YAMAHA NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por kablack » 05 Ago 2011, 21:52

É isso aí Caruso.

Por isso, se fosse minha, eu toparia a retífica e não solicitaria a troca do motor.

Moto nova ou motor retificado. Motor novo com número novo não.

Ou calça de veludo ou bunda de fora!!!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por Helano » 05 Ago 2011, 22:51

dúvida que me ocorreu somente agora...

a moto funcionou sem óleo por causa da mangueira que vazou, certo?

pelo que percebo eles não tocaram na parte debaixo do motor, certo?

o que garante que não houveram danos ali também?
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

fredericow
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 226
Registrado em: 04 Ago 2011, 23:22
Cidade onde mora: Cidade/UF
Localização: Vitória ES

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por fredericow » 05 Ago 2011, 22:53

ter o motor trocado por um novo não desvaloriza a moto. É um procedimento que geralmente nem será notado. E mesmo que o comprador seja 100% honesto e conte que foi sorteado com o motor que apresentou defeito e foi completamente trocado não haverá problema com isso.
Na hora da venda o que importa é o estado da moto e do motor, seja ela trocado legalmente ou original.
Ao trocar o bloco do motor é só ir ao detran e trocar a numeração no documento, se a moto estiver na garantia você pode inclusive cobrar isso do fabricante. Se pagar do bolso é um custo inferior à R$200. Com o documento novo com a numeração nova do motor ninguém tem que questionar nada.

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por Petrel » 05 Ago 2011, 23:04

Na minha opinião motor novo é sempre melhor que motor usado, queria eu comprar uma moto ou carro com uns cinco anos de uso e com o motor zerado recem colocado completinho vindo da montadora.
Agora vamos ao lado técnico desse reparo que estão propondo fazer.
Se houve deficiência/falta de lubrificação, com certeza houve danos em todas as partes móveis do motor, em algumas mais em outras menos, mas com certeza houver perda de vida util dessas peças.
Pelo visto as peças mais danificadas foram cilindro/pistão/anéis, pois estão propondo colocar novos, agora se faltou lubrificação suficiente pra danificar o cilindro, também faltou lubrificação no pino do pistão que por sua vez deve ter danificado a biela e por ai vai.
Pelo o que eu entendi eles (cc) estão propondo trocar apenas o que não permite o motor voltar funcionar, agora que houve danos em outras peças isso é certo.
Entendo que pelo menos a biela deveria ser trocada, isso considerando que a parte de baixo do virabrequim se salvou pelo resto de óleo que permaneceu no carter.
O certo mesmo seria desmontar o motor por completo e medir todas as folgas pra definir com 100% de certeza o que foi ou não danificado.
Editado pela última vez por Petrel em 06 Ago 2011, 20:04, em um total de 2 vezes.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
kablack
Moderador
Moderador
Mensagens: 2365
Registrado em: 23 Jun 2011, 10:44
Cidade onde mora: Sorocaba - SP

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por kablack » 05 Ago 2011, 23:23

1. Eu não compraria uma moto ou carro com o motor trocado.

Nem pela concessionária. Nem pelos mecânicos da Stock Car.

Já foi fuçado, não original.

Simples assim.

Para isso existe o mercado de usados, para eu procurar a melhor oferta. E uma boa oferta, na minha opinião, exige uma moto 100% original que não foi fuçada.

2. É lógico que houve danos ao motor todo.

A retífica deve ser completa.

De qualquer modo o motor tem as especificações e medidas aceitáveis.

São parámetros do fabricante do motor.

É, no mínimo, necessário abrir o motor todo, medir todas a folgas e peças e depois dar o parecer.

Mecânica ainda é uma ciência exata, filha dileta da engenharia.

Mecânica não é ciência esotérica. Não é o ouvido do mecânico xamã que vai dizer se o motor está bom ou não, são as medidas dele.

Afinal a moto está na concessionária Yamaha com acesso às especificações técnicas, manual de serviço do modelo e ferramentas especiais ou está na Moto Pig?

Oinc!! Orçamento porco detectado!!!
"Operator, this is an emergency...what's the number for 911?"

"A luz no fim do túnel foi desligada devido a cortes no orçamento"

Paulo-acre
Visitante
Visitante

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por Paulo-acre » 06 Ago 2011, 09:05

Bom dia

Estou precisando muito falar com o Cmdo190, ele teve um problema semelhante ao meu, aqui: viewtopic.php?f=6&t=286" onclick="window.open(this.href);return false;, se alguem tiver algum contato com ele por favor me forneça, já mandei uma mp para ele, mas se alguem tiver o e-mail dele me ajudaria muito
Editado pela última vez por Paulo-acre em 06 Ago 2011, 09:16, em um total de 1 vez.

Paulo-acre
Visitante
Visitante

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por Paulo-acre » 06 Ago 2011, 09:14

Colegas

Agradeço muito as informações repassadas por todos, minha advogada está precisando de um embasamento técnico para validar as informações postadas por alguns de vocês a respeito que o motor deveria ser todo desmontado e analizado por completo e não somente a parte superior, se alguem tiver alguma fonte por favor me informe. Poderia procurar um Eng. Mec. mas o mais proximo está a 510 km, em outro Estado, o que inviabiliza um laudo.

Concordo com todos a respeito que um motor "fuçado" nunca será um motor novo, e entre adquirir uma motocicleta que nunca teve um motor "fuçado" ou uma que já teve, com certeza que ficaria com a primeira opção, mesmo pagando mais caro.

Helano, como relatei logo no inicio do tópico tive dois problemas com o motor: 1º estourou as benditas mangueirinhas; 2º começou a batida do motor, alguns mecanicos que consultei afirmam que o 2º problema é em decorrencia do 1º, mas nao posso ter certeza.

Abraços

Avatar do usuário
mantabodyboarder
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 167
Registrado em: 19 Jul 2011, 20:21
Cidade onde mora: São Paulo/SP
Localização: São Paulo

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por mantabodyboarder » 06 Ago 2011, 19:13

kablack

Eu já penso o contrário.

Motor inteiro trocado por um novo não é motor fuçado.

Motor feito retífica é motor aberto e peças trocadas/retificadas, isso sim é motor fuçado!



Caruso, confundi as respostas mesmo! Foi mal Helano!
Mas o seguinte, o cara tem o histórico de ordens de serviço e tudo bem documentado, apresenta então todas essas notas como único dono da moto, eu preferiria uma moto com motor novo e o cara me mostrando que ele realmente foi trocado por um novo original da fábrica, do que um mecânico perceber que foi aberto o motor.


Se na venda pedirem um laudo, vai aparecer que o motor já foi aberto, aí não tem nota fiscal pra comprovar troca por defeito de fábrica que convença que não foi cupim de ferro que esmerilhou o motor e "fez uma acertada" pra parar de fumar e tá passando pra frente.

Motor aberto eu não compro, sei que mexânico de concessionária tá cheio, eu não confio na mão de obra dos caras pra um serviço desses...

AlanR500
Visitante
Visitante

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por AlanR500 » 06 Ago 2011, 19:19

Respondendo sobre o tópico, a Yamaha daqui não aposta no Brasil e age como empresa pequena, pensa baixo, melhor dizendo.

Um fórum onde tem muitos yamaheiros natos, esse tópico quimou uma parte da marca, por causa de uma bobeira, um motor novo para o proprietário não é nada para a Yamaha.

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: YAMAHA DESRESPEITA A LEI E NÃO TROCA MOTOR QUE FUNDIU

Mensagem por Petrel » 06 Ago 2011, 19:54

Kablack, vou discordar de vc meu camarada, vc acha mesmo que um motor inteiro sendo trocado significa moto fuçada, enquanto abrir o motor e retificar, trocar algumas peças, misturar peças novas com peças usadas no mesmo motor é melhor que um motor novo inteiro montado uma unica vez e testado na fábrica, é essa mesma a sua opinião? ate demorei lendo varias vezes seu post pra ver se eu estava entendendo errado. mas opinião é assim mesmo cada um com a sua.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Responder