Ténéré 250 - Como rebaixar

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Jotace
Mestre
Mestre
Mensagens: 859
Registrado em: 10 Jul 2012, 05:29
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por Jotace » 30 Ago 2013, 22:13

Bem lembrado.

Farol pra caçar passarinho. :risadinha:
63ª - HD Sport Glide, 2019, Vermelha :risadinha:

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por babacosmica » 31 Ago 2013, 09:17

O engraçado é que lubrifiquei as buchas da balança e do braço relé da suapensão traseira e depois que montei estou com a sensação da moto estar mais alta, mesmo não tendo alterado a regulagem do amortecedor traseiro...
O descanso lateral ficou como que curto e a moto inclina mais, dando mesmo a sensação de que com qualquer vento forte pode tombar. Já imprimi desenhos da suspensão traseira e to indo em casa (acesso do trabalho agora) pra ver se não montei errado o braço de conxexão - aquela peça/chapinha com três furos - em que se enfiam os parafusos que vão na balança, amortecedor e braço relé (parecido com uma biela).

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por babacosmica » 31 Ago 2013, 13:18

Pronto! Desmontei a frente, lubrifiquei roda dianteira, eixo, caixa/mesa/coluna de direção. Verifiquei item por item. Conclusão: escassez de graxa. Apliquei graxa pra 10 anos, olhei retentor de bengala, tudo ok (apenas 9200Km rodados). Já havia lubrificado balança, buchas da suspensão traseira e agora é só trocar o óleo. A vela parece ok tmb, mas limpei e lixei com lixa 500. Filtro de ar limpo. Tudo OK.
Não tenha medo de meter a mão na graxa e vc pode economizar uma boa grana, sem falar que passa a conhecer melhor sua máquina, melhorando em muito sua relação com a mesma. Bom fim de semana a todos. Desculpem se fugi do tema do tópico. :thumbup: :joinha:

babacosmica
Novato+
Novato+
Mensagens: 45
Registrado em: 11 Mai 2013, 09:39
Cidade onde mora: IMPERATRIZ-MA

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por babacosmica » 31 Ago 2013, 13:21

Ah e quase esqueci: havia montado errado o braço de conexão, por isso a moto ficou mais alta que o normal. Tirei, montei de forma correta e tudo ok agora. Dica: na hora de desmontar sua TN fotografe ou use as figuras/imagens do manual de serviços que você encontra aqui no TC, não me lembro em que tópico, mas lembro que achei rapidinho usando a pesquisa. Valeu.

Edson Didi Dias
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Nov 2013, 21:29
Cidade onde mora: Registro (SP)

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por Edson Didi Dias » 29 Nov 2013, 21:35

marcelofpinto escreveu:Tenho 1.70m e a minha Tenene fica muito alta quando parada. Fico na ponta dos pé. Alquém já rebaixou a suspensão? Pensei em usar estas opções ao mesmo tempo. Será que vai dar certo?

- Usar o Kit do manivela para rebaixar a suspensão traseira.
- Comprar um Banco erê.
- Levantar o garfo na suspensão dianteira.

Alguém já fez estas mudanças? Têm alguma sugestão?
- Olá, sou novo no Forum... tenho uma t250 azul 2012... e também 1,70m de altura. Comprei o kit manivela e coloquei na moto. Depois subi as bengalas até quase encostarem no guidão. Ficou ótimo, melhorou a estabilidade, pois ficou mais baixa, principalmente quando paro no semáforo. Ela ficou mais baixa uns 6 cm... parece pouco, mas faz grande diferença. O kit vem também com o descanso, tem uma orelha lateral que ajuda na ora de puxá-lo com o pé...
- Fiz outras modificações também tais como faróis de milha, slider, porta trecos, etc... depois posto fotos dela no Forum... no momento ela esta trocando os sapatos, rsrsrs...
Edson Didi Dias
(13) 98108-7382

Edson Didi Dias
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Nov 2013, 21:29
Cidade onde mora: Registro (SP)

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por Edson Didi Dias » 29 Nov 2013, 21:44

- Olá, sou novo no Forum, tenho uma tenere 250 azul... tenho 1,70m.
- Comprei o kit manivela e o instalei. Estou satisfeito, subi as bengalas até quase encostar no guidão. Quando parada consigo encostar o pé no chão perfeitamente. Na minha opinião melhorou a estabilidade, pois ela ficou mais baixa uns 6 cm. No kit vem junto um novo descanso, par não precisar cortar o original, tem uma aba lateral que auxilia quando o mesmo é acionado.
- Fiz outras modificações também, como: farois de milha; slider para proteger as carenagens, porta trecos... aros de alumínio pretos foscos... e outra adptação que achei legal, foi colocar o paralamas da Lander X na dianteira...
- Depois vou postar fotos da minha motoca... no momento ela esta trocando os sapatos...
- Fiquem na paz...
Edson Didi Dias
(13) 98108-7382

edguaruja
Novato+
Novato+
Mensagens: 36
Registrado em: 24 Nov 2013, 16:08
Cidade onde mora: guaruja sp

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por edguaruja » 30 Nov 2013, 09:20

ola

Não tenho 1,70m, por isso tive que rebaixar minha moto, não comprei nenhum kit, usei as peças originais.

Aquela chapa de aço, de formato mais ou menos triangular, que suporta os três parafusos; eu refiz o furo do amortecedor. O novo furo ficou mais abaixo de forma que sobrou entre o furo original e o novo apenas 1mm.

Em seguida eu escariei o furo original dos dois lados, coloquei um taruguinho de aço preenchendo o furo com tamanho de 1mm maior para cada lado e "remanchei" o tarugo pelos dois lados até ficar paralelo com a peça.

Foi só montar de volta, recolher as bengalas um pouco (mais ou menos uma polegada) e boa viagem a todos.

Não me perguntem quanto abaixou, pois não medi, mas abaixou bastante.

Abraços
Edgard

Edson Didi Dias
Novato
Novato
Mensagens: 17
Registrado em: 21 Nov 2013, 21:29
Cidade onde mora: Registro (SP)

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por Edson Didi Dias » 30 Nov 2013, 20:22

edguaruja escreveu:ola

Não tenho 1,70m, por isso tive que rebaixar minha moto, não comprei nenhum kit, usei as peças originais.

Aquela chapa de aço, de formato mais ou menos triangular, que suporta os três parafusos; eu refiz o furo do amortecedor. O novo furo ficou mais abaixo de forma que sobrou entre o furo original e o novo apenas 1mm.

Em seguida eu escariei o furo original dos dois lados, coloquei um taruguinho de aço preenchendo o furo com tamanho de 1mm maior para cada lado e "remanchei" o tarugo pelos dois lados até ficar paralelo com a peça.

Foi só montar de volta, recolher as bengalas um pouco (mais ou menos uma polegada) e boa viagem a todos.

Não me perguntem quanto abaixou, pois não medi, mas abaixou bastante.

Abraços
Edgard

- É isso ai Edgard... também pensei em algo parecido... mais não tive peito pra furar a peça original...
- Acredito que ficou show de bola...
- Nota 10 pela adaptação.

Abraço...

Edson Didi Dias
Edson Didi Dias
(13) 98108-7382

edvar
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 172
Registrado em: 13 Set 2013, 12:12
Cidade onde mora: Belo Horizonte/MG

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por edvar » 02 Dez 2013, 11:36

poste fotos de como ficou
Se o mundo fosse bom, bebê não nascia chorando!

Depois que acostumei a andar de moto, andar de carro parece castigo

Avatar do usuário
danoliveira
Participativo
Participativo
Mensagens: 354
Registrado em: 01 Fev 2014, 03:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro

Re: Rebaixando a Tenere 250

Mensagem por danoliveira » 07 Fev 2014, 14:37

Galera, com o Kit Manivela que rebaixa 4cm, se rebaixar também os garfos pra ela ficar balanceada, qual o total de rebaixamento da moto? alguem sabe?

Pelas minhas medidas eu só preciso de 4cm NO TOTAL, fico preocupado de perder algum desemprenho da moto abaixando mais q isso...
"Driven on by the road to somewhere I've never been"- Neil Peart
Suzuki DR-Z400 2008 Amarela
BMW g650gs 2011 Preta
Yamaha XTZ 250 Ténéré 2011 Branca
Yamaha YZ 80 1986 Branca/Vermelha
Brandy 50 1991 Vermelha

Responder