Erro - Código 21

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Alves
Visitante
Visitante

Erro - Código 21

Mensagem por Alves » 23 Set 2011, 13:47

É... minha moto pifou!
O painel está acusando erro 21!

não tive queda, nem outro tipo de problema. Andei com a moto normalmente, parei e depois de meia hora ao tentar ligá-la novamente o led de diagnóstico piscou e a moto gira, gira, gira mas o motor mas não pega.
O mecânico acabou de levá-la para oficina, falou que iria olhar o catálogo de diagnóstico de erro pra ver qual é o problema. Pior que já pesquisei de todos os jeitos a net e não consegui a tabela para saber qual é o problema. Vou ter que esperar o diagnóstico do mecânico.

O ruim é que moro na divisa de Paraty com Angra. Fico bem no meio: estou a 50km do centro de Angra (onde tem CC) e a 50km do centro de Paraty (que não tem CC).
E outra coisa, coloquei alarme na moto e com certeza se for problema elétrico, eles irão dizer que a moto perdeu a garantia elétrica.

E dependendo do problema, nem compensa levar a moto pra CC, imagina, uma rebocada de 50km aqui nessa região, vão me cobrar o "zoio da cara"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Erro - Código 21

Mensagem por kablack » 23 Set 2011, 13:56

Na R1 e na FZ6 o erro 21 refere-se ao sensor da temperatura do liquido de arrefecimento.

Veja:

Fault Code: 21
Diagnostic Code: 06
Symptom: Coolant temperature sensor-open or short circuit detected.
Probable cause of malfunction:
Open or short circuit in wiring harness.
Defective coolant temperature sensor.
Malfunction in ECU.
Improperly installed sensor.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Erro - Código 21

Mensagem por kablack » 23 Set 2011, 14:09

Alves;

Pesquisei mais na net.

Em todos os modelos Yamaha que encontrei (R1, FZ6 , R6, Snowmobiles) o código de erro 21 sempre refere-se ao sensor do líquido de arrefecimento.

Como a Té não tem refrigeração líquida, imagino que seja um defeito interno da ECU.

Boa sorte e, por favor, poste os resultados.
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Alves
Visitante
Visitante

Re: Erro - Código 21

Mensagem por Alves » 23 Set 2011, 14:37

Kablack, foi só isso que eu encontrei também.
Outro que achei, se não estou enganado é para a Fazer. Erro 21 é Interruptor de ponto morto - exibe ON ou OFF.
É esperar pra ver

Alves
Visitante
Visitante

Re: Erro - Código 21

Mensagem por Alves » 23 Set 2011, 18:20

O mecânico já trouxe a moto e está tudo ok.
Vou explicar desde o início:
Tenho instalado na moto o alarme Locater - com bloqueio através de celular. Ele tem sensor de movimento, mas vc pode desabilitá-lo se quiser. Como por aqui eu não deixo a moto na rua, eu desabilitei o sensor, mas antes de ontem ao retirar a capa da moto e movimentá-la ainda desligada, o alarme disparou. Achei estranho, pois não deveria ter disparado, mas como o fez, ele deveria fazer uma ligação para o meu celular avisando que alguém estava mexendo na moto. Tentei ligar para a moto para fazer ela parar de alarmar, mas ela não atendia a chamada. Enfim, ela parou de alarmar sozinha.

Desconectei o alarme do chicote, dei a partida e a moto pegou na hora, por isso, achei que o problema era na moto, que alguma coisa estava fazendo ela alarmar. A moto ficou uns 5 minutos funcionando e então eu a desliguei. Meia hora depois, ao tentar ligá-la novamente, já estranhei que o led de diagnóstico piscou (dois longos e um curto - para quem ainda não sabe, cada longo vale 10 e o curto vale 1, somando então 21). Dei na partida, o motor de arranque girava mas a moto não pegava. Não insisti pq fiquei com medo de f... ainda mais a moto.

Moto no estaleiro e o diagnóstico: o alarme pifou e fez desregular o sensor de rotação. O mecânico passou o scaner e zerou o ECU. A moto tá redonda novamente e o mecânico com 70 dilmas no bolso. Menos mal!!!

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Erro - Código 21

Mensagem por Petrel » 23 Set 2011, 18:27

Kablack, seguindo a sua linha de pesquisa, mesmo a T não tendo arrefecimento líquido, ela tem sensor de temperatura do motor, é esse que fica cravado no cilindro do lado do filtro de ar.
acabei de olhar o manual de serviço da lander, e não existe na lista esse codigo 21, existe 12 e mais um monte que vai até o 50, menos o 21. sendo que o código de erro do sensor de tempertura do motor é 28.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Erro - Código 21

Mensagem por kablack » 23 Set 2011, 21:02

Alves;

Foi só um sustinho, né? Mamãe já chegou.... :D :D :D

Já imaginou se a tivesse fritado a ECU??? :o :o :o :o

Petrel;

Você tem como postar todos os códigos de erro da ECU da Té? Pode ser útil para vários colegas e eu tenho particular curiosidade.

Abraços..
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Erro - Código 21

Mensagem por Petrel » 24 Set 2011, 13:19

Kablack, o manual que eu tenho é o da Lander, acredito que quase tudo seja igual a nossa moto, sendo que ele tem no total 384 pag. e um monte Mbyte rsrsrsrs vou tentar colocar a paginas com os codigos.
abraço camarada..
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Alves
Visitante
Visitante

Re: Erro - Código 21

Mensagem por Alves » 25 Set 2011, 09:57

Foi um susto mesmo Kablack! Se fosse a ECU, eu teria.... não vou nem rimar rsrsrsr :risadona:

Agora vou mandar o alarme pra autorizada, vamos ver o que eles vão dizer. O que fico triste é que a Locator se diz ser o "filé" dos alarme e bloqueadores via GSM. É torcer para pelo menos o pós-venda ser.

Avatar do usuário
iranrl
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 64
Registrado em: 05 Mai 2011, 18:32

Re: Erro - Código 21

Mensagem por iranrl » 26 Set 2011, 08:57

Acho que a tabela da Lander / Fazer e diferente da TNR.

Imagem
Imagem

Responder