Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por diegonunes » 25 Abr 2012, 20:56

Porra tu é foda mesmo. kkk.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por ghamauricio » 25 Abr 2012, 21:37

Ficar de olho no mecânico?! Não sei como é por aí em cima, mas aqui em baixo você deixa a moto na Yamaha e não pode acompanhar a revisão. Aí fica ela lá 5 horas no mínimo pra te devolverem. Ora, eu não tenho 5 horas disponíveis pra ficar esperando o mecânico mexer na minha moto e ficar olhando de longe!!

Diego, a cada dia que passa eu vejo que as pessoas não sabem o que estão fazendo. Nem quando é o trabalho delas e elas obviamente deveriam dominar o assunto!! Na época em que tinha minha Dream, fui trocar o óleo e disse "deixa eu dar umas quicadas pra tirar o óleo velho". O cara respondeu "Não!! Não pode ligar a moto sem óleo se não vai fundir o motor!!" Bom, só que estava no manual que você deveria acionar o quique algumas vezes pra tirar o óleo velho... E aí? Era mecânico de concessionária!! Deveria entender do assunto, não acha?

A única vantagem é que se o cara fizer uma cagada BEM FEITA, você realmente tem a quem culpar e cobrar a solução. Mas e quando é uma cagadinha pequena, vai fazer o que? E quando são várias cagadinhas ao longo do tempo que vão danificando o bem aos poucos? Tem essa também!

Abraço!

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por Helano » 25 Abr 2012, 21:59

ghamauricio escreveu:Não sei como é por aí em cima, mas aqui em baixo você deixa a moto na Yamaha e não pode acompanhar a revisão.
Maurício,

Seguinte;

• Não acredito que hajam diferenciações regionais na forma de tratamento das concessionárias Yamaha com seus clientes. Em qualquer região do país, creio que hajam as concessionárias ruins, as mais ou menos e as realmente sérias. Aqui em Salvador, por exemplo, há dois desses tipos; as ruins (Motocred e Revaisa) e as mais ou menos (Mito Motos).

• Sobre observar o serviço, há concessionárias que não fazem qualquer restrição de você acompanhar este. E eu, por motivos óbvios, só levava para estas, que no caso aqui de Salvador era a Mito Motos. Atualmente não levo mais para concessionárias, mas sim para um mecânico de confiança (Nem - Vasco da Gama), cujo serviço é muito melhor do que o das concessionárias.

• Sobre o assunto pertinente ao tópico, o ajuste de folga de válvulas, é um procedimento realmente necessário nesses motores Yamaha 250cc e que requer muitos detalhes técnicos e de manuseio durante o serviço, que eu acredito que somente um profissional experiente e com as ferramentas corretas, poderá deixar realmente 100%. Não recomendo quem não tem essa experiência sair "metendo a mão", até porque imprevistos às vezes ocorrem.

Abraços turma!

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por Kakko » 25 Abr 2012, 23:38

Também sou curioso...estudo o assunto e pondero...se der pra fazer, eu faço!!

Na questão da regulagem de válvulas, preferi levar para o mecânico e amigo Edson da Motoimport, em Campinas. Pra eles entrego a moto de olhos fechados, e confiante que o serviço será bem feito. :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
diegonunes
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1623
Registrado em: 15 Jan 2011, 13:40
Cidade onde mora: Jaboatão dos Guararapes/PE

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por diegonunes » 26 Abr 2012, 08:39

Maurício, sou obrigado a concordar com você.

Infelizmente, não podemos mais confiar nos prestadores de serviços em geral. Tenho visto cada cagada em empresas ditas sérias, que não estão no gibi.

Por sorte, sempre que fiz reparos ou revisões nas minhas motocicletas, estive presente até o fim, o mais engraçado é que já corrigi erros de montagem, por isso, sempre fico no pé. Minha primeira exigência quando chego num estabelecimento deste tipo é perguntar: Posso acompanhar de perto o serviço do mecânico? Se não, procuro outro.

Eu também sou muito cuidadoso e detenho um bom conhecimento sobre o assunto, grande parte dos problemas que não necessitam de ferramentas de diagnóstico especializadas, eu resolvo na garagem de casa. Quando o negócio é mais complexo, recorro a oficina do meu sogro, all free, rs.

Entretanto, devido a inúmeras recomendações, encontrei um mecânico top de linha aqui em Recife, esse eu posso recomendar e garantir a competência do cara. O currículo dele é quentura, já foi chefe de oficina na Honda, Yamaha, Suzuki, VW. Terminei fazendo amizade e conhecendo o lado negro das CC's. Não se enganem, sua satisfação não está em primeiro plano, hehehe. Pra vocês terem uma ideia da moral do Geraldo por aqui, o carimbo dele serve como atestado de revisão da rede nacional Suzuki, validando a garantia.

O cara além de ser perfeccionista e deter mais de R$ 30.000,00 só em ferramentas, é um exímio conhecedor teórico da mecânica, ou seja, é o tipo de mecânico que todos gostariam de ter, ele faz e prova.

Não vou entrar em detalhes aqui sobre uma CC da Yamaha, chamada Motovia, situada em Recife. Só peço que evitem levar suas motos lá. O chefe de oficina é um administrador e anda fazendo umas cagadas...

Então senhores, estamos vivendo a era do foda-se. É bom ficar sempre de olho bem aberto pra pilantragem. Outra coisa muito importante é não ligar a estrutura física com a qualidade e comprometimento, muitas vezes são grandezas inversamente proporcionais.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha XT 660R
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300, Ténéré 250 ^

Erik Côrtes
Novato+
Novato+
Mensagens: 30
Registrado em: 27 Mai 2012, 12:31
Cidade onde mora: Belo Horizonte, MG

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por Erik Côrtes » 27 Mai 2012, 16:29

Fala galera?!?!

Tenho uma Tenere 250cc e ela já está com 30.000 km rodados. Até os 20.000 km realizei todas as revisões na yamaha. Depois parei por achar que a revisão deles não valia o valor cobrado. Tenho minhas ferramentas e gosto de revisar minhas motos pessoalmente.
Bom, a minha dúvida é a seguinte:
Em Julho irei viajar com a minha Tenere para Natal no Rio Grande do Norte. Quero fazer uma boa revisão nela incluindo a regulagem de valvulas. Por isso preciso saber se alguem sabe me informar onde encontro a técnica correta para realizar as duas regulagens. Tenho todas as ferramentas inclusive as lâminas calibradoras.

Desde já agradeço e aguardo respostas.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por Kakko » 27 Mai 2012, 21:03

Erik...de uma olhada aqui...manual de serviços da Lander...que é o mesmo motor.

http://www.4shared.com/document/afgWWSB ... _Land.html" onclick="window.open(this.href);return false;
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
vdfritz
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 329
Registrado em: 25 Ago 2013, 13:41
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por vdfritz » 28 Mar 2014, 12:38

ja fui mecanico de concessionaria de carros e digo, é tão fácil quanto parece, nao exige nenhum treinamento especial nem nada, qualquer um com as ferramentas certas

consultando o manual de servicos da tenere q achei na internet, a folga da admissao eh entre 0.05 e 0.1mm, a exaustao eh entre 0.08 e 0.13, ou seja, o ideal eh usar um calibrador de lamina com precisao de 0.2, mas o de 0.5 serve

Marchi
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 213
Registrado em: 19 Jan 2013, 19:31
Cidade onde mora: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por Marchi » 07 Abr 2014, 21:26

Olá amigo ,
Aqui existem outros tópicos que explicam melhor esse tec tec.
Esse motor é todo trabalhado,pistão forjado , feito para durar. Esse barulho é característica dele.
No seu caso ,daria um jeito de ir a outro mecânico ou concessionária Yamaha mais próxima.

Abs

Avatar do usuário
ghamauricio
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1326
Registrado em: 13 Ago 2011, 15:30
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas

Mensagem por ghamauricio » 08 Abr 2014, 16:48

Só um comentário a respeito do tic tic do motor: eu vi uma moto antiga toda modificada. Lembrava uma mistura de Sahara com Super Ténéré - talvez seja uma Super Ténéré antiga. O cara enfiou duas ponteiras iguais à nossa, e pra minha surpresa, o motor do cara tinha aquele assovio característico da Lander / Ténéré.

Abs!

Responder