Aro corroído - Garantia ou troca?
- leco22
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Aro corroído - Garantia ou troca?
Galera, moro pertinho da praia e os aros da minha Té já estão lotados de pontos de corrosão, já limpei duas vezes e a tendência é ficar feio cada vez mais rápido. Os raios também já estão com a galvanização sendo consumida, já que estão perdendo o brilho.
A pergunta é, será que vale a pena tentar substituição ainda dentro da garantia ou é melhor optar pela solução definitiva e colocar alumínio logo?
A pergunta é, será que vale a pena tentar substituição ainda dentro da garantia ou é melhor optar pela solução definitiva e colocar alumínio logo?
Sahara/1996 "Sassá"
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GSX 1250 FA 2014 "Fafá"
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- Helano
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Re: Aro corroído - Garantia ou troca?
Leco22,
Penso que enquanto a moto estiver na garantia, você deve exigir a troca pelo fabricante/concessionária sim. Primeiro porque é um direito seu, garantido de forma inquestionável pelo Art. 18 do CDC (Código de Defesa do Consumidor). E segundo que se adotarmos a postura de ficarmos calados, sem querer sair de uma zona de conforto para não se desgastar com a concessionária, jamais o fabricante passará a ter preocupação em nos vender produtos de melhor qualidade, que resistam às intempéries do nosso país.
Futuramente, quando sua moto já não estiver em garantia e que os aros estiverem já bastante desgastados, aí sim vale a pena você resolver às suas expensas.
Abraço e boa sorte.
Helano
Penso que enquanto a moto estiver na garantia, você deve exigir a troca pelo fabricante/concessionária sim. Primeiro porque é um direito seu, garantido de forma inquestionável pelo Art. 18 do CDC (Código de Defesa do Consumidor). E segundo que se adotarmos a postura de ficarmos calados, sem querer sair de uma zona de conforto para não se desgastar com a concessionária, jamais o fabricante passará a ter preocupação em nos vender produtos de melhor qualidade, que resistam às intempéries do nosso país.
Futuramente, quando sua moto já não estiver em garantia e que os aros estiverem já bastante desgastados, aí sim vale a pena você resolver às suas expensas.
Abraço e boa sorte.
Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
- diegodeoliveira
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Re: Aro corroído - Garantia ou troca?
Leco22,
Acrescentando ao helano....
Se nao onerarmos o fabricante fazendo valer a garantia,eles(os fabricantes),sempre esticarao a corda baixando a qualidade e aumentando o preco o maximo que os consumidores estao dispostos a pagar.
Acrescentando ao helano....
Se nao onerarmos o fabricante fazendo valer a garantia,eles(os fabricantes),sempre esticarao a corda baixando a qualidade e aumentando o preco o maximo que os consumidores estao dispostos a pagar.
Re: Aro corroído - Garantia ou troca?
leco22;
A garantia que a lei obriga os fabricantes a fornecerem é de 90 dias. Pelo restante do prazo a garantia é de cunho contratual e regido pelos "termos de garantia" constantes no manual do proprietário.
Tanto a garantia legal quanto a extensão contratual da mesma referem-se a defeitos de fabricação.
Você pessoalmente considera a oxidação dos aros e raios da sua motocicleta defeito de fabricação?
A Yamaha considera essa oxidação "desgaste natuaral do produto" e não defeito de fabricação.
Veja o que diz o Termo de Garantia constante no manual do proprietário da Té250 na página 11-3:
"II - Não são cobertos pela garantia:
1. Os defeitos que forem resultantes de desgaste natural das peças(...)
(...)
3. Os defeitos de funcionamento, pintura e/ou alteração de cor nas partes cromadas ou não, decorrentes de influências externas anormais, tais como:
(...)
c) substâncias químicas do meio ambiente (corrosão por efeitos de maresia e detritos de origem animal ou vegetal);
(...)"
Se a garantia é de origem contratual, refere-se a "defeitos de fabricação" e exclui expressamente defeitos nos cromados ocasionados pela maresia, não imagino como obrigar a Yamaha a substituir os aros oxidados da sua moto, ademais, qual seria a utilidade prática da substituição se, dentro de pouco tempo, os aros substituídos estarão enferrujados novamente?
Eu partiria logo para uma solução definitiva, colocando bons aros de alumínio.
Minha humilde opinião.
Um abraço
A garantia que a lei obriga os fabricantes a fornecerem é de 90 dias. Pelo restante do prazo a garantia é de cunho contratual e regido pelos "termos de garantia" constantes no manual do proprietário.
Tanto a garantia legal quanto a extensão contratual da mesma referem-se a defeitos de fabricação.
Você pessoalmente considera a oxidação dos aros e raios da sua motocicleta defeito de fabricação?
A Yamaha considera essa oxidação "desgaste natuaral do produto" e não defeito de fabricação.
Veja o que diz o Termo de Garantia constante no manual do proprietário da Té250 na página 11-3:
"II - Não são cobertos pela garantia:
1. Os defeitos que forem resultantes de desgaste natural das peças(...)
(...)
3. Os defeitos de funcionamento, pintura e/ou alteração de cor nas partes cromadas ou não, decorrentes de influências externas anormais, tais como:
(...)
c) substâncias químicas do meio ambiente (corrosão por efeitos de maresia e detritos de origem animal ou vegetal);
(...)"
Se a garantia é de origem contratual, refere-se a "defeitos de fabricação" e exclui expressamente defeitos nos cromados ocasionados pela maresia, não imagino como obrigar a Yamaha a substituir os aros oxidados da sua moto, ademais, qual seria a utilidade prática da substituição se, dentro de pouco tempo, os aros substituídos estarão enferrujados novamente?
Eu partiria logo para uma solução definitiva, colocando bons aros de alumínio.
Minha humilde opinião.
Um abraço
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"
"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"
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- Visitante
Re: Aro corroído - Garantia ou troca?
Pode até ser que não tenha direito a substituição do ponto de vista legal, mas teria a obrigação do ponto de vista moral, já que um produto se deteriorar em menos de 1 ano de uso é um absurdo. Ou mesmo a Yamaha tomar vergonha na cara e oferecer aos consumidores aros e raios de aluminio.
- LMattosBS
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Re: Aro corroído - Garantia ou troca?
Meu aro tem manchas de ferrugem enormes depois de rodar no barro e em atoleiros... mas ja apresentavam pequenos pontos antes disso... Rodei 4 dias no barro e parece onde se concentrou, que arrancou ou lixou o cromo... A minha infelizmente ja saiu da garantia 1 anos e a 1 mês.
No seu caso que esta ainda dentro.. Briga e tenta conseguir a substituição. tu mora perto da praia aqui no RJ???
No meu caso.. vou por aros da viper dourados na pretinha...
No seu caso que esta ainda dentro.. Briga e tenta conseguir a substituição. tu mora perto da praia aqui no RJ???
No meu caso.. vou por aros da viper dourados na pretinha...
Leonardo Mattos
- Helano
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Re: Aro corroído - Garantia ou troca?
Kablack
Ferrugem é defeito de fabricação sim, já que a peça não teve o tratamento anti-corrosão adequado. Agora, daí a ficar a discussão se essa corrosão foi efeito de maresia ou não... quero ver a Yamaha provar isso... no juizado onde eu trabalhei, nenhum dos magistrados de lá acatava isso... mandava o fabricante trocar e ainda metia multa!
Fora isto, eu já tive o retrovisor da minha antiga Lander trocado por causa de ferrugem e foi tranquilo trocaram sem problema algum.
Qualquer veículo novo que se compre é inaceitável o surgimento de ferrugem, tanto que a garantia contra ferrugem é até maior do que a garantia mecânica. Exemplo, meu Gol tinha garantia de 1 ano, porém 5 anos de garantia contra ferrugem. Porque com motocicletas tem que ser diferente?
Insisto, EXIGAM a troca dos aros. Enquanto a gente ficar nessa de resolver poor conta própria, a Yamaha vai empurrando essas porcarias que enferrujam até com o vento...
Helano
Ferrugem é defeito de fabricação sim, já que a peça não teve o tratamento anti-corrosão adequado. Agora, daí a ficar a discussão se essa corrosão foi efeito de maresia ou não... quero ver a Yamaha provar isso... no juizado onde eu trabalhei, nenhum dos magistrados de lá acatava isso... mandava o fabricante trocar e ainda metia multa!
Fora isto, eu já tive o retrovisor da minha antiga Lander trocado por causa de ferrugem e foi tranquilo trocaram sem problema algum.
Qualquer veículo novo que se compre é inaceitável o surgimento de ferrugem, tanto que a garantia contra ferrugem é até maior do que a garantia mecânica. Exemplo, meu Gol tinha garantia de 1 ano, porém 5 anos de garantia contra ferrugem. Porque com motocicletas tem que ser diferente?
Insisto, EXIGAM a troca dos aros. Enquanto a gente ficar nessa de resolver poor conta própria, a Yamaha vai empurrando essas porcarias que enferrujam até com o vento...
Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)
- LMattosBS
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Re: Aro corroído - Garantia ou troca?
Para mim é garantia sem duvida...
que pena que a minha ja saiu...
que pena que a minha ja saiu...
Leonardo Mattos
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- Visitante
Re: Aro corroído - Garantia ou troca?
Amigo quando colocar os aros dourados na sua motoca posta as fotos pra gente ver, valeu, um abraço.LMattosBS escreveu:Para mim é garantia sem duvida...
que pena que a minha ja saiu...
- leco22
- Usuário+
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Re: Aro corroído - Garantia ou troca?
Nesta semana estarei levando a motoca para trocar as flautas, mas eles já negaram a garantia do aro pelas razões expostas acima pelo colega.
Muito provavelmente estarei colocando os aros de alu mesmo, claro que fora da CC assim que acabar a garantia.
Na verdade estou adotando a seguinte estratégia:
Semana que vem na O.S. da flauta vou exigir por escrito a negativa de garantia dos aros. Vou deixando sem limpar pra oxidação atacar bem até abril, mês em que acaba a garantia, faço um relatório fotográfico e troco por aros de alumínio com raios de inox. Entro no procon com a nota da substituição e levo os aros corroídos como prova no dia da audiência (Juízes adoram isso). Eu considero que a solução não é a pura substituição por outro de aço, mas sim a troca por alu.
Muito provavelmente estarei colocando os aros de alu mesmo, claro que fora da CC assim que acabar a garantia.
Na verdade estou adotando a seguinte estratégia:
Semana que vem na O.S. da flauta vou exigir por escrito a negativa de garantia dos aros. Vou deixando sem limpar pra oxidação atacar bem até abril, mês em que acaba a garantia, faço um relatório fotográfico e troco por aros de alumínio com raios de inox. Entro no procon com a nota da substituição e levo os aros corroídos como prova no dia da audiência (Juízes adoram isso). Eu considero que a solução não é a pura substituição por outro de aço, mas sim a troca por alu.
Sahara/1996 "Sassá"
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