Moderação escreveu: Titulo alterado devido a polemica entre lubrificar ou não os rolamentos. O consenso é verificar a cada 20000km para evitar surpresas.
Se tirou do lugar, sai mais barato substituir.
Amigos,ivnn escreveu:Só para constar na busca e ficar documentado para quem um dia precisar
Palavras chave: Especificação dos rolamentos traseiro e dianteiro da Tenere 250
roda dianteira,- esquerdo e direito :
cod. yamaha: 93306–252Y5
cod. nachi (original) 6202-2NSE9
código SKF (boa qualidade) 6202-2RS
código KBC (era o que tinha na birosca) 6202-DD
roda traseira, lado direito: igual aos dianteiros
roda traseira, lado esquerdo: como o esforço é maior, o rolamento é mais parrudinho. É o mesmo rolamento da dianteira das fazers até 2010:
cod. yamaha: 93306–302X6
cod. nachi (original) 6302-2NSE9
código SKF (boa qualidade) 6302-2RS
código KBC (era o que tinha na birosca) 6302-DD
Obs: Na birosca tentaram empurrar os rolamentos "2Z", que também são blindados. Tem que prestar atenção nisso; a blindagem "2Z" é só contra pó e areia. A blindagem 2RS é contra água também.
Gostaria de alertar a todos sobre um pequeno acidente que sofri no começo do mês.
O rolamento traseiro esquerdo de minha moto travou e se espatifou todo, ficando em pedaços dentro do cubo e provocando o travamento parcial da roda.
A moto está com 28.000 km e a causa do problema foi falta de lubrificação.
Para meu espanto, adquiri dois novos rolamentos e ambos também estavam secos, portanto constatei que não dá para confiar na qualidade da lubrificação até mesmo para peças novas.
Para aqueles que, como eu, costumam a lavar a moto com lavadoras de alta pressão; evitem jogar agua diretamente nos locais que dependem de lubrificação, sob o risco de limpar excessivamente a peça.
E periodicamente (5.000 km), desmontem os pneus, removam os retentores e lubrifiquem novamente os rolamentos.
Esse serviço (desta forma) NÃO É FEITO nas concessionárias... A lubrificação sempre é externa e não atinge de forma satisfatória os rolamentos.
Se o problema tivesse ocorrido com a roda dianteira, provavelment o desfecho seria outro, pois eu estava a 110 km/hora seguindo em direção a cidade de Mococa-SP.
Com o auxilio do cavalete lateral auxiliar, removi o pneu sem problemas e troquei a peça.
Na semana seguinte, desmontei a moto inteira e lubrifiquei tudo...
Não dá para confiar em revisão de concessionária.
Abaixo seguem algumas fotos da moto desmontada...
Se quiserem ver outras fotos pessoais da viagem, estão no link abaixo;
http://www.osviloesmc.com.br/Site/conFo ... dEvento=98" onclick="window.open(this.href);return false;
Um moto-abraço.