Ténéré 250 - Qual o peso máximo suportado?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Carga máxima

Mensagem por MaxxTazzi » 10 Jun 2013, 17:50

E a segunda dica, segurança. Lembre-se, freios, acelerador, é tudo atrasado no tempo no ir e brecar. Lembre-se que você é uma carreta pesada, curvas, formas de entrar nelas e etc.

Sempre se antecipe e vá com calma sem pressa, pois sabemos que mesmo sendo disco, na hora não tem santo que pare...

Coloquei o reforço do Manivela, eu peso 100kg e a patroa 65kg, os alforges, bauleto e mais algumas amarrações fiz questão de pesar, em torno de 30kg. Fizemos 250 km só, mais sendo 50km de terra, foi tranquilo, essa menina aqui é trator mesmo!
Integrante Adventure Moto Clube - SP

marcus vinicius
Visitante
Visitante

Re: Carga máxima

Mensagem por marcus vinicius » 12 Jun 2013, 19:08

Ola boa noite, tou indo numa viajem amanha de 900km, vamos v se ela aguenta o tranco mesmo né rsrss....
Editado pela última vez por Helano em 11 Dez 2013, 10:51, em um total de 1 vez.
Razão: retirada citação

Avatar do usuário
carlosfreitas
Usuário
Usuário
Mensagens: 123
Registrado em: 21 Nov 2012, 11:59
Cidade onde mora: Brasília-DF
Localização: Aguas Claras, Brasília - DF

Re: Carga máxima

Mensagem por carlosfreitas » 13 Jun 2013, 12:45

Marcus...vai tranquilo
A viagem que fiz deu 900km cheguei na quarta e na sexta ao meio dia saí de novo pra rodar mais 450km sendo os primeiros 200km debaixo de dilúvio....a moto não apresentou nenhum problema, nem um pneuzinho furado!!!! E olha que teve até tombo e a maioria dos 900Km foram por estradas de terra com um off de dificuldade fácil a médio.

Abraços,
Carlão
Editado pela última vez por Helano em 11 Dez 2013, 10:52, em um total de 1 vez.
Razão: retirada citação
Carlos Freitas

MEMBRO BRAZIL RIDER'S
NADA É MAIS FORTE QUE O CORAÇÃO E O COMPANHEIRISMO DE UM MOTOCICLISTA, PORQUE ELE É FORJADO NO CALOR DO ASFALTO, NO FRIO DO VENTO, NA ÁGUA DA CHUVA E NA SAUDADE DOS IRMÃOS QUE PERDEMOS

Avatar do usuário
Sloth
Novato+
Novato+
Mensagens: 31
Registrado em: 16 Mar 2013, 10:49
Cidade onde mora: cataguases-mg

Re: Ténéré 250 - Qual o peso máximo suportado?

Mensagem por Sloth » 14 Jun 2013, 11:02

quer dizer que eu não posso instalar alforjes nessa moto pq ela não foi projetada para tal?
"Triste época! É mais fácil desintegrar um átomo do que um preconceito."
Albert Einstein

Avatar do usuário
MaxxTazzi
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1589
Registrado em: 24 Out 2012, 20:43
Cidade onde mora: Guarulhos/SP
Localização: São Paulo

Re: Ténéré 250 - Qual o peso máximo suportado?

Mensagem por MaxxTazzi » 14 Jun 2013, 11:08

Temos duas coisas: Projetada e Não Projetada.

Projetada são motos que já vem preparadas para uso de maleiros, alforges e peso extra, que na verdade tem toda uma engenharia por trás com equilibrios de peso, reforço, ciclistisca e blá blá blá...como as BMW, as Teneré 660 e a 1200, a Triumph e assim vai...

A não projetada: a Té250 não é realmente, não sai de fábrica, massssss projetamos ela, pois além de ser um trator, temos os reforços de quadro que fazem seu papel, não muito tecnologico mais funcional, respeitando os limites de peso e com seu reforço, ela se torno totalmente projetável rsrs...

Então temos dezenas de casos de sucesso que ela leva igual ou até mais peso comparada com suas irmãs maiores!

Compre o reforço de quadro e seja feliz rsrs!
Integrante Adventure Moto Clube - SP

Avatar do usuário
lanterna78verde
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 184
Registrado em: 06 Nov 2012, 22:58
Cidade onde mora: goiania/go

Re: Carga máxima

Mensagem por lanterna78verde » 15 Jun 2013, 23:20

Caro Dpomarico,

Eu já me preocupei a princípio com essa tal carga máxima de 156kg, porque só eu peso 106kg, minha esposa mais ou menos uns 69kg, so aí ja foi 175kg, ou seja 19 kg a mais que ela suportaria. Isso sem contar bagagem: mochila com roupas e etc... E já fiz várias viagens curtas, eu e esposa e mochila e nunca deu nada. Aguentou de boa. Mas já que o tópico foi aberto, gostaria de saber se alguém já soube de algum problema devido ao excesso de peso com a ténéré 250!

PS.: Eu imagino que os engenheiros da Yamaha ao colocarem 156kg no manual, antes devem ter pensado em uma margem de segurança, tipo jogando aí uns 30% a mais de carga sobre os 156kg. Devem pensar assim: "Vamos jogar 156kg no manual, mas vai ter gente que vai estrapolar e tal, então vamos calcular uma estrutura que aguente uns 30% a mais que os 156kg, e por segurança não vamos colocar no manual 202kg!".
Cosiderando que meu raciocínio esteja certo, em vez de 156kg de carga máxima, 30% a mais será de 202,80kg. 46,80kg de segurança. Lembrando que isso é o que eu imagino. Imaginação fértil a minha. rsrsrsrs. Mas faz sentido, porque colocando 156kg eu já ando com quase 30kg a mais. Se colocassem o valor já considerando a margem de segurança (por exemplo esse meu, 202kg) , ia ter gente "EU", concerteza andando com mais peso do que os 202kg, rsrsrs.
Não faz sentindo uma moto alta como a ténéré 250 suportar só 156kg. Imagino que a maioria que compra, compra porque é uma moto alta, e com isso os proprietários que compra provavelmente devem ter uma altura um pouco mais acima que a média, e com altura vem peso junto. rsrsrs

Abraços!
Editado pela última vez por Helano em 11 Dez 2013, 10:52, em um total de 1 vez.
Razão: retirada citação
TÉNÉRÉ 250 14/15 AZUL
TÉNÉRÉ 250 12/13 BEGE (AREIA)
Passarinho que anda com morcego, amanhece de cabeça para baixo!

Avatar do usuário
ViniGremio
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 219
Registrado em: 02 Jun 2013, 19:10
Cidade onde mora: Novo Hamburgo - RS
Localização: Novo Hamburgo - RS

Re: Carga máxima

Mensagem por ViniGremio » 11 Dez 2013, 10:10

Olá..
Pretendo fazer uma viagem com a pequena, onde o peso das duas pessoas fica em 160kg mais bagagens. Se pudesse não pagar pelo reforço de quadro, melhor..
Algum relato de problemas devido a excesso de peso?
Imagem
XTZ 250 Ténéré 2012 Azul
XT 600 Z Ténéré 1990 Azul

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 - Qual o peso máximo suportado?

Mensagem por Helano » 11 Dez 2013, 10:54

Galerinha,

3 coisas;

1) Porque vocês insistem em usar o CITAR ao invés de simplesmente clicar no RESPONDER ?
2) Por favor usem a busca antes de abrir um novo tópico.
3) Se for mesmo o caso de abrir um novo tópico, por favor o façam na sessão correta.

Já fiz as devidas correções.

Abraço!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Responder