Ténéré 250 - Rolamentos das rodas
- Radames Aragon
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
Pessoal, segundo a CC e umas lojas de moto-peças, os rolamentos traseiros são 6202 e 6302, comprei da marca SKF especificação 2RSH, acho q são vedados (tem borracha dos dois lados). Na busca eles usaram outro código de referência, "DD" para o tipo de vedação. Paguei R$ 11,00 e 14,00 respectivamente.
O mecânico disse q era isso mesmo e q antes de colocar vai lubrificá-los por dentro.
Tenho q ver ainda as buchas da balança... Acho q vou encomendar as buchas de nylon simples e pedir pra ele lubrificar também antes de trocar...
O mecânico disse q era isso mesmo e q antes de colocar vai lubrificá-los por dentro.
Tenho q ver ainda as buchas da balança... Acho q vou encomendar as buchas de nylon simples e pedir pra ele lubrificar também antes de trocar...
- MaxxTazzi
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
E lembrem de comprar um saca rolamento para trocar hein rsrsrs...rapidinho troca.
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- Kakko
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
Radamés....tudo certo ?! ...esses rolamentos vedados, não precisam colocar graxa.....eles já vem devidamente engraxados...e se colocar em excesso, tbm não é bom !!
Alem do que se o cara que retirar/colocar a vedação não o fizer com cuidado, pode comprometer a mesma.
Alem do que se o cara que retirar/colocar a vedação não o fizer com cuidado, pode comprometer a mesma.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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- O indomado
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
para colocar rolamento de roda no lugar, pode-se usar o proprio eixo da roda, calçado com os rolamentos velhos, arruelas parrudas e 2 chaves de boca. vai apertando a porca que os rolamentos vao entrando por igual, sem danificar a sede
- Radames Aragon
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
Não se preocupem por mim, eu ñ coloquei os rolamentos, ñ tenho nem tempo nem espaço, foi no mecânico... É uma boa pergutna se os rolamentos já estavam lubrificados ou não, vou até perguntar a ele q disse q ia abrir...
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
ae galera tambem pode i em uma casa que meche so com rolamento la faz igual as mesmas medidas e fica bem mais seguro e barato......OBS tem que levar os rolamentos velhos
CG 125 AZUL....BIZ 125 VERMELHA....BIZ 100 AMARELA....LANDER PRETA......LANDER X LARANJA...... TENERE AZUL...... BMW gs 650
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
Boa tarde amigos,
Espero contribuir com minha simples opinião sobre os rolamentos e manutenção.
Esse é um item muito importante em nossas motocas e podem tirar o sono de qualquer um se forem negligenciados.
Particularmente eu acho que 28000 km sem lubrificação é muito tempo e por isso sempre que tiro a roda da moto eu confiro os rolamentos com o dedo que já da pra sentir como estão, se travados, com folga ou secos ou tudo ao mesmo tempo agora.
O rolamento de roda da lander (se nao me engano) é o 6203 que é o mesmo de várias motos. A diferença esta na proteção ou blindagem dele..
Se voce chegar na casa de rolamentos e pedir o 6203 o cara vai te entregar só que o pulo do gato esta no tipo de blindagem dele, onde tem de metal em apenas 1 lado ou nos dois lados já que o rolamento pode ser usado dentro de um motor, etc... ai tem com vedação para água de 1 lado ou dos 2 lados.. eu particularmente só uso os com denominação 2RS Double Rubber Shield que é a vedação para ambos os lados contra agua,,,Mesmo assim antes de os instalar coloco minha lubrificação com graxa molikete com bissulfeto de molibdenio que é essa aqui...
custa 4 vezes o preço das comuns mas é o bixo.
http://www.lumobras.com.br/marcas/molyk ... astag.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Minha média de rodagem anual de motoca é de 20.000 km e sempre perto do fim do ano eu confiro todos rolamentos de roda, caixa de direção e links e buchas já que a original vem com praticamente NADA de graxa, também troco os fluidos todos da motoca como do radiador, e freios eu mesmo. (nao confio em ninguem colocando a mão numa coisa tao importante e que se esquecerem de apertar um parafuso ou apertarem demais eu que me F........
Segue um link de uma tabela da NGK de aplicações, VocÊs verão que a coisa é mais complicada do que parece....
O mesmo problema acontece com as velas onde praticamente ninguem sabe o que esta escrito nelas ou para que serve aquele monte de letra e números
http://www.minibaja.ufba.br/images/arqu ... go-NSK.PDF" onclick="window.open(this.href);return false;
Aqui na minha cidade eu compro rolamentos numa "casa de rolamentos" e o cara sempre pergunta.. voce quer o Caro, médio, barato ou barato do barato.... a diferença no caso dos rolamentos de roda é assim,,, CARO... R$20,00 e o barato do barato R$4,25....
O caro geralmente é NSK- Japan, SKF -Noruega- Koyo- Japan que são os de primeira linha.. Existem ai um tal de Danidrea pirata do pirata da china.. Ele também será o 6208 só que aberto, sem blindagem ou lubrificação... prontinho para explodir...
Na minha XT 660 o rolamento da caixa de direção custava R$700,00 na Yamaha e descobri que ele da mesma forma que todos os outros são rolamentos de catálogo já que fabricantes de motocicletas nao fabricam rolamentos, cabos, pneus, lonas, pastilhas, oleos, etc. etc. etc... e por fim comprei o rolamento da roda da Towner por R$50,00 da SKF... E assim vai
um abraço
Panico
Espero contribuir com minha simples opinião sobre os rolamentos e manutenção.
Esse é um item muito importante em nossas motocas e podem tirar o sono de qualquer um se forem negligenciados.
Particularmente eu acho que 28000 km sem lubrificação é muito tempo e por isso sempre que tiro a roda da moto eu confiro os rolamentos com o dedo que já da pra sentir como estão, se travados, com folga ou secos ou tudo ao mesmo tempo agora.
O rolamento de roda da lander (se nao me engano) é o 6203 que é o mesmo de várias motos. A diferença esta na proteção ou blindagem dele..
Se voce chegar na casa de rolamentos e pedir o 6203 o cara vai te entregar só que o pulo do gato esta no tipo de blindagem dele, onde tem de metal em apenas 1 lado ou nos dois lados já que o rolamento pode ser usado dentro de um motor, etc... ai tem com vedação para água de 1 lado ou dos 2 lados.. eu particularmente só uso os com denominação 2RS Double Rubber Shield que é a vedação para ambos os lados contra agua,,,Mesmo assim antes de os instalar coloco minha lubrificação com graxa molikete com bissulfeto de molibdenio que é essa aqui...
custa 4 vezes o preço das comuns mas é o bixo.
http://www.lumobras.com.br/marcas/molyk ... astag.html" onclick="window.open(this.href);return false;
Minha média de rodagem anual de motoca é de 20.000 km e sempre perto do fim do ano eu confiro todos rolamentos de roda, caixa de direção e links e buchas já que a original vem com praticamente NADA de graxa, também troco os fluidos todos da motoca como do radiador, e freios eu mesmo. (nao confio em ninguem colocando a mão numa coisa tao importante e que se esquecerem de apertar um parafuso ou apertarem demais eu que me F........
Segue um link de uma tabela da NGK de aplicações, VocÊs verão que a coisa é mais complicada do que parece....
O mesmo problema acontece com as velas onde praticamente ninguem sabe o que esta escrito nelas ou para que serve aquele monte de letra e números
http://www.minibaja.ufba.br/images/arqu ... go-NSK.PDF" onclick="window.open(this.href);return false;
Aqui na minha cidade eu compro rolamentos numa "casa de rolamentos" e o cara sempre pergunta.. voce quer o Caro, médio, barato ou barato do barato.... a diferença no caso dos rolamentos de roda é assim,,, CARO... R$20,00 e o barato do barato R$4,25....
O caro geralmente é NSK- Japan, SKF -Noruega- Koyo- Japan que são os de primeira linha.. Existem ai um tal de Danidrea pirata do pirata da china.. Ele também será o 6208 só que aberto, sem blindagem ou lubrificação... prontinho para explodir...
Na minha XT 660 o rolamento da caixa de direção custava R$700,00 na Yamaha e descobri que ele da mesma forma que todos os outros são rolamentos de catálogo já que fabricantes de motocicletas nao fabricam rolamentos, cabos, pneus, lonas, pastilhas, oleos, etc. etc. etc... e por fim comprei o rolamento da roda da Towner por R$50,00 da SKF... E assim vai
um abraço
Panico
- Kakko
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
Pânico...tudo beleza ?...é isso aí cara....perfeito !!
só tem que tomar muito cuidado na hora de recolocar as vedações, pois se não souber fazer ( até acho que não faria isso, pois compromete a qualidade da vedação ! ) aí f.... tudo.
as vedações são muito delicadas e precisas...se beliscar...entortar...amassar, já era.
como o rolamento é um ítem muito barato, acho que compensa trocar a cada 30 ou 40 mil kms.....dependendo da tocada, carga ,,,etc,,,,, aminha moto está com 45k e os rolamentos ainda estão bons..
abraço
só tem que tomar muito cuidado na hora de recolocar as vedações, pois se não souber fazer ( até acho que não faria isso, pois compromete a qualidade da vedação ! ) aí f.... tudo.
as vedações são muito delicadas e precisas...se beliscar...entortar...amassar, já era.
como o rolamento é um ítem muito barato, acho que compensa trocar a cada 30 ou 40 mil kms.....dependendo da tocada, carga ,,,etc,,,,, aminha moto está com 45k e os rolamentos ainda estão bons..
abraço
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XTZ-250 TÉNÉRÉ 11
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- Mestre-
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
Kakko e pessoal, alguém poderia mostrar para este ignorante que vos fala um saca rolamento para nossas Teneres?
- MaxxTazzi
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Re: Ténéré 250 - Rolamento da Roda Traseira - LUBRIFIQUEM!!!
Taí Tesouro...rsrs
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