Ténéré 250 - Rolamentos das rodas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
fabioamafra
Novato-
Novato-
Mensagens: 7
Registrado em: 04 Mai 2015, 13:48
Cidade onde mora: Palhoça - SC

Re: Ténéré 250 - Rolamentos das rodas

Mensagem por fabioamafra » 21 Set 2015, 16:08

Galera, pesquisando na net, encontrei isso, que acho muito válido:

http://www.motonline.com.br/noticia/com ... -sua-roda/" onclick="window.open(this.href);return false;

eduardo eiji
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 74
Registrado em: 05 Jan 2015, 11:18
Cidade onde mora: sao paulo/sp

Re: Ténéré 250 - Rolamentos das rodas

Mensagem por eduardo eiji » 12 Nov 2015, 05:10

O meu deu fOlga com 33000 de lavar a moto em lava rápido com uso de solvente maior roubada

flabombarda
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 24 Dez 2015, 16:40
Cidade onde mora: Sao Paulo/SP

Re: Ténéré 250 - Rolamentos das rodas

Mensagem por flabombarda » 19 Nov 2016, 21:15

Vejo que o topico ficou inativo, mas é importante se ter atenção com isso, a explicação do moto online é plausivel, mas tem o lance do uso de solventes nas lavagens ... entra um pouco de solvente, e ja comeca o processo de perda de lubrificacao dos rolamentos.
Na ultima viagem que fiz com a minha 1200, eu desmontei as rodas e notei que os rolamentos estavam perfeitos ... isso com 25mil Km.
Na viagem anterior com a v-strom, fiz a mesma coisa, e o resultado foi outro, com uma km muito inferior, casa dos 10mil km, o traseiro estava bom, mas seco ... eu removi o lacre dele, e apliquei graxa azul, pouca coisa, e lacrei novamente, nao tive problemas depois.
Acredito que no caso da vstrom o rolamento estava mais seco e menos tempo comparando com a gs 1200 por um fato simples, uso de solvente para limpar a corrente (querozene), lembrando que a gs 1200 tem carda, e nao usa corrente, portanto nao há uso de solventes na lavagem que querendo ou nao acaba respingando pela coroa no rolamento na hora de limpar, e pode entrar nos rolamentos. o mesmo poder do querozene de limpar a corrente, ele tem de remover graxa do rolamento caso entre, portanto nao acho que seja agua o problema.

Ao meu ver esses rolamentos devem durar entre 40 e 50milkm (ou mais ...)com os cuidados basicos em dia.
Se tiver cavalete, basta levantar a roda e girar pra ver se tem algum barulho anormal do rolamento ou alguma folga excessiva lateral.

Abracos
__
Tenere 250 2014
BMW GS 1200 2012

Avatar do usuário
Angelo
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 694
Registrado em: 04 Ago 2014, 22:00
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Rolamentos das rodas

Mensagem por Angelo » 10 Ago 2017, 18:46

Dando uma ressuscitada no tópico..

Lendo relatos das T250 mais antigas, pelo que entendi, elas tinham 3 rolamentos, é isso? 2 menores do lado do disco e 1 maior do lado da coroa. A minha é 2014 e tem apenas 2, um de cada lado. (NSK Original, que a cc insistiu em dizer que eram específicos e genuínos da Yamaha e cobrar o dobro do preço de uma casa de rolamentos convencional)

Enfim, alguém já ouviu falar de colocar 1 rolamento a mais nas que não têm? Usinando o cubo, e ajustando os espaçadores, acho que o central, pra ser mais expecífico..
One of These Days, I'm Going to Cut You Into Littlle Pieces!

Lipefelipess
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 10 Dez 2014, 19:41
Cidade onde mora: Itapecerica da Serra, Sp
Localização: Itapecerica da serra

Re: Ténéré 250 - Rolamentos das rodas

Mensagem por Lipefelipess » 16 Ago 2017, 20:26

Eu nunca, digo "nunca" lubrifiquei os rolamentos da Terezinha...

A relação eu costumo limpar com diesel e lubrificar com graxa para correntes, aquela azul....

Está com 42 ou 43 mil ja..., dois anos de uso, 90% em rodovias...

Se não der zica... kkkk... vou trocar quando precisar trocar a relação.

Também nunca lavei a terezinha em lava rapidos,
as vs, tipo a cada tres meses eu passo diesel no cubo para limpar, não sei se o diesel chega a servir de lubrificante....

Mas nunca usei nenhum solvente como o celopan, famoso limpa bau...
Felipe Santos
XTZ Ténéré 250 Azul

Responder