Ténéré 250 com motor apagando

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por Petrel » 03 Jul 2011, 21:53

O termo "válvula travada" é usado para definir uma válvula que não ta fechando direito (totalmente) observe na ilustração acima que o comando apenas abre a válvula e quem fecha são as molas, então podemos concluir que é perfeitamente possivel o comando abrir a válvula e depois ela não fechar totalmente, ficando presa por algum motivo, até um carvão da combustão da nossa gasosa adulterada pode prender uma vv, vencendo a capacidade da mola de fecha-la.
Existem várias possibilidades pra uma valvula "travar" a mais comum é apenas o assentamento da sede da válvula no cabeçote ( com o aumento da temperatura a sede nova pode penetrar mais no cabeçote, a um nivel capaz de eliminar a folga que deve existir entre o balancim e a haste da válvula). mais comum em motores novos, a folga serve para garantir que a vv se feche totalmente. é justamente essa folga que regulamos.
Agora imaginemos a vv de descarga semi-aberta, no momento da explosão vai haver fuga de gases da explosão no momento de maior expansão desses gases, elevando absurdamente a temperatura na haste da vv, causando empenamento da vv.
Por isso que falamos que é melhor ter uma folga excessiva (mais barulho) com garantia de vv totalmente fechada do que falta de folga. Melhor ainda é ter a folga correta, e tb por isso devemos ter o maior cuidado na regulagem dessa folga pra jamais deixa-la menor que o determinado no manual.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
rodlima
Participativo+
Participativo+
Mensagens: 544
Registrado em: 26 Abr 2011, 12:58
Cidade onde mora: Cidade/UF
Contato:

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por rodlima » 03 Jul 2011, 22:12

Grande Petrel, valeu pelas explicações, agora to entendendo o que acontece.

Avatar do usuário
Helano
Fundador
Fundador
Mensagens: 3479
Registrado em: 12 Jan 2011, 19:51
Cidade onde mora: Salvador/BA
Contato:

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por Helano » 03 Jul 2011, 23:50

Rod, baixa o manual de serviço da Lander --> http://www.4shared.com/document/u8wN8KE ... _Land.html" onclick="window.open(this.href);return false;

Já que o motor da Lander é o mesmo da nossa Ténéré, na página 68 deste manual, dá para ter uma boa noção do que se trata. Aqui também tem um tutorial bacana --> http://www.fazeronline.com/SMF/index.php?topic=2323.0" onclick="window.open(this.href);return false;
"Intenção SEM ação é ILUSÃO. Ouse FAZER e o PODER lhe será dado." (Lair Ribeiro)

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por Kakko » 04 Jul 2011, 00:38

As válvulas a principio estão sempre fechadas, sob ação das molas.

Alguns motores com eixo de válvulas único, tem as mesmas acionadas pelo balancin que é um tipo de "gangorra" que uma extremodade aciona a válvula e a outra tem contato com o "cames" que ´um excêntrico" que esta no eixo de comando.

Para ser necessário ajuste, regulagem, é preciso que já tenha ocorrido folga no sistema...o que é bem difícil para uma moto nova, ou com poucos milhares de km percorridos. Cuidado para não deixar que mecânicos com pouca experiência façam alguma cagada no motor ;)

Para terem uma idéia a minha Ténere 600 ano 92, que está com 97000 km, está sem regular válvulas a mais de 70000 km, e funciona perfeitamente.

Fiquem atentos !!! :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por Petrel » 06 Jul 2011, 10:25

Kakko, eu vou discordar um pouco de vc meu camarada!!! explico:
Se observarmos o manual, mas precisamente na tabela de manutenção, iremos observar que ta previsto "VERIFICAR/AJUSTAR VÁLVULAS" para todas as revisões inclusive para a de 1000km, claro que nas cc isso pode não ocorrer, até pq acho que eles fazem um revisão de maqueagem/enganação.

Agora vamos a importância de "verificar" as folgas das válvulas.
a) diferentemente do que imaginamos a folga tanto pode aumentar como diminuir, sendo o mais costumeiro nos motores novos a folga DIMINUIR, pra se ter uma idéia existia antigamente uma prática nas retificas de deixar a folga maior, (motores antigos) quando se fazia uma retifica de cabeçote, pois após o inicio do uso existe uma "tendência" de haver um assentamento/acomodação entre a vv e sua sede, com isso a vv sobe e diminui a folga entre a sua haste e o balancim ou a came do eixo de comando, no caso de motores de acionamento direto, que não usam balancim. deixando essa folga maior caso isso ocorresse ela iria pra proximo da folga ideal, sendo que se pedia pro carro voltar depois de uma certa km pra fazer nova regulagem de vv.
Como falei anteriormente se tivermos uma folga excessiva nas vv o motor vai funcionar quase perfeitamente, não sendo possivel ver nada de anormal a não ser o barulho que aumenta.
Agora se tivermos uma vv sem folga ou pior ainda sem fechar perfeitamente por falta de folga, ai o problema pode será desastroso, desde de explosões no interior do coletor de admisão no caso da vv ser de admisão até super aquecimento/empenamento da haste da vv e tubo de descarga caso a vv seja de descarga.
Resumindo: entendo que a montadora colocou no plano de revisão que devemos VERIFICAR as folgas a cada revisão pra garantir que ta tudo ok. na maioria das vezes veremos que a folgas estão ok.
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por Kakko » 06 Jul 2011, 22:37

Caro Petrel....concordo plenamente com seu comentário, só que acho prematuro 5000...10000 km para ajustar/regular.......apenas isso. ;) .

A minha está com quase 12000 km e não mexeram na regulagem até o momento.

E tbm fico com o pé atrás, no que diz respeito às regulagens "executadas" nas revisões previstas.

Só é preciso ficar atento a ruídos estranhos e comportamento do motor ( queda de potência, consumo, etc)

abraço
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Petrel
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 195
Registrado em: 11 Jun 2011, 08:53
Cidade onde mora: Cidade/UF

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por Petrel » 07 Jul 2011, 08:08

Kakko meu camarada só um detalhe que estou querendo chamar a atenção é que não é ajustar/regular e sim "VERIFICAR" e caso necessário "AJUSTAR" e assim vc não corre o risco da vv vim a ficar com uma folga menor que a ideal principalmente nos motores novos, esse é o detalhe.
agora se nós cultivarmos essa idéia de que é REGULAR FOLGA que aumentou por desgaste, ai concordo que é prematuro para os motores com +-10kkm.
Quanto a não terem mexido nas vv da sua moto, isso só vem a confirmar o que nós sabemos sobre as revisões que as cc fazem.
abraço ... esse papo ainda vai longe....rsrsrsrrss
Atual: Triumph Tiger 800 Branca
Ex. VStrom 650/BMWG650 GS/XTZ 250 Teneré/Falcon /Fazer 250/Virago 250/CBX 200/XLR 125/RX 180/CG 125/ RX 80/Mobylete.

Avatar do usuário
Kakko
Ténéré Fã
Ténéré Fã
Mensagens: 4095
Registrado em: 14 Fev 2011, 10:17
Cidade onde mora: Campinas - São Paulo

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por Kakko » 07 Jul 2011, 09:43

Caro Petrel...bom dia.

Acho interessante esse tipo de conversa, pois sempre acrescenta informações e tbm a troca de experiências

entre nós e nossas máquinas maravilhosas. :mrgreen:

E por falar em "inspeção e verificação" , precisamos ver se conseguimos um manual de serviço da Té 250.

Quero aprender um pouco sobre esse motor.

Eu tenho o manual da Té 600..e sempre que posso eu mesmo faço as manutenções.

abraço :joinha:
XT 600 Z TÉNÉRÉ 92
XTZ-250 TÉNÉRÉ 11

Imagem

Savério
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por Savério » 07 Jul 2011, 10:42

difícil conseguir em Kakko, teria q ter algum amigo mecânico na cc

Miniaci
Visitante
Visitante

Re: Ténéré 250 com motor apagando

Mensagem por Miniaci » 25 Jul 2011, 22:38

Amigo, vou te falar com QUASE certeza, amanhã vou trocar a flauta da minha e o mecânico já disse que vai ver o sensor do apoio lateral(pesinho). Molhou, ferrou...... é como se a moto estivesse apoiada.

Provavelmte é ele. Pra ter certeza recolha o apoio e a deixe engatada, segura a embreagem e tente ligar. Não vai dar partida. Coloque no neutro e ligara normalmente.

Peça a troca do sensor. abraços.

Responder