizemos pela Estrada Real em Dezembro.
A brincadeira ficou por cerca de 300 dilmas, colocando os discos paralelos.
Minha moto, no terceiro dia de viagem (de uso severo, cerca de 150 km por dia, debaixo de chuva e muita lama), acabou a pastilha de freio traseiro e quando foram trocar durante a viagem o parafuso 'espanou" e não tive como trocar... resultado: fiquei andando dia todo usando freio motor, pois com piso molhado ou pedregulho não dá pra usar somente freio da frente. Nesse dia andamos cerca de 8 horas seguidas, fazendo uma pequena pausa de 30 minutos apenas. Foi punk. Quando minha moto estragou, Leonardo foi tentar puxar a minha e também detonou a embreagem. Bem, hj lendo uma reportagem aqui no fórum sobre teste de longa duração da Ténéré vi que a ténéré apresentava sinais de superaquecimento no primeiro disco (acredito que seja o primeiro a travar e o que mais sofre com aquecimento). E, observando a troca da embreagem das nossas motos durante a viagem, vimos que apenas o primeiro disco estava destruído, das duas motos... Os outros estavam bem conservados, apenas um pouco azulados por causa do aquecimento do metal.
Lendo outro tópico que alguém perguntou sobre arrancada da Lander X viewtopic.php?f=6&t=1624, pensei uma coisa:
SERÁ QUE ESSE DESGASTE PREMATURO DA EMBREAGEM NA TÉNÉRÉ TEM RELAÇÃO COM O FATO DA RELAÇÃO MAIS LONGA? NUNCA VI RELATO DE LANDER OU FAZER COM PROBLEMA DE EMBREAGEM COM 20.000 KM...
Numa próxima viagem off road penso em botar um pinhão menor para dar uma aliviada...
Imagem

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Problema com a embreagem

Mensagem por ghamauricio » 11 Fev 2012, 23:41

Pô faz isso sim!! Eu fui subir uma rampa pro terreno do meu pai, cheio de mato e desníveis, e achei que a primeira é muito longa pra isso. Se largasse a embreagem, ou ia rápido demais ou a moto ia morrer. A única opção foi ficar queimando embreagem...

Eu acho a primeira da Té muito curta, mas não o suficiente pra offroad. E acho a 5a muito curta pra estrada, o motorzinho da coitada grita muito pra manter 110km/h... Acho que ela precisava de mais uma marcha como overdrive, ou mais uma marcha normal e ter a relação toda mais encurtada.

Alguém sabe se dá pra botar outra caixa de marcha em moto tão facilmente quanto se faz com carros...?

Abraço!

Avatar do usuário
MURÚCI
Participativo
Participativo
Mensagens: 412
Registrado em: 30 Jan 2011, 18:05
Cidade onde mora: Juiz de Fora
Localização: Brasil

Re: Problema com a embreagem

Mensagem por MURÚCI » 12 Fev 2012, 00:18

Acredito que não... o mais fácil é trocar a transmissão secundária... mas aí só vai deixar toda + curta ou toda +longa...

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Problema com a embreagem

Mensagem por Fender » 12 Fev 2012, 01:30

ghamauricio, em 5ª tenta fazer o RPM chegar no vermelho.
O da minha não vai mesmo, falta força para o motorzinho, então a relação já está longa, talvez colocando o pinhão com 1 dente menos ficasse melhor,
porem poderia aumentar o consumo. Só experimentando mesmo para ver.
Para o meu uso, praticamente só cidade está bom assim.
Imagem

Avatar do usuário
Denis Rs2
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 277
Registrado em: 23 Mar 2011, 20:44
Cidade onde mora: Barbacena - MG

Re: Problema com a embreagem

Mensagem por Denis Rs2 » 12 Fev 2012, 10:34

e se colocasse uma coroa com um ou dois dentes a mais? a diferença seria mais sutil e não ficaria tão "esguelada" na estrada, apesar que a arrancada não ficaria tão curta pro off...

Avatar do usuário
MURÚCI
Participativo
Participativo
Mensagens: 412
Registrado em: 30 Jan 2011, 18:05
Cidade onde mora: Juiz de Fora
Localização: Brasil

Re: Problema com a embreagem

Mensagem por MURÚCI » 12 Fev 2012, 15:13

Acho que se ficasse igual a lander já estaria bom. Só não sei como converter isso, pois a lander usa corrende de passe 428, enquanto a tnr usa 520. Leonardo Mattos deve saber...
Editado pela última vez por MURÚCI em 13 Fev 2012, 08:27, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Problema com a embreagem

Mensagem por ghamauricio » 12 Fev 2012, 22:14

É verdade Fender, pra aumentar a velocidade final da Tézinha só diminuindo a relação! - favor verificar velocidade com GPS, pois o painel não vai mostrar a velocidade real.
Mas eu acho que pra aumentar a autonomia tem que alongar.

A relação original da Lander parece que é 13/38 né? A té é 13/40, correto?

Abraço!

cassioxtz
Participativo
Participativo
Mensagens: 375
Registrado em: 06 Set 2011, 03:13
Cidade onde mora: São Paulo/SP

Re: Problema com a embreagem

Mensagem por cassioxtz » 13 Fev 2012, 00:40

Galera,

A XTZ 250 Lander até 2008 utiliza relação 428 - Pinhão 15D e coroa 46D e as 2009 em diante utilizam relação 520 - Pinhão 13D e coroa 40D a mesma que equipa as nossas Tenerezinhas.

A XTZ 250 X até 2008 utiliza relação 428 - Pinhão 15D e coroa 44D e as 2009 em diante utilizam relação 520 - Pinhão 13D e coroa 38D.

:joinha:
Ex: XTZ 250 Lander / XTZ 250Z Ténéré
Atual: XT 225 / Lead


Pensamento onde ele vai...chegar antes de você...não importa o tempo, nem lugar...importa é viver! YAMAHA

Avatar do usuário
Fender
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 598
Registrado em: 17 Jan 2011, 00:16
Cidade onde mora: Bauru/SP

Re: Problema com a embreagem

Mensagem por Fender » 13 Fev 2012, 00:53

ghamauricio, é justamente o que estou propondo, encurtar a relação, o motor não tem força suficiente para dar toda a aceleração, a relação está longa.
Imagem

Avatar do usuário
doug01n
Administrador
Administrador
Mensagens: 1985
Registrado em: 31 Jan 2011, 15:42
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: Rio de Janeiro / Barra da Tijuca
Contato:

Re: Problema com a embreagem

Mensagem por doug01n » 13 Fev 2012, 09:29

A relação da Lander X é mais longa que a tezinha então? Apesar que o conjunto da Lander X usa roda 17 na traseira, e a tezinha usa 18...
Administrador

Responder