Ténéré 250 - Rolamentos das rodas

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
BobEsponja
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 84
Registrado em: 24 Jan 2011, 09:09
Cidade onde mora: Várzea Paulista / SP
Contato:

Ténéré 250 - Rolamentos das rodas

Mensagem por BobEsponja » 21 Set 2011, 13:24

Moderação escreveu: Titulo alterado devido a polemica entre lubrificar ou não os rolamentos. O consenso é verificar a cada 20000km para evitar surpresas.
Se tirou do lugar, sai mais barato substituir.
ivnn escreveu:Só para constar na busca e ficar documentado para quem um dia precisar

Palavras chave: Especificação dos rolamentos traseiro e dianteiro da Tenere 250

roda dianteira,- esquerdo e direito :
cod. yamaha: 93306–252Y5
cod. nachi (original) 6202-2NSE9
código SKF (boa qualidade) 6202-2RS
código KBC (era o que tinha na birosca) 6202-DD

roda traseira, lado direito: igual aos dianteiros
roda traseira, lado esquerdo: como o esforço é maior, o rolamento é mais parrudinho. É o mesmo rolamento da dianteira das fazers até 2010:
cod. yamaha: 93306–302X6
cod. nachi (original) 6302-2NSE9
código SKF (boa qualidade) 6302-2RS
código KBC (era o que tinha na birosca) 6302-DD

Obs: Na birosca tentaram empurrar os rolamentos "2Z", que também são blindados. Tem que prestar atenção nisso; a blindagem "2Z" é só contra pó e areia. A blindagem 2RS é contra água também.
Amigos,

Gostaria de alertar a todos sobre um pequeno acidente que sofri no começo do mês.

O rolamento traseiro esquerdo de minha moto travou e se espatifou todo, ficando em pedaços dentro do cubo e provocando o travamento parcial da roda.

A moto está com 28.000 km e a causa do problema foi falta de lubrificação.

Para meu espanto, adquiri dois novos rolamentos e ambos também estavam secos, portanto constatei que não dá para confiar na qualidade da lubrificação até mesmo para peças novas.

Para aqueles que, como eu, costumam a lavar a moto com lavadoras de alta pressão; evitem jogar agua diretamente nos locais que dependem de lubrificação, sob o risco de limpar excessivamente a peça.

E periodicamente (5.000 km), desmontem os pneus, removam os retentores e lubrifiquem novamente os rolamentos.

Esse serviço (desta forma) NÃO É FEITO nas concessionárias... A lubrificação sempre é externa e não atinge de forma satisfatória os rolamentos.

Se o problema tivesse ocorrido com a roda dianteira, provavelment o desfecho seria outro, pois eu estava a 110 km/hora seguindo em direção a cidade de Mococa-SP.

Com o auxilio do cavalete lateral auxiliar, removi o pneu sem problemas e troquei a peça.

Na semana seguinte, desmontei a moto inteira e lubrifiquei tudo...

Não dá para confiar em revisão de concessionária.

Abaixo seguem algumas fotos da moto desmontada...





Se quiserem ver outras fotos pessoais da viagem, estão no link abaixo;

http://www.osviloesmc.com.br/Site/conFo ... dEvento=98" onclick="window.open(this.href);return false;

Um moto-abraço.
Bob Esponja
O Estradeiro Solitário.
www.osviloesmc.com.br

Avatar do usuário
wagner luiz
Mestre-
Mestre-
Mensagens: 689
Registrado em: 11 Mai 2011, 19:49
Cidade onde mora: Rio de Janeiro
Localização: Rio de Janeiro - Campo Grande

Re: Rolamento da Roda Traseira

Mensagem por wagner luiz » 21 Set 2011, 13:55

Bob Esponja

É uma pena que tenha acontecido isso com vc,mas, graças a Deus nada de ruim aconteceu com vc e pôde estar aqui pra alertar a galera.

Valeu pela dica!!!!! :joinha:
"Deixem que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com o seu trabalho e realizações. O presente pertence a eles, mas o futuro pelo qual eu sempre trabalhei pertence a mim."

Nikola Tesla

Suzuki Bandit 650

http://www.youtube.com/user/WLuizTenereClub

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: Rolamento da Roda Traseira

Mensagem por kablack » 21 Set 2011, 16:50

Hum...

Bom pra acontecer na Patagônia....
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Rolamento da Roda Traseira

Mensagem por Hugo Falcão » 21 Set 2011, 19:08

Pois é, eu já havia comentado aqui sobre os rolamentos da moto!
Desde a primeira revisão que eu mandei desmontar tudo numa loja de um primo meu, em Recife, pra lubrificar tudo!
E constatamos que estavam realmente, todos os rolamentos da moto, sem um pingo de graxa! ;)

Amanhã vou levar na revisão de 10 mil na Yamaha daqui de Maceió. Vou pedir pra darem uma olhada nisso tudo mas, já sei que não vão se cansar olhando "besteira" pra atrapalhar o dia deles! :D

Então, farei o mesmo que sempre faço, levo na loja do meu primo e mando desmontar toda... lubrificação geral... inclusive nos cabos de acelerador e embreagem! E sempre mando trocar também o óleo das bengalas!

Bob, é pau acontecer um lance desse assim, numa moto que você comprou zerinho... só aqui no Brasil mesmo pra acontecer uma merda dessas! Desrespeito ao consumidor sempre! :(

Abraço! :joinha:

Luiz A. Deltreggia
Participativo
Participativo
Mensagens: 358
Registrado em: 01 Mai 2011, 23:35
Cidade onde mora: Piracicaba - SP

Re: Rolamento da Roda Traseira

Mensagem por Luiz A. Deltreggia » 21 Set 2011, 19:53

Depois dessa, acho que vou retira as rodas da minha amanhã e verificar.

Primeiro as flautas, depois as mangueiras de óleo e agora os rolamentos. É f.....mesmo.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!

Mensagem por Helano » 22 Set 2011, 09:53

Bob valeu por nos alertar cara. Arrumei as fotos para você.

Depois se você tiver um tempinho, daria para nos ensinar como tira o rolamento para lubrificar?

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Hugo Falcão
Mestre
Mestre
Mensagens: 958
Registrado em: 20 Fev 2011, 01:49
Cidade onde mora: Maceió/AL
Localização: Maceió/AL
Contato:

Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!

Mensagem por Hugo Falcão » 22 Set 2011, 10:08

Helano, e olha que esse alerta foi dado faz tempo! :)
Mas a galera acha que sou exagerado! kkk \o/

Abraços! :joinha:

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!

Mensagem por Petrel » 22 Set 2011, 10:48

Helano, na realidade se o rolamento ta ok, não é necessário retira-lo pra lubrifica-lo, na verdade quando retiramos um rolamento do seu alojamento por uma necessidade de desmontar um outro item qualquer, o correto é substitui-lo, pois normalmente ao retira-lo acabamos impondo ao mesmo um esforço axial que poderá causar um empenamento da aranha que sustenta as bilhas.
Pra fazer-mos a lubrificação, devemos retirar apenas os retentores, com cuidado para não danifica-los e colocar graxa a base de sabão de lítio nos rolamentos.
abraço.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!

Mensagem por Kakko » 22 Set 2011, 10:50

Bob....quado vc fez a mutenção dos 15000, eu havia perguntado se vc lubrificou os rolamentos....e pelo que vi vc apenas borrifou graxa em spray sobre eles.

Creio que este não é o melhor método. Se for apenas protegido por placas ao invés de vedação a chance de entrar impurezas, aágua. etc...é muito maior.

Porém na minha opinião esses rolamentos DEVEM SER SUBSTITUIDOS periodicamente.

São muito baratos, mas cuidado....usem de BOA QUALIDADE.... SKF...NSK...tem tbm os NACHI
quidado com os "chinesinhos"...são baratinhos mas não aguentam nada.

Outra coisa.....não lavem as motos demasiadamente...principalmente com jatos de alta pressão nos locais críticos ( CUBOS DAS RODAS, PRÓXIMO À RETENTORES, PARTE ELÉTRICA )

abraço e boa sorte a todos :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!

Mensagem por Helano » 22 Set 2011, 11:16

Petrel,

Pô cara, valeu pela orientação.

Mas e esses retentores, como tira eles? Seria legal se alguém pudesse fazer um tutorial com fotos etc.

Abraço,

Helano
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder