Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Aqui deverão ser postados os assuntos relacionados à mecânica, especificamente do modelo Ténéré 250.
Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 913
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por SREELDIN » 13 Mar 2018, 15:46

Ivnn, acabei de comprar o kit vaz por 159 reais e frete grátis no mercado livre. vou testar e depois mostro no que deu por aqui. O pessoal anda falando muito mal da corrente vaz, mas se durar 10 mil pra mim já é lucro.rsrs
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Avatar do usuário
jxylopes
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 30 Ago 2011, 08:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por jxylopes » 14 Mar 2018, 12:53

Então, SREELDIN e Ivnn, eu também comprei o kit e já instalei na moto. Até agora, a moto ficou bem melhor, está com 72.554 Km rodados e é a terceira relação que coloco. Explico que fui trocando peças individuais, acho que uma vez uma coroa e uns três pistões. Mas sempre utilizei as originais e agora, desempregado, no osso, peguei esse kit por pura dureza mesmo... Paguei R$ 180, que daria o seu preço + o frete aqui pra Cabo Frio, RJ. É isso. Para ajudar ao tópico, fiz umas fotos e pus no Drive, e segue o link de compartilhamento: https://goo.gl/BjhBuW" onclick="window.open(this.href);return false; .Valeu!
"Only the strong survive. The weak fall by the way"

XTZ 250 Ténéré Preta 2011
Tenereclub membro 158

Avatar do usuário
jxylopes
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 30 Ago 2011, 08:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por jxylopes » 14 Mar 2018, 12:59

Acho que deu ruim ao encurtar o link...

Segue o original: https://drive.google.com/drive/folders/ ... sp=sharing" onclick="window.open(this.href);return false;
"Only the strong survive. The weak fall by the way"

XTZ 250 Ténéré Preta 2011
Tenereclub membro 158

Mombaque
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 89
Registrado em: 21 Jul 2015, 14:46
Cidade onde mora: Sorocaba/SP

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Mombaque » 14 Mar 2018, 13:35

ivnn escreveu:A Maxx é a mesma KMC com retentor. No kit vem envelope com nome Maxx, mas a corrente parece que é a KMC mesmo, pelo que se lê no catálogo deles.

A KMC era boa, com gente usando a 520UO até em 660 (mas daí durando pouco). Mas se agora vc constatou que está ruim, então.... pode ser azar ou estar ruim mesmo. Eu algum tempo atrás tive azar com uma DID, que durou só 15000, mas aí a seguinte já durou 25000.

Mas 13000 para uma corrente com retentor é realmente muito pouco. Como a Maxx é distribuidora KMC, não adianta ir para ela!
Meu pai tem uma corrente KMC + pinhão/coroa Riffel. Esse kit está faz tempo na moto dele, não sei a KM exata, mas acho que passou dos 20 mil. Está inteira ainda. Aí decidi colocar corrente KMC + pinhão/coroa Scud, mas me ferrei. A corrente começou a estalar MUITO depois de 15 mil km rodados. Decidi então colocar KMC + Riffel pra ver. Até agora nenhum barulho estranho (10 mil km rodados), não sei se pinhão/coroa da Scud possam ter influenciado em alguma coisa na primeira corrente.

Avatar do usuário
SREELDIN
Moderador
Moderador
Mensagens: 913
Registrado em: 11 Mar 2013, 13:17
Cidade onde mora: Belo Horizonte-MG
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por SREELDIN » 14 Mar 2018, 14:07

jxylopes escreveu:Então, SREELDIN e Ivnn, eu também comprei o kit e já instalei na moto. Até agora, a moto ficou bem melhor, está com 72.554 Km rodados e é a terceira relação que coloco. Explico que fui trocando peças individuais, acho que uma vez uma coroa e uns três pistões. Mas sempre utilizei as originais e agora, desempregado, no osso, peguei esse kit por pura dureza mesmo... Paguei R$ 180, que daria o seu preço + o frete aqui pra Cabo Frio, RJ. É isso. Para ajudar ao tópico, fiz umas fotos e pus no Drive, e segue o link de compartilhamento: https://goo.gl/BjhBuW" onclick="window.open(this.href);return false; .Valeu!
jxylopes, a minha está com 73mil km e relação trocada da seguinte forma:

35mil troquei apenas o pinhao - Riffel original
45mil troquei relaçao completa - kmc sem retentor
60mil troquei relaçao completa - kmc com retentor
73mil passando raiva com o barulho nojento da corrente...rsrs
___________________________
Alex Fabian
V-STROM 650 XT 2018 - Atual
Ténéré 250 2011
YBR 125 2012
XRE 300 2011
XR 250 Tornado 2006
Titan 125 2002
XR 200 2001
Titan 125 2001
XLR 125 1998

Avatar do usuário
jxylopes
Usuário-
Usuário-
Mensagens: 78
Registrado em: 30 Ago 2011, 08:42
Cidade onde mora: Rio de Janeiro/RJ

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por jxylopes » 16 Mar 2018, 11:50

Bom, pessoal, eu escuto muito as pessoas dizerem que a corrente estala, mas no meu caso, tenho um amigo que saiu da Yamaha e agora tem oficina própria e ele me disse que os estalos são, na maioria das vezes, dos dentes gastos de um pinhão. Daí troquei o pinhão e não ouvi estalo nenhum por mais de 15 mil km. Talvez tenha sido o caso de alguns. Mas nunca tinha usado corrente KMC. Vou ter de saber agora na prática. Obrigado por todo o feedback de vocês. Daqui a 10.000 km a gente posta como está (se tivermos vida e se Deus permitir, é claro).

Abraço!
"Only the strong survive. The weak fall by the way"

XTZ 250 Ténéré Preta 2011
Tenereclub membro 158

Diel96
Usuário+
Usuário+
Mensagens: 188
Registrado em: 12 Ago 2011, 21:48

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Diel96 » 24 Abr 2018, 20:13

Ia postar a foto (desisti, muito complicado anexar fotos aqui nesse forúm) do pião que acabei de trocar da minha tenere com 12500km rodados, dá pra ver o desgaste nítido dos dentes, o estalado da corrente é exatamente devido ao desgaste dos dentes do pião, e um rangido característico com a rotação é devido a tensão excessiva ou falta de lubrificação da corrente!

SgtMendes
Novato-
Novato-
Mensagens: 11
Registrado em: 26 Abr 2018, 19:47
Cidade onde mora: Manaus/AM

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por SgtMendes » 26 Abr 2018, 21:14

Alguem conhece relação da marca Max??? Prestam???
Honda Twister (2009)
Suzuki intruder 125 (2011)
Yamaha Tenere 250 (2012)
Kawasaki Ninja 300 SE (2016)
Yamaha Tenere 250 (2018)

A SELVA NOS UNE! A AMAZÔNIA NOS PERTENCE!
BRASIL ACIMA DE TUDO!

Bruno R Machado
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Out 2017, 06:35
Cidade onde mora: Serra / ES

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Bruno R Machado » 23 Out 2018, 16:07

Olá, quanto as marchas mais esticadas consegui usando o kit da Lander até 2008 passo 428 sem retentor, coloquei ele por custar apenas 110,00 na minha região. Gostei muito pois ficou com as marchas um pouco mais longas mas não chegou a ficar fraca. O que percebi é que a primeira continua com boa arrancada mas não dá mais aquela balançada pra cima como dava com o kit original. Já a 5ª ficou muito melhor pois anda em torno de 110km/h sem passas dos 7000 giros. Gostei bastante. Mas não gostei da durabilidade pois com 7000km rodado, tive que tirar 1 par de elos, agora tá com 9000km e ainda não começou a pular dentes. Gostei mais do passo 428 por isso, mesmo gasto o encaixe da corrente com coroa e pinhão ainda é preciso sem estalar... Tô querendo colocar o kmc 428 com retentor pra vê se dura mais...
Vejam esses 3 abaixo que encontrei na Net se alguém souber informações sobre eles, por favor me falem!

DID 520 c/ retentor 262,00
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... re-250-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

KMC 520 c/retentor 185,00
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... tenere-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

KMC 428 c/retentor 139,00 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB ... tentor-_JM" onclick="window.open(this.href);return false;

Bruno R Machado
Novato-
Novato-
Mensagens: 9
Registrado em: 20 Out 2017, 06:35
Cidade onde mora: Serra / ES

Re: Ténéré 250 - Relação de Transmissão

Mensagem por Bruno R Machado » 23 Out 2018, 18:38

Olá, quanto as marchas mais esticadas consegui usando o kit da Lander até 2008 passo 428 sem retentor, coloquei ele por custar apenas 110,00 na minha região. Gostei muito pois ficou com as marchas um pouco mais longas mas não chegou a ficar fraca. O que percebi é que a primeira continua com boa arrancada mas não dá mais aquela balançada pra cima como dava com o kit original. Já a 5ª ficou muito melhor pois anda em torno de 110km/h sem passas dos 7000 giros. Gostei bastante. Mas não gostei da durabilidade pois com 7000km rodado, tive que tirar 1 par de elos, agora tá com 9000km e ainda não começou a pular dentes. Gostei mais do passo 428 por isso, mesmo gasto o encaixe da corrente com coroa e pinhão ainda é preciso sem estalar... Tô querendo colocar o kmc 428 com retentor pra vê se dura mais...
Vejam esses 3 abaixo que encontrei na Net se alguém souber informações sobre eles, por favor me falem!

DID 520 c/ retentor 262,00
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB" onclick="window.open(this.href);return false; ... re-250-_JM

KMC 520 c/retentor 185,00
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB" onclick="window.open(this.href);return false; ... tenere-_JM

KMC 428 c/retentor 139,00 https://produto.mercadolivre.com.br/MLB" onclick="window.open(this.href);return false; ... tentor-_JM
---------------------------------------------------------------------------------------------
campes escreveu:Não gosto da relação curta da Tezinha. E vcs? Com certeza, o motor é ágil, tem boas arrancadas e retomadas, mas na velocidade final fica num giro alto, longe da máxima do torque a 6500rpm.

Dá pra dizer que ela é uma trail com um apelo mais on do que off road, certo? Digo isso pelos pneus, bolha, tanque grande, suspensão mais dura e ausência de para-lama. Mesmo assim tem a mesma relação coroa/pinhão que a Lander, 40/13, certo?

A XRE acho que é 39/13. Não sou mecânico, mas acho que se a Tezinha fosse isso ou 38/13, seria mais confortável andar com ela a 120/125 km/h. Pelo menos pra mim que usa mais no asfalto e sem garupa seria bom.

Alguém já experimentou algum kit que muda a relação? Alguma coroa menor de outra moto?

Responder