Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas
- edugaspar.junior
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Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas
Fala pessoal...
O seguinte, primeiramente obrigado pelas dicas.
Hj levei a té em outro mecânico, um que foi recomendado por dois donos de xt...
O cara parece ser mais tranquilo, pois de cara me disse que isso pode ser válvulas.
Acontece que ele ja regulou e depois de montar ligou e adivinhem...
Acima dos 5000 RPM tectectectectec....
Solução... mandei abrir...
Esta semana eu posto aqui as conclusões deste caso aos amigos.
Fiquem com Deus.
O seguinte, primeiramente obrigado pelas dicas.
Hj levei a té em outro mecânico, um que foi recomendado por dois donos de xt...
O cara parece ser mais tranquilo, pois de cara me disse que isso pode ser válvulas.
Acontece que ele ja regulou e depois de montar ligou e adivinhem...
Acima dos 5000 RPM tectectectectec....
Solução... mandei abrir...
Esta semana eu posto aqui as conclusões deste caso aos amigos.
Fiquem com Deus.
José Eduardo Gaspar Junior
Designer/Motociclista/Músico...
Ténéré 250 2011
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Ténéré 250 2011
- ghamauricio
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Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas
Putz cara, boa sorte com isso aí!
Tem como postar o som pr'a gente ter noção?
Tem como postar o som pr'a gente ter noção?
- edugaspar.junior
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Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas
Olá Pessoal.
"ghamauricio" Não tenho mais como postar o som do barulho pois o motor já foi desmontado.
Passei no mecânico a pouco e já temos a conclusão.
Balancinhos e Comando de válvulas com desgaste excessivo.
Motivo Provável: Troca do óleo tardia ou filtro de óleo de má qualidade.
No meu caso, o filtro do óleo de má qualidade, atribuído de 4 mil km rodados sem troca de óleo.
Pessoal! O óleo e o filtro... Brincadeira!!!!?
Dicas do meu mecânico.
- Efetuar a troca de óleo a cada 2 mil km no máximo, sendo troca do filtro uma vez sim outra não. É um pé no sss... principalmente pra quem roda bastante, mas se faz necessário.
- Utilizar óleos de especificação correta (não precisa necessariamente ser um Yamalubi) mas, tem que ser um óleo de boa qualidade.
- Utilizar filtros de boa qualidade.... Este que tinha na minha moto, era um paralelo. Não sei a marca! ainda! Mas vou descobrir. E como sou leigo... "aos poucos vou deixar de ser" ...nunca me preocupei em perguntar ou pedir para o mecânico o que ele estava utilizando. Sempre confiei, pois foi indicado pelo antigo proprietário que era bem rigoroso.
Vou questioná-lo quando for buscar a moto quais a marcas recomendadas, tanto para o óleo quanto para o filtro.
Mas, aos mecânicos de plantão ai do clube, aceito as referências também.
Bem, ainda farei mais um post a respeito, para fechar com chave de ouro...
Abraços!
"ghamauricio" Não tenho mais como postar o som do barulho pois o motor já foi desmontado.
Passei no mecânico a pouco e já temos a conclusão.
Balancinhos e Comando de válvulas com desgaste excessivo.
Motivo Provável: Troca do óleo tardia ou filtro de óleo de má qualidade.
No meu caso, o filtro do óleo de má qualidade, atribuído de 4 mil km rodados sem troca de óleo.
Pessoal! O óleo e o filtro... Brincadeira!!!!?
Dicas do meu mecânico.
- Efetuar a troca de óleo a cada 2 mil km no máximo, sendo troca do filtro uma vez sim outra não. É um pé no sss... principalmente pra quem roda bastante, mas se faz necessário.
- Utilizar óleos de especificação correta (não precisa necessariamente ser um Yamalubi) mas, tem que ser um óleo de boa qualidade.
- Utilizar filtros de boa qualidade.... Este que tinha na minha moto, era um paralelo. Não sei a marca! ainda! Mas vou descobrir. E como sou leigo... "aos poucos vou deixar de ser" ...nunca me preocupei em perguntar ou pedir para o mecânico o que ele estava utilizando. Sempre confiei, pois foi indicado pelo antigo proprietário que era bem rigoroso.
Vou questioná-lo quando for buscar a moto quais a marcas recomendadas, tanto para o óleo quanto para o filtro.
Mas, aos mecânicos de plantão ai do clube, aceito as referências também.
Bem, ainda farei mais um post a respeito, para fechar com chave de ouro...
Abraços!
José Eduardo Gaspar Junior
Designer/Motociclista/Músico...
Ténéré 250 2011
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- Mestre-
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Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas
Mais uma história mal contada, o comando não se desgasta...desgaste do balancim? sei não...exija as peças que foram trocadas ao menos.
- edugaspar.junior
- Novato-
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Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas
Eu as vi... com meus proprios olhos... de mecânica eu realme.te nao entendo... mas sei o que uma peca desgastada.
Farei fotos das mesmas caso ele nao tenha posto fora depois que eu as vi
Abs.
Farei fotos das mesmas caso ele nao tenha posto fora depois que eu as vi
Abs.
José Eduardo Gaspar Junior
Designer/Motociclista/Músico...
Ténéré 250 2011
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Ténéré 250 2011
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- Visitante
Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas
A minha começou afazer barulho de válvula batendo e levei ao mecânico de minha confiança, quando o mesmo foi realizar a regulagem da válvula de escape surgiu o problema, a ponta da válvula e parafuso regulador estavam gastos, a válvula gastou tando que chegou marcar a trava de válvula, nessa brincadeira foi necessário desmontar o cabeçote para trocar a válvula. Minha ténéré 2011 esta com 18.000 Km. estamos tentando descobrir o que houve, segundo o mecânico a válvula trabalhou presa, provavelmente a loja que comprei a moto para tirar o barulho do motor deixou a válvula presa, apenas uma hipótese. Nessa brincadeira vou gastar uma bagatela de R$500,00, só a válvula de escape original custa R$209,00, nessa brincadeira terá que trocar as juntas, mão de obra do mecânico e outras coisas mais.
-
- Visitante
Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas
Olá rapaziada,
Fiz da Tenere minha primeira moto e estou gostando muito, mas como não conheço muito sobre motos sempre recorro a opiniões de quem já conhece, vamos lá :
Peguei ela faz uma semana e já rodei 1500km, fiz o amaciamento conforme o manual e a primeira revisão ao 1000km, mas depois que ela voltou da revisão, após 5k de rotação ela faz esse maldito "tec tec", hoje levei na cc para conversar com o mecânico e o mesmo me disse realmente está batendo um pouco de válvula , porém, me aconselhou a fazer o ajuste somente na próxima revisa ou seja 5000km. Seria realmente recomendado aguardar os 5k para o ajuste? Teria algum problema de desgaste prematuro de alguma peça? Ou não teria problema algum?
O uso da moto é somente em rodovias, após todo trânsito e stress de SP, mas com velocidades constantes de 100 110km/h e trechos de 400 500 kms,.
Fiz da Tenere minha primeira moto e estou gostando muito, mas como não conheço muito sobre motos sempre recorro a opiniões de quem já conhece, vamos lá :
Peguei ela faz uma semana e já rodei 1500km, fiz o amaciamento conforme o manual e a primeira revisão ao 1000km, mas depois que ela voltou da revisão, após 5k de rotação ela faz esse maldito "tec tec", hoje levei na cc para conversar com o mecânico e o mesmo me disse realmente está batendo um pouco de válvula , porém, me aconselhou a fazer o ajuste somente na próxima revisa ou seja 5000km. Seria realmente recomendado aguardar os 5k para o ajuste? Teria algum problema de desgaste prematuro de alguma peça? Ou não teria problema algum?
O uso da moto é somente em rodovias, após todo trânsito e stress de SP, mas com velocidades constantes de 100 110km/h e trechos de 400 500 kms,.
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- Visitante
Re: Ténéré 250 - Ajuste Folga de Válvulas
Boa noite amigos sou novo aqui no grupo! Acredito q estou com problema nas valvulas. Deixe- me antes explicar meu historico... comprei uma tenere 250 seminova (25mil km) a exatos 3 meses, no segundo mes fiz uma viagem de 4200km tocando direto (belem-salvador). Dando sempre preferencia a gasolina aditivada e troca do oleo yamalubi a cada 2mil km. Na volta a belem fiz revisao na moto e apos 10 dias o motor travou. Tive que trocar rolamentos do virabrequim, valvulas e corrente de comando. Vi as pecas usadas mas o mecanico nao soube me dizer o que ocasinou o problema, e acredito que possa ter sido má lubrificação devido a uso de filtro de má qualidade.
O fato é que, mesmo depois de gastar todo esse dinheiro (todas as peças originais) a moto está andando, mas fazendo aquele tec tec que me parece excessivo. Já levei para o mecanico regular novamente as valvulas novas, mas continua do mesmo jeito. Apesar de ter se apaixonado pela moto, não consigo mais confiar nesse motor.
O que incomoda mais é o tec tec que continua mesmo com o motor quente e com o motor frio a moto chega a dar algumas engasgadinhas... ALGUÉM AQUI TEVE PROBLEMA SEMELHANTE?
O fato é que, mesmo depois de gastar todo esse dinheiro (todas as peças originais) a moto está andando, mas fazendo aquele tec tec que me parece excessivo. Já levei para o mecanico regular novamente as valvulas novas, mas continua do mesmo jeito. Apesar de ter se apaixonado pela moto, não consigo mais confiar nesse motor.
O que incomoda mais é o tec tec que continua mesmo com o motor quente e com o motor frio a moto chega a dar algumas engasgadinhas... ALGUÉM AQUI TEVE PROBLEMA SEMELHANTE?