Ténéré 250 - Quando trocar o óleo ?

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.

VOCÊ TROCA O ÓLEO ANTES DA KM INDICADA PELO FABRICANTE?

SIM, PREFIRO TROCAR ANTES
205
48%
NÃO, TROCO DE ACORDO COM A INDICAÇÃO DO MANUAL
192
45%
TROCO COM 6 MESES, PORQUE CHEGAM ANTES DA KM
21
5%
DEPENDE - OUTROS CASOS
12
3%
 
Total de votos: 430

Savério
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 06 Mai 2011, 11:54

entaum... o manual indica 5k com o Yamalube, se estão falando q o Motul é melhor entaum tem q dar né.

stachissini
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por stachissini » 06 Mai 2011, 14:03

olá caros colegas do fórum! estou com minha tere com exatos 2440km rodados, comprei a motoca em janeiro. fui em uma das yamaha de campo grande/ms chamada remotors. o vendedor ja mandou de cara que tem que trocar o oleo a cada 1500km. concordo que quanto antes trocado melhor fica, mas tem q ver os gastos.

gostaria de saber das experiencias individuais de cada um. com quantos km vcs tem trocado oleo ?? se trocar fora da concessionaria perde a garantia? um abraço a todos

Savério
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Savério » 06 Mai 2011, 14:18

trocar fora da cc não perde a garantia, c vc quiser trocar em casa vc mesmo naum tem problema, quanto ao período de troca, bom ai é dar papo pra naum acabar mais, c leu todo o tópico viu q cada um tem uma opinião diferente e batem o pé quanto a estarem certos, quem vai falar q tem alguém fazendo errado ao trocando antes do q o manual indica... particularmente sigo o q esta no manual, pois sei q foi testado e aprovado pelos engenheiros da maquina, de resto se quiser trocar em menos tempo o pessoal da cc agradece $$$

Yamante_RJ
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Yamante_RJ » 13 Mai 2011, 10:12

Já que tem pessoas que usam o tal do "militec".. bom, não sei o que seja e também para que serve. Então alguém pode explicar o uso do "militec", informações tais como: preço; características; modo de uso.. etc.

Abç

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Kakko » 13 Mai 2011, 11:26

Pelo que já ouvi a respeito do militec, é um aditivo redutor de atrito.

de uma olhada em : http://www.militecbrasil.com.br" onclick="window.open(this.href);return false;

Creio que em motos com embreagem banhada em óleo, não deve ser bom utilizar, pois pode causar "patinamento" .
Editado pela última vez por Kakko em 13 Mai 2011, 14:33, em um total de 1 vez.
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Yamante_RJ
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Yamante_RJ » 13 Mai 2011, 11:38

Huumm.. isso está me lembrando uma leitura que fiz em algum fórum a uns dias atrás de que o carinha informou que a moto usada que ele comprou estava com a "embreagem" (talvez discos, ou coisa similar) estavam "cristalizados" será que pode causar isso?

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Helano » 13 Mai 2011, 12:51

pode sim, sem dúvida....

já li alguns artigos sobre este assunto, assim que tiver um tempinho posto aqui para vocês

mas resumindo o que estes artigos dizem, é simples.. use o óleo recomendado pelo fabricante, trocando nos períodos recomendados pelo fabricante (informações do manual) e seja feliz!!!
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Yamante_RJ
Visitante
Visitante

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por Yamante_RJ » 13 Mai 2011, 13:06

hehehe... vlw Helano, estou no aguardo da matéria... não sei porque fico criando "caramiolas" sobre isso! Realmente ler o manual é mais fácil :lol: :lol:
Posso explicar talvez, acredito que esses assuntos e formas de cuidar da nossas queridas máquinas é uma maneira de nos envolver cada dia mais com elas! :lol:

Abç

Avatar do usuário
C Freitas
Participativo-
Participativo-
Mensagens: 308
Registrado em: 04 Mar 2011, 14:52
Cidade onde mora: Congonhas/Minas Gerais

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por C Freitas » 13 Mai 2011, 22:25

Cara, a cada 5.000 Km ou 6 meses! (Conforme manual) O que vier primeiro! Vai na fé que dá certo! Não há gasto desnecessario, nem poluição em excesso, nem está fora dos padrões do fabricante!!
Imagem

RAlves
Mestre+
Mestre+
Mensagens: 1954
Registrado em: 22 Jan 2011, 14:51
Cidade onde mora: Taubate / SP

Re: TROCA DE ÓLEO - TÉNÉRÉ 250

Mensagem por RAlves » 20 Mai 2011, 18:16

So uma obsevacao...

Em uso severo a km para troca deve ser 50% da km normal... isso esta em todos os manuais, exceto o da tenere nao sei pq.

Entao eu sempre troco com 2500km.

A proposito, uso severo: Muitas arrancadas e transito fechado ou estrada acima de 100km/h nas nossas motos (rpm alta).

Me lembro que no manual da minha lander tinha isso, no da tenere nao tem.

E uma ferramenta que os FDP usam para a garantia. tipo: "vc fez uso severo e nao trocou o oleo antes".

JA vi acontecer.
Passion for Excellence
Honda CB400II 1982
Yamaha Tenere 250 2014
http://rodasebotas.blogspot.com.br/" onclick="window.open(this.href);return false;

Responder