Bem-vindo: 19 Set 2018, 02:05

Todos os horários são GMT - 3 horas

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: 05 Mar 2018, 20:24 

Cidade onde mora: Brejo Santo/CE
Moderadores,

Abri este novo tópico por não haver encontrado qualquer outro que tratasse especificamente deste problema.
_________

Amigos do fórum,

Precisarei substituir o acionador da corrente de comando da minha Tenere 2014. Está claro que ele é a origem de um barulho estranho que tive no motor há alguns dias. O mecânico aumentou um pouco a tensão da mola para que eu pudesse rodar até que providenciasse a compra da nova peça. O barulho sumiu.

Minhas dúvidas são:

Posso andar com este acionador com a esta alteração que foi feita em sua mola?

Devo descartar os tais acionadores catracados a fim de evitar danos futuros ao comando de válvulas? Li esta advertência em algum lugar. O acionador original automático custa inacreditáveis 450 reais na css. Não existe acionador automático paralelo. Os paralelos são catracados e custam uma ínfima fração deste valor.

Obrigado.

MensagemEnviado: 12 Mar 2018, 23:10 

Cidade onde mora: Montes Claros - MG
Cara, quanto a primeira pergunta, pode andar sim, o ajuste apenas aumenta a pressão na mola, mas ela continua funcionando, desde que o ajuste tenha sido pequeno, se ele torceu até o final troca logo.
Sobre os esticadores catracados eu não indico. A corrente de comando tem tensões variáveis de acordo com o funcionamento do motor, hora estica e hora alivia, o tensor automático por ter uma mola consegue variar sua haste, mantendo a corrente sempre no tensionamento ideal. O catracado não, ele mantém uma tensão fixa, não aliviando quando necessário. Funciona por um tempo, mas vai diminuir a vida útil da corrente e dos tensores, economiza agora e a facada vem pior depois.

MensagemEnviado: 13 Mar 2018, 17:47 

Cidade onde mora: São Paulo/SP
Esse tensor catracado diz meu mecanico que estraga a guia. Agora que guia é essa ali dentro eu não sei. Guia de valvulas, será isso? O prejuízo diz ele, será muito maior do que usar o tensor original ou algum paralelo de boa marca sem ser catracado.

MensagemEnviado: 13 Mar 2018, 21:31 

Cidade onde mora: Montes Claros - MG
Os guias(8 e 3) servem para manter a corrente fixa e tensiona-la, é através dele que o esticador tensiona a corrente.

[img][/img]

MensagemEnviado: 23 Mar 2018, 16:46 

Cidade onde mora: São Paulo/SP
Obrigado Rafael. :thumbup: :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Criar novo tópico Responder  [ 5 mensagens ] 

Todos os horários são GMT - 3 horas