Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
souzarosas
Visitante
Visitante

Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Mensagem por souzarosas » 31 Jan 2012, 21:28

Olá a todos...

Hoje eu mandei trocar o óleo e o filtro da minha moto (2.600 km rodados apenas) ... e mandei limpar o filtro de ar.... e sei que alguns vão dizer que eu sou neurótico e blá blá blá....mas o fato é que com mecânica de veículos eu realmente sou NEURÓTICO :shock: :shock: ....rsrsrs...

Mas ae quando cheguei em casa (6 km após a troca), ao verificar o nível de óleo (o que recomendo a todos) observei que a cor dele não me agradou muito...como tinha uma embalagem com metade de óleo, fiz a comparação de cores e realmente fiquei com a impressão de que não haviam trocado o óleo, ou não retiraram o antigo direito, ou não trocaram o filtro ou sei lá.... :batecabeca:

Segue a imagem da comparação que fiz...pinguei 03 gotas de cada no papel e tirei a foto....reparem que no mais sujo tem até uma sujeira (ponto preto).... :o :o :o



E ae pessoal...pela experiência dos amigos, to encacucando à toa ou vou na cc amanhã reclamar????

Abraços a todos ae!!!

Avatar do usuário
Fmm4100
Administrador
Administrador
Mensagens: 4287
Registrado em: 29 Dez 2011, 23:11
Cidade onde mora: Jundiaí/SP

Re: Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Mensagem por Fmm4100 » 31 Jan 2012, 22:17

Souza,

A partir do momento quo óleo entra no motor e começa a circular, já fica sujeito aos residuos da queima e ao cheiro de gasolina.
Desencana que isso é normal.
Felipe - T250 12/12 Azul
Ex T250 11/11 Preta (Roubada...)

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Mensagem por kablack » 31 Jan 2012, 22:32

souzarosas;

A cor do óleo mais escura não é compatível com um óleo de 2.600 km rodados.

Seu óleo foi, sim, trocado.

Se fosse o óleo antigo estaria bem mais escuro.

..................

Em motores movidos à gasolina é comum o escurecimento do óleo logo nos primeiros quilometros rodados.

Isso ocorre porque parte do lubrificante é literalmente queimada nas paredes do cilindro e porque os anéis não oferecem vedação perfeita, deixando passar um pouca da mistura ar combustível e parte dos gases de combustão, resíduos estes que contaminam o óleo.

O fragmento de sujeira é bom sinal.

Na minha opinião indício de que mexeram no motor da sua moto, pois a simples troca do filtro de óleo costuma deixar algumas partículas em suspensão que, logo logo, vão se depositar no filtro novo.

Abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Mensagem por ghamauricio » 31 Jan 2012, 22:55

Realmente está estranho, mas lembre-se que o óleo banha a caixa de marcha, a embreagem, o motor, o comando de válvula etc. Pode ser que fique muito óleo velho dentro, e que isso seja absolutamente normal.

Por via das dúvidas, troque o óleo! É barato pô.

souzarosas
Visitante
Visitante

Re: Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Mensagem por souzarosas » 01 Fev 2012, 00:20

Ae kablack..valeu pelas dicas...sua explicação foi até além...rsrsr.....show....pelo visto a cor apresentada é normal mesmo...é que eu achei que quando colocado ficaria um tempo na cor da embalagem e aos poucos ia escurecendo....como sempre acontecia no Del Rey que eu tive durante 10 anos....coisa de neurótico mesmo...

Ae ghamauricio ... valeu tb....mas eu troquei o óleo hoje....se a cor ta normal como tão dizendo....vou manter...eu já to trocando bem antes do previsto...( o manual diz com 5.000km)...a minha dúvida é se o óleo apresentado possui caracterísitcas esperadas de um óleo que rodou 6 km com a troca de filtro....ou seja, se da pra ter certeza, pela cor apresentada, que o óleo foi realmente trocado.....

Enfim...Valeu ae pessoal!!!! :joinha:

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Mensagem por Kakko » 01 Fev 2012, 14:10

Cara....eu sou encanado com essas coisas, pois tá cheio de safados por aí, inclusive nas CCs.

Na pior das hipóteses peça nota fiscal, resto do óleo, e se possível acompanhar, pois com certeza muitos não trocam os filtros, e cobram......até o óleo..se bobear eles não trocam mesmo.

Outra coisa.....o prazo entre trocas é de 6 meses, caso não atinja a quilometragem adequada.

No meu caso.....eu mesmo faço a troca de óleo, filtro e limpeza do elemento do filtro de ar. daí a tranquilidade de tudo estar como se deve.

Dica: Faça umas marcas com esmalte na cabeça dos parafusos...pelo menos da pra ver se os mesmos foram retirados. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Mensagem por kablack » 01 Fev 2012, 14:16

souzarosas;

Excelente dica a do Kakko, não? Seguindo-a você fica desencanado.

--------


Se gostar do assunto lubrificantes dê uma lida neste tópico:

viewtopic.php?f=17&t=1488" onclick="window.open(this.href);return false;

e neste:

viewtopic.php?f=8&t=1241" onclick="window.open(this.href);return false;

Tem bastante coisa.

Se tiver alguma dúvida ou colaboração posta lá.

Abraços
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Mensagem por ghamauricio » 01 Fev 2012, 21:01

Em se tratando de lubrificantes o Kablack entende!! :gargalhada: :gargalhada: :gargalhada:

felipeseidel
Visitante
Visitante

Re: Como saber se o óleo foi realmente trocado???

Mensagem por felipeseidel » 31 Jan 2013, 12:15

E eu levei a minha para revisão e na NF disse que eu só havia pago por 1 litro de óleo, sendo que no manual manda colocar 1,38l, certo?
E agora?

Responder